Líderes
Raquel Janissek-Muniz: (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Eduardo de Rezende Francisco: (Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas - MPGPP - FGV/EAESP / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo) - (Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade - MPGC - FGV/EAESP / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Mateus Panizzon: (Mestr e Dout em Admin / UCS - Universidade de Caxias do Sul) - (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
A capacidade de antecipação é essencial no turbulento século XXI. Através do monitoramento estratégico do ambiente, a função Inteligência potencializa percepção, interpretação e conversão de sinais de mudanças em insights, alimentando planejamento e decisão estratégica. A inteligência estratégica antecipativa (foresight) é uma abordagem organizacional essencial, envolvendo pessoas, processos e tecnologias que, combinados, alavancam a competitividade e colaboração, orientando decisões que moldam o futuro. Na evolução do campo da Inteligência Estratégica, destacamos a Inteligência Artificial (IA), preditiva ou generativa, que amplifica capacidades de gestores na sumarização, análise e interpretação de dados de grande aderência, dada sua possibilidade de representar, não apenas na forma, mas especialmente no conteúdo, o interlocutor. Ferramentas de NLP já permitem a análise, condensação e geração de textos complexos, enquanto técnicas de Machine Learning e Deep Learning detectam padrões e outliers em um mundo saturado de big data. A integração dessas abordagens representa uma nova fronteira para a pesquisa em Inteligência, conectando a interação, cognição e agência humano-máquina em todas as etapas. Este tema convida à pesquisas inovadoras que mesclam as várias formas de inteligência — estratégica, antecipativa, competitiva, de mercado, coletiva — com novas abordagens tecnológicas (Big Data Analytics, Data Science e IA), em seus contextos. Vamos discutir como a fusão entre pessoas, processos e tecnologia revolucionam a maneira como as organizações usam dados, e como essas ferramentas e processos analíticos podem ampliar a visão estratégica e fornecer respostas mais eficazes em um ambiente global, em rede, e repleto de desafios.
O tema contempla os seguintes tópicos, mas não se limita a eles:
- Big Data Analytics;
- Inteligência estratégica antecipativa (foresight)
- Data Science;
- Inteligência Artificial para Inteligência Estratégica;
- Machine Learning;
- Governança Antecipatória.
Keywords
Foresight Estratégico; Inteligência Artificial; Data Science & Analytics; Machine Learning; Governança Antecipatória