Entidades esportivas, anteriormente analisadas apenas como fenômenos socioculturais, passaram, na contemporaneidade, a serem estudadas sob uma perspectiva econômico-financeira (Zambom-Ferraresi, García-Cebrián, Lera-López, & Iráizoz, 2017). Consequentemente, a utilização dos demonstrativos contábeis tornou-se objeto de análise tanto na academia quanto no mercado. A relevância de estudos nessa área justifica-se pela importância desses dados para diversos stakeholders, incluindo gestores, credores, investidores, governo e torcedores.
O desempenho dessas organizações demanda análise a partir de duas perspectivas: os resultados obtidos no campo e o sucesso econômico-financeiro (Guzmán, 2006). Assim, seus objetivos são orientados para que se alcance tanto a maximização de lucros quanto o êxito esportivo (Sloane, 2015; Terrien, Scelles, Morrow, Maltese, & Durand, 2017).
Szymanski (2017) argumenta que o desempenho esportivo é mensurado semanalmente e que a gestão dos recursos financeiros ocorre de acordo com esse desempenho. A conquista de vitórias e, consequentemente, de títulos, tende a impactar positivamente os resultados financeiros; por outro lado, uma sequência de derrotas pode, em última instância, levar um clube à falência (Alaminos & Fernandez, 2019; Scelles, Morrow, Maltese, & Durand, 2017).
Sob outra perspectiva da gestão dos clubes, persiste ainda um cenário de má gestão, crises financeiras e escândalos de corrupção. Esse contexto, em certa medida, decorre do baixo nível de transparência da informação sobre a gestão das equipes e sua subsequente avaliação. Assim, a adoção de práticas de Governança e boas práticas pode auxiliar na mitigação desse cenário, contribuindo para o processo de profissionalização da gestão, além da reorganização financeira e administrativa das equipes (Marques & Costa, 2016; Ruta, Lorenzon, & Sironi, 2019).
Portanto, as áreas de interesse no estudo do tema incluem, mas não se limitam a, as seguintes: finanças em entidades esportivas; governança em entidades esportivas; transparência em entidades esportivas; gestão em entidades esportivas; e desempenho dessas organizações.
Gestão esportiva; Governança; Transparência; Desempenho financeiro; Desempenho esportivo