Voltar

Como indexar meu periódico no Google Acadêmico?

Edição de Outubro – Dezembro de 2022 | Volume 2, Número 4

 

Como funciona o Google Acadêmico? 

Assim como o Google, o Google Acadêmico é um mecanismo de busca baseado em rastreadores (web crawlers). Os mecanismos de pesquisa baseados em rastreadores são capazes de indexar metadados legíveis por máquina ou arquivos de texto completo automaticamente usando ‘rastreadores da web’, também conhecidos como spiders ou bots, que são programas automatizados da internet que sistematicamente ‘rastreiam’ sites para identificar e ingerir novo conteúdo. 

O Google Acadêmico tem acesso a todo o conteúdo acadêmico rastreável publicado na web, com a capacidade de indexar sites inteiros de editores e periódicos, bem como a capacidade de usar as citações nos artigos indexados para encontrar outros conteúdos relacionados. O Google Acadêmico inclui conteúdo em todas as disciplinas acadêmicas, de todos os países e em todos os idiomas. 

Ele também é um mecanismo de busca baseado em ‘convites’. Isso significa que apenas artigos de fontes confiáveis e artigos que são ‘convidados’ (citados) por artigos já indexados são incluídos no banco de dados. Em seu site, o Google Scholar afirma: “trabalhamos com editores de informações acadêmicas para indexar artigos revisados por pares, teses, preprints, resumos e relatórios técnicos de todas as disciplinas de pesquisa e torná-los pesquisáveis no Google e no Google Scholar”. 

Por que devo indexar meus periódicos no Google Acadêmico? 

A indexação do Google Acadêmico pode expandir muito o alcance de seus artigos de periódicos e melhorar as chances de seus artigos serem lidos, compartilhados e citados on-line. Um dos principais benefícios do Google Acadêmico aos autores é que, ao contrário de outros bancos de dados e indexadores, sua pesquisa se concentra em artigos individuais, não em periódicos inteiros. Portanto, ter seu periódico indexado no Google Acadêmico pode ajudar mais estudiosos a descobrir seu periódico quando seus artigos aparecem em pesquisas de palavras-chave e frases-chave. Além disso, a indexação no Google Acadêmico ajuda a recuperar artigos antigos do seu periódico, pois ele leva em consideração as citações recebidas e exibe os trabalhos citados com mais frequência nos resultados da pesquisa. 

Como funciona para indexar meu periódico? 

Para que seus periódicos sejam considerados para inclusão no Google Scholar, o conteúdo do seu site deve primeiro atender a dois critérios básicos: 

  1. Consistir principalmente em artigos científicos (por exemplo, artigos de pesquisa originais, relatos de caso, relatórios técnicos);
  2. Disponibilizar gratuitamente o texto completo ou o resumo completo do artigo, para todos os artigos publicados (sem exigir que leitores ou robôs de mecanismos de pesquisa façam login em seu site, instalem software específico, aceitem quaisquer isenções de responsabilidade, etc.).

A partir daí, o site e os artigos da sua revista terão que atender a determinadas especificações técnicas, que descrevemos abaixo. 

Para periódicos de acesso aberto (open access), a importância da indexação do Google Scholar é ainda maior. Se você deseja que seu conteúdo seja acessível, disponibilizá-lo gratuitamente não é suficiente – você precisa ter certeza de que qualquer pessoa possa encontrar os artigos do seu periódico na web e que eles não estejam disponíveis apenas para usuários com acesso a assinaturas pagas de indexadores e bases acadêmicas. O Google Acadêmico possibilita que qualquer pessoa pesquise e encontre livremente conteúdo acadêmico relevante na web, de qualquer lugar do mundo. 

Como observado, o Google Acadêmico não indexa todo o conteúdo que pode acessar na web. Em vez disso, procura indexar o conteúdo do que considera sites de publicação ‘confiáveis’. Se outros artigos de sites confiáveis citaram um artigo de periódico, o Google Acadêmico saberá indexá-lo, mas qualquer conteúdo que não seja publicado em um site ‘confiável’ e que não tenha sido citado por um artigo já incluído no Google Acadêmico não será indexado imediatamente. 

Para que o Google Acadêmico considere um site de periódico confiável, ele deve seguir todas as diretrizes técnicas do Google Acadêmico.  

Quais os passos para indexar meu periódico no Google Acadêmico? 

O Google Acadêmico tem diretrizes de inclusão completas para webmasters que detalham como adicionar seus artigos ao índice. 

Alguns passos incluem:  

  • Verificar seus formatos de arquivo HTML ou PDF para garantir que o texto seja pesquisável; 
  • Configurar seu site para exportar dados bibliográficos em metatags HTML; 
  • Publicar todos os artigos em páginas da web separadas (ou seja, cada artigo deve ter seu próprio URL); 
  • Colocar cada artigo e cada resumo em um arquivo HTML ou PDF separado (pois o Google Acadêmico não indexará vários artigos no mesmo PDF); 
  • Certificar-se de que os sites do seu periódico estejam disponíveis para usuários e rastreadores (web crawlers) o tempo todo; 
  • Garantir que você tenha uma interface de navegação que possa ser rastreada pelos robôs do Google. 

As diretrizes de indexação do Google Acadêmico podem ser bastante técnicas. Se seu periódico estiver hospedado em um site autônomo criado pela equipe da revista ou que está hospedado por meio de um provedor externo como o WordPress, você precisará trabalhar com uma equipe de TI para fazer as atualizações necessárias ou contratar um desenvolvedor web. 

Se você não quiser lidar com os aspectos técnicos da indexação de seu periódico no Google Acadêmico, considere migrar seu periódico para um site hospedado em uma plataforma de publicação de periódicos que possa cuidar da indexação do Google Acadêmico para você, como o Open Journal Systems (OJS). Algumas bases de dados de periódicos, como Scielo ou JSTOR, também são indexadas pelo Google Scholar. Portanto, se você publicar ou se enviar artigos regularmente para um agregador ou banco de dados indexado do Google Acadêmico, também poderá adicionar artigos ao Google Acadêmico por meio dele. É importante verificar com a plataforma ou agregador de hospedagem de periódicos para garantir que eles sejam compatíveis com a indexação no Google Acadêmico. 

Após o ajuste do website do periódico aos padrões do Google Acadêmico, os editores e publishers também devem entrar em contato com o Google Acadêmico para solicitar a inclusão: https://support.google.com/scholar/troubleshooter/23941?hl=en 

A indexação do Google Acadêmico certamente expandirá a acessibilidade e o alcance dos artigos que você publica em seu periódico. Esperamos ter ajudado! 

 

Fonte: Adaptado e traduzido de https://blog.scholasticahq.com/post/why-having-your-journal-indexed-in-google-scholar-matters-more-than-ever-and-steps-to-get-started/ por Kler Godoy (ANPAD). 

Publicado por em 14/12/2022 às 09:47

Novidades nas revistas BAR e RAC: conheça as novas ferramentas para a sua pesquisa 

Próximo >