Líderes
Dafne Oliveira Carlos de Morais: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA / FEI - Centro Universitário da FEI)
Gustavo Picanço Dias: (Programa de Pós Graduação em Gestão Pública - MPGP-UFPI / Universidade Federal do Piauí - UFPI)
Marilia Bonzanini Bossle: (PROFNIT - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS)
A gestão de operações deve ir além da sua perspectiva tradicional de eficiência e produtividade, considerando aspectos sustentáveis, incluindo pautas ambientais, sociais e de governança. A pandemia da Covid-19 consolidou e potencializou essa demanda (Patrucco e Kähkönen, 2021), assim como as condições climáticas adversas, fechamento de portos, oscilação cambial e instabilidade política (Sarkis et al., 2020) que afetam sobremaneira as operações.
Aliado a isso, a digitalização (Barbieri et al., 2021; Bai et al., 2021) impacta diretamente a produção de conhecimento em operações sustentáveis e dialoga com temas já consolidados. Por exemplo, um novo olhar para a ética entre os membros da cadeia de suprimento (Beske e Seuring, 2014); o aprofundamento sobre as questões sociais (Yawar e Seuring, 2017; Morais e Silvestre, 2018; Modak et al., 2020); a demanda por modelos de gestão mais transparentes (Marshall et al., 2016; Marques et al. 2021); barreiras à sustentabilidade em operações e cadeias de suprimento, como a corrupção (Silvestre et al., 2018; Silvestre, Viana e Monteiro, 2020); e as tensões e paradoxos da sustentabilidade (Pagell et al., 2020; Govidan et al., 2021; Zehendner et al., 2021).
Assim, considerando os temas mencionados, destacam-se os tópicos:
- relação entre responsabilidade socioambiental, ODS e resultados;
- transparência na cadeia de suprimentos;
- seleção de fornecedores;
- desempenho e indicadores de sustentabilidade;
- transformação digital e tecnologias inovadoras para operações sustentáveis;
- questões sociais;
- avaliação do ciclo de vida do produto, impactos de produtos e modelos de negócios da nova economia circular;
- desenvolvimento de produtos/serviços sustentáveis, transporte sustentável, eco-design, eco-inovação e gestão de resíduos sólidos e de produtos da bioeconomia;
- crise climática e gestão de operações;
- certificações socioambientais - motivações, implementação e resultados;
- corrupção em operações e CS
- tensões e paradoxos na gestão da sustentabilidade em operações e cadeia de suprimentos
Keywords
Operações e Cadeias de Suprimentos Sustentáveis; Sustentabilidade Social em Cadeias de Suprimentos; Transformação Digital e Tecnologias para Operações Sustentáveis; Gestão Socioambiental e Circularidade nas Operações; Tensões e Paradoxos da Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos