A pesquisa foi realizada pelo Brasil Boarding Index e tinha como objetivo mapear a composição, processos e remuneração dos Conselhos de Administração de empresas brasileiras listadas na B3, no total, foram 211 empresas mapeadas. De acordo com a pesquisa, em 2021, 14,3% das posições em Conselho eram ocupadas por mulheres, 2,8% a mais do que em 2020.
A porcentagem é de 11,9% para mulheres ocupando posições titulares, contra 9,3% em 2020. O número de Conselhos com pelo menos uma mulher também cresceu, 65% dos Conselhos são compostos por pelo menos uma mulher, enquanto em 2020 eram 57%. No entanto, a quantidade de mulheres como Chairs diminuiu: mulheres ocupam 11 posições como Chairs, o que representa 4,5% do total de mulheres, 6% a menos do que em 2020.
Apesar do aumento em comparação com 2020, os números ainda são extremamente baixos, levando em consideração que mulheres são maioria no Brasil. Tentando resolver esse problema, a B3 divulgou em agosto desse ano novas regras para aumentar a diversidade em altos cargos nas empresas listadas na bolsa, uma das regras é de que as diretorias ou conselhos de administração sejam formados por pelo menos uma mulher. As empresas que não cumprirem as regras terão que explicar o motivo.
Confira toda a pesquisa no link.