Evandro Luiz Lopes: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA / ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing) - (Progr de Mestr Prof em Comportamento de Consumidor - MPCC / ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Ana Augusta Ferreira de Freitas: (Programa de Pós-Graduação em Administração / UECE - Universidade Estadual do Ceará)
Ricardo Limongi França Coelho: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás) - (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/0457680155949405
Professor da IAG/PUC-Rio.
Leonardo Nicolao: (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Stefânia Ordovás de Almeida: (Programa de Pós-graduação em Administração – PPGAd / PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
O estudo do comportamento do consumidor abrange todos os processos envolvidos quando as pessoas selecionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços, ideias e experiências para atenderem suas necessidades e desejos. O tema Comportamento do Consumidor é sempre atual, pois como consumidores, somos constantemente expostos a novas formas de consumo e também influenciamos as estratégias de marketing das empresas. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, a diversificação dos canais e das plataformas digitais, a quantidade de fatores que influenciam as decisões de consumo cresceu substancialmente. Consequentemente, a demanda por pesquisas que analisam os antecedentes e consequentes do comportamento do consumidor é enorme. Os estudos que envolvem essa temática buscam analisar os fatores que permitem a compreensão do comportamento de compra dos consumidores e suas implicações na formulação da estratégia da empresa e também de políticas públicas. As pesquisas nesse tema também buscam discutir as principais perspectivas da análise do consumidor, envolvendo os aspectos socioculturais, as diferenças individuais e as etapas do processo de decisão de compras. Dessa forma, este tema abrange estudos teóricos e empíricos que resultem de pesquisas do tipo levantamento, modelos correlacionais, experimentos e estudos exploratórios. Também inclui estudos que explorem os determinantes individuais do comportamento do consumidor. Além disso, incluam, mas não exclusivamente, estudos sobre motivação, personalidade, atenção, percepção, busca de informações, processo de decisão de compra, afeto, formação e mudança de atitudes.
Comportamento do Consumidor; Métodos Descritivos; Métodos Exploratórios; Propostas Teóricas
Helena Belintani Shigaki: (Prog de MestrProf em Admin: Gestão Contemporânea das Organizações / FDC - Fundação Dom Cabral)
Otávio Bandeira De Lamônica Freire: (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab – PPGA/FEA / USP - Universidade de São Paulo) - (Programa de Pós-Graduação em Turismo/Escola de Artes, Ciências e Humanidades - PPGTUR/EACH / USP - Universidade de São Paulo)
Marcos Inácio Severo de Almeida: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás)
Este tema recebe trabalhos interdisciplinares com relação à aplicação de métodos científicos para transformação de dados em conhecimento de marketing analítico. As decisões baseadas em dados mercadológicos estão intrinsicamente interligadas às teorias da área, perpassando a preparação e análise de dados de forma fácil e ágil no contexto mercadológico, monitoramento e gerenciamento de modelos para otimização da tomada de decisão, bem como a automatização de decisões e análises do impacto no negócio no mercado que, com os avanços, científicos e tecnológicos, tem se apresentado cada vez mais competitivo. Nesse sentido, o tema Data Science, Inteligência Artificial e Marketing Analytics recebe trabalhos com as seguintes aplicações analíticas: Big Data, Aprendizagem de Máquina Supervisionada e Não-Supervisionada, Clusterização, Análise Fatorial e Análise de Correspondência, Inteligência Artificial, Deep Learning, Redes Neurais, Séries Temporais Univariadas e Multivariadas que envolvam aplicações em diversos campos mercadológicos, tais como serviço, varejo, marketing empreendedor, entre outros. Os trabalhos devem ser organizados de acordo com os seguintes eixos temáticos: (a) a relação de estratégias de marketing com métricas de desempenho; (b) a relação homem-máquina em contextos de marketing, como vendas, comportamento do consumidor, entre outros; (c) efetividade de sistemas de recomendação; (d) os limites e discussões éticas acerca da proteção e uso de dados em pesquisas científicas e de mercado; (e) ensaios teóricos que proporcionem discussão a respeito da aplicação de diferentes métodos científicos em Data Science, Inteligência Artificial e Marketing Analytics.
