Líderes
Dafne Oliveira Carlos de Morais: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA / FEI - Centro Universitário da FEI)
Gustavo Picanço Dias: (Programa de Pós Graduação em Gestão Pública - MPGP-UFPI / Universidade Federal do Piauí - UFPI)
Minelle Enéas da Silva: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
A visão tradicional das cadeias de suprimentos como sistemas rígidos está sendo substituída por uma abordagem mais dinâmica e holística, que reconhece sua fluidez e interdependência com fenômenos planetários (Wieland et al., 2021). Essa mudança impulsiona estudos interdisciplinares e engajados no campo de operações e gestão de cadeias de suprimentos, mudanças climáticas e desigualdade social.
Para cumprir as metas climáticas, será necessário adaptar substancialmente os sistemas industriais, com práticas de baixo carbono e tecnologias para remoção de carbono (Matos et al., 2024). Na frente social, discussões como uso de tecnologias para rastreabilidade e transparência na cadeia de suprimentos e o quanto são suficientes, ou não, para impedir práticas como escravidão moderna (Marques, Morais e Terra, 2024) também se destacam. Assim, discussões importantes sobre como recuperar os danos existentes, minimizar os efeitos futuros e gerar impactos positivos passam a ganhar espaço.
O conceito de cadeias de suprimento regenerativas vai além da sustentabilidade tradicional, focando na restauração e renovação dos sistemas naturais e sociais impactados pelas atividades econômicas (Gualandris et al., 2024). Uma proposta que emerge é a estratégia transformativa de OGCS, considerando a capacidade de transformar radicalmente estruturas e processos do sistema em resposta a mudanças ou interrupções (Wieland et al., 2023).
O tema “Gestão de Operações Sustentáveis e Cadeias Regenerativas” aborda entre outros tópicos correlatos:
Mudanças climáticas e gestão de operações e cadeia de suprimentos
Cadeias de Suprimentos Regenerativas e Sustentáveis
Abordagens e estratégias transformativas para OGCS
Redução e neutralização de emissões em cadeias de suprimentos
Métodos e critérios de seleção e monitoramento socioambiental de fornecedores
Rastreabilidade e Transparência na cadeia de suprimentos para sustentabilidade
Indicadores de sustentabilidade em operações
Tecnologias 4.0 para operações sustentáveis
Certificações socioambientais - motivações, implantação e resultados (ex. Fair-trade)
Objetivos do desenvolvimento sustentável e a contribuição das operações sustentáveis
Keywords
Sustentabilidade na Gestão de Operações e Cadeias de Suprimentos; Abordagens e estratégias transformativas para OGCS; Cadeias de suprimentos regenerativas; Pegada de Carbono e Emissões na Cadeia de Suprimentos; Justiça Ambiental e Social em cadeias de suprimentos