Líderes
Carlos Alberto Diehl: (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis / UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) - (Mestr e Dout em Admin / UCS - Universidade de Caxias do Sul)
Juliano augusto Orsi de Araujo: (Programa de Mestrado Profissional em Administração / UNIB - Universidade Ibirapuera)
José Alonso Borba: (Programa de Pós-Graduação em Contabilidade – PPGC/CSE / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) - (CPGA / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Entidades esportivas, outrora analisadas apenas como um fenômeno sociocultural, atualmente também são estudadas a partir do viés econômico-financeiro (Zambom-Ferraresi, García-Cebrián, Lera-López, & Iráizoz, 2017). Como consequência, o uso dos demonstrativos contábeis se torna objeto de análise tanto na academia como no mercado. Justificam-se estudos a este respeito, em função da sua importância para diversos interessados, como gestores, credores, investidores, governo e torcedores.
É necessário examinar seu desempenho a partir de duas perspectivas: resultados dentro de campo e sucesso econômico-financeiro (Guzmán, 2006). Portanto, os objetivos são orientados para que se alcance tanto a maximização dos lucros como o sucesso esportivo (Sloane, 2015; Terrien, Scelles, Morrow, Maltese, & Durand, 2017).
Szymanski (2017) argumenta que o desempenho esportivo é medido semanalmente e a gestão dos recursos financeiros é realizada a partir do seu nível. A conquista de vitórias e, consequentemente títulos, tende a impactar positivamente os resultados financeiros. Por outro lado, derrotas em sequência podem, em último caso, decretar a falência de um clube (Alaminos & Fernandez, 2019; Scelles, Morrow, Maltese, & Durand, 2017).
Sob outro aspecto da gestão dos clubes, há um cenário ainda comum, o de má gestão, crises financeiras e escândalos de corrupção. Estes se estabelecem, em certa medida, a partir do baixo nível de transparência da informação sobre a gestão das equipes e sua consequente avaliação. Assim, a Governança e suas boas práticas podem auxiliar na minimização deste cenário e contribuir para o processo de profissionalização da gestão e a reorganização financeira e administrativa das equipes (Marques & Costa, 2016; Ruta, Lorenzon, & Sironi, 2019).
Assim, as áreas de interesse deste tema abrangem, mas não se limitam, aos seguintes assuntos:
- Finanças em entidades esportivas;
- Governança em entidades esportivas;
- Transparência em entidades esportivas;
- Gestão em entidades esportivas;
- A relação entre os desempenhos financeiro e
Keywords
Gestão esportiva; Governança; Transparência; Desempenho financeiro; Desempenho esportivo