Aprendizagem de Máquina; Ciência de Dados; Inteligência Artificial; Inteligência de Negócio; Marketing Analítico
Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa: (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG / PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Ana Raquel Coelho Rocha: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Este tema inclui discussões integradas com a perspectiva teórica da Consumer Culture Theory (CCT), uma tradição de pesquisa interdisciplinar que tem contribuído para o conhecimento sobre cultura do consumidor (em todas as suas heterogêneas manifestações) e gerado achados empiricamente fundamentados e inovações teóricas relevantes para um amplo público das disciplinas de ciências sociais, da arena das políticas públicas e dos setores empresariais. Nesse sentido, o tema contempla estudos ou ensaios que busquem explorar o consumo - discursos, significados, sócio materialidade, influências, práticas – a partir de uma abordagem multidisciplinar. Articula áreas de conhecimento tais como Antropologia, Filosofia, Sociologia, História, Linguística e Comunicação Social. Como exemplos, podem ser citadas as investigações que buscam compreender o consumo e as questões relativas a gênero, estética, regionalidades, construção e manutenção de identidade social, diferenças culturais e sociais, tribos urbanas, diferentes tipos de coletividades de consumidores, redes, anticonsumo e resistência, nostalgia e memória relacionadas ao consumo ou ao comportamento do consumidor.
Consumer Culture Theory; Cultura; Comportamento do Consumidor; Significados do consumo; Identidade
Marlon Dalmoro: (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
João Felipe Rammelt Sauerbronn:
Daniel Carvalho de Rezende: (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Este tema visa ampliar a interconexão entre o conhecimento do campo de marketing e a noção de mercado. Prevalente nas discussões do campo de marketing até 1960, essa interconexão tem voltado à tona diante do reconhecimento do papel que o mercado - sua produção e suas dinâmicas - possui na teorização e prática de marketing. O interesse no tema envolve pesquisadores inicialmente conectados com as perspectivas socioculturais do consumo, do marketing industrial e do macromarketing, bem como da sociologia e antropologia econômica. A perspectiva ontológica que dá forma aos estudos de mercado envolve desde concepções estruturalistas do mercado, da prática, culturais, da teoria dos sistemas até ontologias planas como a Teoria Ator-Rede. Contempla, assim, estudos ou ensaios que abordam 'mercado' - a partir das mais diferentes perspectivas teóricas e metodológicas - como elemento central. Envolve estudos conectados com perspectivas emergentes na descrição dos mercados, como a de estudos construtivistas de mercado, mercado enquanto prática, exercício de agência e modelagem dos mercados, sistemas dinâmicos de mercado, entre outros. Contempla, também, estudos de mercados a partir de diferentes níveis de análise (macro, meso e micro), das noções de sistemas agregados de marketing, das instituições e processos institucionais envolvendo mercados e da intersecção entre mercados e sociedade. Como exemplos, possíveis discussões neste tema envolvem, entre outras, a descrição das dinâmicas que moldam um determinado mercado, formatação de mercados, análise de mercados alternativos, conflitos e papel de diferentes atores na constituição de mercado, estrutura, regulação e institucionalização dos mercados, processos de mercantilização, explicações culturais, sociológicas, históricas e antropológicas para os mercados.
Sistemas dinâmicos de mercado; estudos construtivistas de mercado; prática de mercado; estruturas de mercado; sistemas de marketing
Eduardo Eugênio Spers: (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ / USP - Universidade de São Paulo)
Elder Semprebon: (PPGADM UFPR / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Felipe Zambaldi: (Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas - FGV/EAESP / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
O tema Teoria, Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Marketing já é oferecido como opção para submissão de trabalhos no EnANPAD por muitos anos. Uma de suas contribuições principais é a de ser um espação para a submissão de artigos que discutam e reflitam ao mesmo tempo a essência da área acadêmica de marketing, quanto proponham novas sugestões de teorias, modelos e metodologias que devam ser exploradas pela área de marketing em artigos futuros. Engloba tanto estudos que exploram tanto o desenvolvimento e aplicação de novos métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos em marketing, bem como a contribuição para o desenvolvimento da teoria e epistemologia em marketing. Este tema inclui estudos sobre as novas opções metodológicas em estudos de marketing, desenvolvimento e testes de propriedades de escalas, construção de novos modelos teóricos e modelos de previsão e de simulação. Também abrange discussões metodológicas e epistemológicas sobre usos de métodos qualitativos em marketing. Contempla estudos que busquem o entendimento dos fenômenos em marketing associados às diferentes realidades brasileiras, integrando contribuições teóricas e metodológicas não apenas de outras áreas da administração, mas também de outros domínios de conhecimento. Por fim, este tema inclui discussões de bases epistemológicas que permeiam a construção de Teorias em Marketing. Trata-se de um tema já existente na divisão de marketing e que permite não só testar ou propor inovações e melhorias metodológicas e teóricas, mas também uma reflexão sobre a produção atual e as tendências das pesquisas de marketing realizadas no contexto nacional e internacional. São bem-vindos todos os tipos de estudos que envolvam a coleta e a análise de dados qualitativos e quantitativos, resenhas, bibliometrias e ensaios teóricos e conceituais.
Teoria; Epistemologia; Métodos de Pesquisa; Modelos; Marketing
ANA MARIA MACHADO TOALDO: (Prog. de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Juliano Domingues da Silva: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPA / UEM - Universidade Estadual de Maringá)
Heitor Takashi Kato: (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD / PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
Este tema de pesquisa relaciona estratégias e atividades de marketing como inputs e o desempenho mercadológico como principal(is) output(s). Por inputs entende-se todo o esforço mercadológico das estratégias de marketing (produto/serviço, preço, praça e promoção) e por outputs variáveis de desempenho/resposta em níveis de mindset do consumidor (brand equity, qualidade percebida, satisfação, lealdade atitudinal), comportamental do consumidor (aquisição, retenção, boca a boca, customer lifetime value, share of wallet), produto-mercado (vendas, participação de mercado, rentabilidade), contabilidade e financeira (custos, lucros, margens, alavancagem, retorno para o investidor). O tema de pesquisa ampara-se na fundamentação teórica da cadeia de produtividade e resultados de desempenho de marketing. Inclui estudos sobre conceitos, modelos e teorias acerca de relacionamentos entre empresas, clientes e outras partes envolvidas na entrega de valor e geração de desempenho. Por essas razões, se trata de um tema de pesquisa transversal, cujo principal objetivo é compreender o efeito e o retorno das atividades de mercado nas medidas de desempenho. Desse modo, o tema recebe trabalhos de diversas inspirações metodológicas, tais como pesquisas de levantamento (métodos amparados em survey), experimentais e de modelagem econométrica aplicada a dados de marketing e diversas técnicas analíticas para compreender o impacto resultante do marketing em níveis de firma, empresa (ou varejo), produto-marca ou consumidor. Finalmente, pode incluir também revisões sistemáticas de literatura (revisões bibliométricas ou estudos meta-analíticos) cujo objetivo é explicar os determinantes das variáveis de desempenho mercadológico em seus diferentes níveis.
Desempenho de marketing; Estratégias de marketing; Influência do marketing; Métricas de marketing
Ricardo Teixeira Veiga: (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Agnaldo Keiti Higuchi: (PPAP / UFVJM)
CELSO AUGUSTO DE MATOS: (Universidade de Lisboa (ULisboa) / Instituto Superior Técnico (IST))
Esse tema é motivado pelo surgimento dos modelos de negócios baseados em serviço, viabilizados pelas novas tecnologias de comunicação e informação, novas regulações de mercado e novas formas de interação social. Nesse tema enfoca-se a evolução teórica e a revitalização metodológica da disciplina de marketing associada à evolução da lógica dominada por serviço (LDS) e dos serviços baseados em inteligência artificial (IA). Essa combinação promove uma ciência de serviço emergente baseada em sistemas de serviço, cuja inovação, marketing e gerenciamento lucram com essa nova estrutura teórica. O tema recebe pesquisas em LDS, englobando desde questões relacionadas à propostas de valor, processos de integração de recursos, lógicas institucionais vigentes, assim como estudos envolvendo aspectos relacionados à ciência de serviço, como a articulação entre as compreensões organizacionais e humanas e os novos ambientes de negócios. Assim, o tema inclui pesquisas relacionadas a serviço, como inovação, ecossistemas, tecnologia e gestão, serviços digitais, especialmente aplicações de inteligência artificial, cocriação e destruição de valor, serviços transformativos e outros assuntos correlatos.
lógica dominada por serviço; ciência de serviço; ecossistema de serviço; inovação; serviços digitais
Cid Goncalves Filho: (Programa de Doutorado e Mestrado em Administração/PDMA / FUMEC - Universidade FUMEC)
Paulo de Paula Baptista: (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD / PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná) - (Prog de Mestr Prof em Gestão de Cooperativas - PPGCOOP / PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
Marcos Ferreira Santos: (Escuela Internacional de Ciencias Económicas y Administrativas / Universidad La Sabana)
Marcas representam um valioso ativo das organizações, muitas vezes se configurando com uma das principais fontes de vantagem competitivas a serem exploradas por seu potencial de agregar valor aos produtos e serviços, diferenciar as ofertas de marketing de concorrentes, fidelizar clientes e gerar resultados superiores para as organizações. O atual ambiente de aceleração tecnológica e virtualização das relações empresa-cliente, os desafios ambientais e sociais crescentes, o surgimento startups que desafiam os modelos de negócio tradicionais, o crescimento exponencial de tecnologias da informação e comunicação apontam para diferentes caminhos de pesquisa sobre as oportunidades e ameaças para a gestão das marcas.
Estudos sobre relacionamento consumidor-marca se destacam pela vasta publicação não apenas em periódicos qualificados na temática de marcas, mas também em top journals de escopo mais amplo da área de marketing ou especializados em comportamento do consumidor e comunicação. Eles são realizados a partir de diferentes abordagens que envolvem desde uma perspectiva mais racional utilitária em que os consumidores buscam maximizar a utilidade de suas relações com a marca até abordagens que discutem os vínculos simbólicos e emocionais que geram gratificação aos consumidores. Também os estudos sobre como a criação de significados está relacionada com a interação individual com a marca, dinâmica das comunidades de marca ou ainda em uma abordagem cultural para o fenômeno.
Neste sentido, o tema proposto agrega estudos sobre fenômenos relacionados aos seguintes subtemas: Brand equity baseado no cliente; Identidade, Posicionamento e Reputação de marca; Estratégias de branding e arquiteturas de marcas; Impactos do composto de marketing no brand equity; Comunicação integrada e Digital da marca; Responsabilidade social, ativismo e advocacia de marca; Perspectivas de estudo do relacionamento consumidor marca (e.g. autoconexão, comunidade, engajamento, amor e ódio a marca); Modelos e variáveis utilizadas na explicação e previsão dos relacionamentos consumidor-marca (e.g. personalidade, justiça, autenticidade, hipocrisia, valor,
Gestão de Marcas; Identidade de marca; Brand Equity; Relacionamento Consumidor-Marca; Comunidade de Marca
Nelsio Rodrigues de Abreu: (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / UFPB - Universidade Federal da Paraíba) - (Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo – PPGIC / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Marcelo de Rezende Pinto: (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Olga Maria Coutinho Pépece: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPA / UEM - Universidade Estadual de Maringá)
O tema “Marketing e Sociedade” se situa no campo do macromarketing, campo que faz parte da perspectiva não-interativa-não-econômica das escolas do marketing, que surgiram a partir da década de 1960. Adeptos desse campo se dedicam a defender uma abordagem sistêmica para o marketing com vistas a melhorar as estratégias e as políticas para o bem-estar social. Nesse sentido, o tema tem como proposta principal debater os diversos aspectos relacionados aos efeitos do marketing sobre a sociedade, tendo como princípio norteador analisar tanto os aspectos positivos quanto as disfunções e problemas inerentes a essa relação. Assim, ganham destaque estudos que articulem ética em marketing, consumo consciente, consumo colaborativo, resistência ao consumo, consumismo, sustentabilidade em marketing, qualidade de vida subjetiva e bem-estar pessoal, externalidades positivas e/ou negativas das atividades de marketing e desafios e dilemas das relações de consumo e o mercado.
Pertencem ainda a esse tema os estudos que se baseiam na proposta da Transformative Consumer Research e Transformative Service Research, os quais propiciam a emergência de questões tais como fome, obesidade, política alimentar, cidadania e consumo, escravidão moderna, refugiados, caminhos desviantes do consumo, gênero e interseccionalidade, narrativas e estigmatização também são bem-vindas. No tocante às escolhas onto-epistemológicas, as diversas perspectivas e correntes, bem como trabalhos de cunho empírico e ensaístico são apropriados para o tema.
Marketing e Sociedade; Macromarketing; Consumo sustentável; Pesquisa Transformativa do Consumidor
Eduardo André Teixeira Ayrosa: (Prog. de Pós-Grad. em Admin/Esc. de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio) - (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA / UP - Universidade Positivo)
Marcus Wilcox Hemais: (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG / PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Ronan Torres Quintão: (Administração / IFSP) - (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
Decolonialidade e pós-colonialismo; Marketing crítico; Consciência de consumo; Opressão e dominação no consumo e mercados; Resistências
Cláudia Buhamra Abreu Romero: (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Ramona de Luca: (Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas - FGV/EAESP / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Mateus Ferreira: (PPG em Administração (PPGA) / Universidade Federal do Cariri (UFCA)) - (PPG em Administração (PPGA) / Universidade Estadual do Ceará (UECE))
O track recebe estudos teóricos e empíricos com foco em temas relacionados à gestão varejista e aos canais de marketing. Os trabalhos relacionados a Gestão do Varejo e de Canais de Marketing podem abordar diferentes formatos varejistas; definição de estratégias varejistas; vantagens competitivas no varejo; internacionalização varejista; varejo na base da pirâmide; desafios e vantagens das configurações de varejo multicanal e omnicanal; transformação digital no varejo; showrooming e seus impactos; formatos, estratégias e gestão de franquias; inovação e tecnologia e seus impactos no varejo; inteligência artificial, data science e privacidade de dados no contexto varejista; mobile shopping; e-tailing; experiência, engajamento e comportamento do consumidor no varejo; trade-offs do consumidor no contexto varejista; localização de loja física; ambientação de loja; marketing sensorial aplicado ao varejo; planejamento de sortimento e gestão de estoques no varejo; gerenciamento por categoria; preços dinâmicos, pacotes de preço e formação de preço no varejo; logística varejista; operação varejista; big data, métricas, CRM e sistemas de informação no varejo; gestão de marcas próprias; densidade espacial, densidade social e percepção de crowding no varejo; definição do nível de serviços ao cliente; design e layout de loja; visual merchandising; gestão de pessoas e de equipes de vendas no varejo; varejo sustentável; questões éticas, legais e de responsabilidade social corporativa. Também inclui pesquisas discutindo relacionamento entre varejistas e demais membros da cadeia de suprimento; gestão atacadista e novas configurações; papeis dos intermediários no canal de marketing; estruturas de poder nos canais de marketing; construção e manutenção de relacionamentos no canal de marketing; natureza, consequências, fontes e resolução de conflitos no canal; entre outros. O objetivo do tema é promover o debate crítico e o avanço científico sobre o futuro, as tendências e os desafios da Gestão do Varejo e de Canais de Marketing, integrando diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de pesquisa.
