A Gestão de Operações e a Logística são funções organizacionais essenciais para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou setor. Ela envolve o planejamento, organização, coordenação e controle de todas as atividades relacionadas à produção de bens e serviços, desde a obtenção de matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Adicionalmente, as empresas estão reconhecendo a importância de adotar práticas sustentáveis em suas operações e atividades logísticas, visando minimizar o impacto ambiental, social e econômico de suas atividades. No campo das tecnologias, a indústria tem experimentado uma revolução tecnológica, e isso tem impactado significativamente a Gestão de Operações e Logística. As tecnologias da Indústria 4.0, tais como a Internet das Coisas (IoT), a automação, a inteligência artificial e a análise de dados, têm transformado a forma como as empresas gerenciam suas operações e sua logística. A coleta e análise de dados em tempo real, por exemplo, possibilitam uma visão mais precisa e detalhada de toda a cadeia de suprimentos, permitindo a tomada de decisões mais assertivas e baseadas em fatos. Além disso, a automação de processos tem melhorado a eficiência e a produtividade, reduzindo custos e minimizando erros. A Gestão de Operações e Logística é, portanto, fundamental para desempenho de qualquer organização, sendo essencial que as empresas acompanhem e se adaptem a essas mudanças ecnológicas, econômicas, sociais e ambientais para se manterem competitivas em um cenário cada vez mais digital e globalizado.
ANDREW BEHEREGARAI FINGER:
Juliana Bonomi Santos de Campos: (Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas - FGV/EAESP / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
MARILUCE PAES-DE-SOUZA: (Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração / UNIR - Universidade Federal de Rondônia)