B3 questiona responsabilidade social empresarial e inclusão nas empresas brasileiras

Inclusão e Sustentabilidade
| 22 set 2022

Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um modelo de gestão em que a empresa segue boas práticas visando fazer uma retribuição a sociedade, através de um gerenciamento mais transparente e sustentável. A RSE envolve o público interno e externo de uma empresa, e dentre os deveres, é oferecer boas condições de trabalho para a equipe de empresa, o que inclui oferecer um ambiente inclusivo. No entanto, apesar da importância e das vantagens que possuir uma equipe geral heterogênea traz, também é preciso que os cargos altos de uma empresa também reflitam esses ideais.  E foi pensando nisso que a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) planeja que essa inclusão vire norma.

Em agosto de 2022 a bolsa de valores brasileira anunciou novas regras para aumentar a diversidade racial, de gênero, e de outros grupos minoritários nos altos cargos das empresas listadas na bolsa. As novas regras foram publicadas em agosto e puderam receber sugestões do público geral até o último dia 16. Segundo a CNN Brasil, a previsão fornecida pela B3 é de que as novas normas entre em vigor a partir de 2023.

A proposta é que as diretorias ou os conselhos de administração das empresas brasileiras sejam formados por pelo menos uma mulher e um integrante de alguma  outra “comunidade minorizada” em até dois após a norma entrar em vigência. Caso a meta não seja realizada, as empresas terão que justificar o motivo.

Para saber mais sobre os dados que a CNN Brasil apresentou em relação ao assunto, confira a matéria na íntegra clicando aqui.