Varejo; Canais de marketing; Jornada do consumidor; Transformação digital; Estratégias omnichannel
Everaldo Marcelo Souza da Costa: (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
Paula Chimenti: (Instituto COPPEAD de Admin – COPPEAD / UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)
O marketing digital e o comportamento do consumidor no mundo digital são questões centrais do marketing nos dias de hoje, tanto para a academia quando para empresas. Da mesma forma, a compreensão de como empresas e consumidores lidam com inovações, desenvolvendo-as ou decidindo adotá-las, ganha mais relevância conforme a velocidade com que tais inovações surgem na era da informação. Este tema contempla trabalhos que explorem o marketing digital em qualquer um de seus aspectos (comportamento do consumidor digital, redes sociais digitais, e-commerce, propaganda digital, mobile commerce, boca-a-boca eletrônico – eWOM, marketing via dispositivos móveis, realidade aumentada, marketing via ferramentas de busca, realidade virtual, games, métricas e dados digitais, big data, e-mail marketing, electronic marketplaces, marketing afiliado, marketing baseado em localização, blog marketing, influenciadores digitais, mundos virtuais 3D, plataformas digitais, ofertas digitais e novas regras de precificação em plataformas, entre outros), assim como trabalhos que tratem do desenvolvimento, difusão e adoção de inovações e novas tecnologias (teorias difusão, processo decisório de adoção, modelos de adoção e aceitação de tecnologias – TAM, UTAUT e outros, taxa de adoção, atributos de inovações, desenvolvimento de inovações, liderança de opinião, redes de difusão, agentes de mudança, consequências de inovações, entre outros). O tema está aberto tanto para estudos de marketing digital e inovação que tenham foco no comportamento do consumidor quanto para estudos com foco na perspectiva das empresas, explorando as dinâmicas de plataformas digitais.
Marketing Digital; Marketing via Dispositivos Móveis; Comportamento do Consumidor Digital; Difusão de Inovações; Aceitação de Tecnologias
Luciana Florêncio de Almeida: (Progr de Mestr Prof em Comportamento de Consumidor - MPCC / ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing) - (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA / ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing)
MARCIA DUTRA DE BARCELLOS: (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) - (Division of Agri-food marketing and chain management / Ghent University)
Os temas conectados ao agronegócio e alimentos têm atraído atenção contínua e consistente de pesquisadores do mundo todo, e após a ocorrência da Pandemia do COVID-19, o debate se ampliou em função da necessidade premente de manter as cadeias agroalimentares em funcionamento respeitando a tríade da saúde, sanidade, sustentabilidade. O tema contempla estudos, ensaios teóricos e pesquisas nos campos da estratégia, marketing e comportamento do consumidor que focalizem o agronegócio, a indústria e varejo de alimentos, bem como foodservice e turismo gastronômico. Abrange estudos relacionados a análise e proposições acerca das estratégias desenvolvidas por empresas e agentes públicos nas diversas cadeias de valor do agronegócio. Inclui também estudos que desvendam e discutem o comportamento do consumidor de alimentos e o impacto de suas decisões no desenvolvimento da indústria de alimentos, do varejo, do foodservice e do turismo gastronômico. O tema inclui estudos que discutem alimentação saudável, veganismo, segurança do alimento, sustentabilidade na produção de alimentos, rastreabilidade e autenticidade alimentar, além daqueles relacionados às comunidades online que discutem alimentação, veganismo e gastronomia.
