Líderes
Alisson Eduardo Maehler: (PROFIAP / UFPel)
Gabriela Gonçalves Silveira Fiates: (15 / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Clarissa Carneiro Mussi: (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr em Admin – PPGA/CMA / UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina)
O conhecimento é um ativo intangível relevante para a obtenção da vantagem competitiva sustentável, o que torna relevante a sua gestão. A gestão do conhecimento compreende um conjunto de processos voltados à criação, armazenamento, compartilhamento, aplicação e proteção do conhecimento, visando atender aos objetivos organizacionais. A tecnologia da informação ao mesmo tempo que pode facilitar a gestão do conhecimento, também pode aumentar os riscos de perder a vantagem competitiva obtida. As organizações precisam equilibrar as atividades que promovem o compartilhamento e a proteção do conhecimento, com o intuito de manter sua competitividade. Vários são os antecedentes que podem alavancar a gestão do conhecimento na organização como, por exemplo o capital social, assim como mediar a relação dos seus processos com a inovação ou o desempenho organizacional como, por exemplo a capacidade absortiva. O tema proposto envolve o estudo de recursos e capacidades voltados ao conhecimento em nível individual, equipes, intraorganizacional e inter-organizacional. São aceitos trabalhos com diferentes abordagens metodológicas, sejam qualitativas, quantitativas ou mistas. Neste contexto, este tema “Gestão do Conhecimento: antecedentes, processos e resultados” convida os autores a submeterem seus artigos sobre as seguintes temáticas, mas não restrito as mesmas:
Mecanismos para compartilhamento do conhecimento
Equilíbrio entre compartilhar e proteger conhecimento
Questões sociais e comportamentais da gestão do conhecimento
Capacidade absortiva e Capacidades dinâmicas
Retenção e acúmulo de conhecimento
Gestão do Conhecimento e tecnologia da informação
Gestão do conhecimento e mídias sociais
Gestão do conhecimento e gestão de projetos
Resultados da gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento em micro, pequenas, médias e grandes empresas
Avaliação e indicadores de gestão do conhecimento
Capital social e a gestão do conhecimento
Qualidade do conhecimento
Criação do conhecimento
Gestão do conhecimento e inovação
Aprendizagem organizacional
Gestão do conhecimento e ciência de dados
Motivações para gestão do conhecimento
Mecanismos para a gestão do conhecimento
Keywords
Gestão do Conhecimento; Compartilhamento do Conhecimento; Criação do Conhecimento; Capacidade Absortiva; Proteção do Conhecimento