agronegócio; alimento; marketing; consumo; sustentabilidade
Frederike Monika Budiner Mette:
Mateus Canniatti Ponchio: (Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas - FGV/EAESP / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
A temática da economia comportamental questiona as hipóteses básicas da relação com o dinheiro, buscando compreender o processo de tomada de decisão individual e as decisões financeiras: como poupar, investir ou gastar? Neste sentido, estudam-se as principais heurísticas e vieses (regras práticas que orientam o julgamento e avaliação dos indivíduos) e sua influência nas decisões de consumo.
Nestes estudos, incluem-se fatores cognitivos, emocionais, sociais, econômicos e contextuais na tomada de decisão. É particularmente de interesse abordar aspectos que possam induzir indivíduos a situações de vulnerabilidade de consumo e vulnerabilidade financeira, bem como aqueles passíveis de promover aumento do bem-estar geral e financeiro do consumidor. Entender a dinâmica de acesso ao crédito e gerar insights para desenvolver estratégias que promovam o bem-estar financeiro da população é uma possível avenida para contribuições teóricas e gerenciais.
Nessa perspectiva, o tema proposto espera receber artigos que explorem diferentes contextos de consumo que investiguem o processo de tomada de decisões financeiras, considerando a influência de heurísticas e vieses, aspectos pessoais e de mercado. Entende-se, por ‘decisão financeira’, qualquer decisão individual que compreenda uma transação financeira, seja de consumo, poupança ou investimento. Possíveis tópicos incluem (mas não são restritos a):
economia comportamental; bem-estar financeiro; vulnerabilidade financeira; educação financeira
Emerson Wagner Mainardes: (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração / FUCAPE - Fundação de Pesquisa e Ensino) - (Mestrado em Contabilidade e Administração / FUCAPE - Fundação de Pesquisa e Ensino)
Lucilaine Pascuci: (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm / UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) - (Programa de Pós-Graduação em Gestao Publica / UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)
Claudimar Pereira da Veiga: (Prog de MestrProf em Admin: Gestão Contemporânea das Organizações / FDC - Fundação Dom Cabral)
Este tema cobre estudos ligados ao marketing público, marketing para organizações sem fins lucrativos, marketing para o ensino superior e outras modalidades de ensino, green marketing, social marketing, marketing religioso, marketing para a saúde, marketing político, outros tipos de marketing ligados ao setor público e ao setor sem fins lucrativos; os assuntos de interesse envolvem qualidade de serviços, marketing mix nos setores público, educacional e não lucrativo, marca, co-criação de valor, estratégias de marketing, relacionamento, captação e retenção de doadores e voluntários, entre outros assuntos abordados sob a ótica pública, educacional e/ou do setor sem fins lucrativos. A temática do marketing público, marketing educacional e do marketing sem fins lucrativos vem ganhando espaço na literatura de marketing em virtude do crescimento de importância do marketing em setores não comerciais. Especialmente as organizações sociais e educacionais ampliam sua importância para a sociedade e, ao mesmo tempo, cresce a competição por recursos, como doadores e voluntários. Já o marketing público vem demonstrando relevância para mostrar à sociedade a efetividade das ações dos governos, cada vez mais cobrados pelos cidadãos. Desta forma, os pesquisadores podem contribuir com organizações públicas, educacionais e sem fins lucrativos, tendo em vista que, geralmente, a importação direta dos conhecimentos de marketing com fins lucrativos para os setores público, educacional e sem fins lucrativos tende a não ser adequada, exigindo a construção de conhecimentos de marketing específicos para os setores público, educacional e sem fins lucrativos. Assim sendo, este tema busca estimular o interesse dos pesquisadores brasileiros para investigar o marketing público, marketing educacional e o marketing sem fins lucrativos, bem como suas derivações (saúde, política, ecológico, entre outros).
marketing público; marketing para o ensino superior e outras modalidades de ensino; marketing para organizações sem fins lucrativos; marketing social; marketing verde
Marcelo Moll Brandão: (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm / UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)
Giuliana Isabella: (Prog de Mestr Prof em Admin / Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa)
A Comunicação de Marketing refere-se aos meios adotados pelas empresas para transmitir mensagens sobre suas marcas, seus produtos e seus serviços, direta ou indiretamente aos clientes, com a intenção de promover maior awareness da marca e engajar os consumidores no funil de conversão (conhecimento, interesse, desejo, intenção, avaliação e compra).
O tema Comunicação de Marketing abrigará trabalhos teóricos e empíricos acerca do uso – com foco nos anunciantes – e efeitos – com foco no consumidor - das ferramentas de comunicação de marketing utilizadas pelas empresas/marcas. Incluindo estudos sobre Publicidade, Promoção de Vendas, Eventos e Experiências (patrocínio), processos de endossamento, Relações Públicas, Marketing Direto, Marketing Interativo, Word-of-Mouth, entre outros, aceitando abordagens qualitativas, quantitativas e experimentais, em relação aos diversos canais de comunicação existentes, sejam estes offline (tv aberta, pay-tv, out-of-home etc.) ou online (WhatsApp, e-mail marketing, mídias sociais digitais, entre outros).
Sabe-se que a Comunicação de Marketing é uma ferramenta estratégica essencial para o desenvolvimento das organizações, contribuindo para que a empresa consiga potencializar sua comunicação com intuito de provocar maior impacto e se destacar em relação aos seus concorrentes. O tema ganha ainda mais relevância dado o atual contexto do uso de estratégicas de comunicação digital agregadas às tradicionais estratégias de comunicação offline.
Estratégia de Comunicação; Comunicação de Marketing; Canais de Comunicação; Comunicação online e offline
Ana Paula Celso de Miranda: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPA / UEM - Universidade Estadual de Maringá)
Suzane Strehlau: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA / ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Este tema inclui estudos que articulem adoção e disseminação da moda e do luxo como manifestações estéticas do comportamento de consumo que buscam a compreensão da dinâmica do consumo tanto numa abordagem filosófica quanto mercadológica. O objetivo é analisar as relações de consumo de moda e luxo quer sejam estas entre pessoas, pessoas e objetos ou entre objetos, e o contexto no qual essas relações se dão enfatizando a compreensão das comunidades de consumo de moda em contextos como vestuário, beleza, influenciadores digitais, tatuagens, ativismo, marcas, luxo, produtos virtuais, ritos, coleções, comportamento desviante, diversidade, resistência, gênero, fetichismo, entre outros. Os estudos de estratégias de marcas de moda e luxo, como recursos de construção de significados entre marcas e sociedade contribuem com a teoria da moda como estudo do comportamento compartilhado por um grupo em uma mesma relação de tempo e espaço e com a compreensão do luxo como construção social não só do que é raro ou exclusivo, mas do que não é comum ou usual. Para tanto esse tema contempla artigos tecnológicos, estudos e/ou ensaios que busquem explorar moda, marcas ou produtos e serviços de luxo (extensão e alongamento, estratégias nacionais e globais, imitações e falsificações), pesquisa de tendências, expansão de mercado, redes sociais no contexto de luxo e moda, omnichannel e moda, inovação e desenvolvimento de produtos e coleções de moda, artificação do luxo, marketing digital e e-commerce no contexto da moda e do luxo, novos conceitos no varejo de moda e luxo, experiência no consumo de moda e luxo, usabilidade de sites de moda e luxo. Todas vertentes de métodos de pesquisa são incentivadas, sejam qualitativos ou quantitativos com abordagens tanto interpretativista quanto positivista.
Moda; Luxo; Marketing da Moda; Marketing do Luxo; Estética