Voltar

EnANPAD 2021: Percepções e Retrospectiva

Edição de Outubro – Dezembro de 2021 | Volume 1, Número 4

A realização do XLV Encontro da ANPAD – EnANPAD 2021 atesta a consolidação, o avanço e a fecundidade dos estudos de Administração. O evento oportunizou aos acadêmicos da área a divulgação e debate de artigos científicos, representando o que há de melhor na ciência em Administração. 

 O EnANPAD tem o propósito de reunir especialistas e interessados em Administração para a discussão de temas que atendam a preocupações comuns, com vistas à atualização e ao progresso da pesquisa científica na área; divulgar resultados de pesquisa e colocá-los em debate, para qualificação e validação no âmbito da comunidade científica; incentivar o desenvolvimento de campos de pesquisa ainda emergentes; promover a formação de pesquisadores; e premiar as melhores pesquisas e trajetórias acadêmicas. 

 A ANPAD vem sendo o principal meio de divulgação de trabalhos acadêmicos e de discussão de temas de pesquisa em Administração no Brasil. Neste contexto, tem crescido significativamente a quantidade de submissões e de trabalhos publicados, mas ainda precisamos buscar continuamente a ampliação de submissões estrangeiras. 

O EnANPAD promove a publicação de trabalhos completos nos anais eletrônicos da ANPAD. Os formatos de apresentação privilegiaram o debate aprofundado dos artigos e a interação entre os participantes. Tivemos 429 sessões de apresentação de trabalhos, 61 atividades das divisões acadêmicas da ANPAD, cinco atividades interdivisionais e mais de 40 speakers internacionais, de países como Itália, Reino Unido,Israel, Alemanha, Nova Zelândia, Estados Unidos, França, Noruega, Áustria, Emirados Árabes Unidos e Canadá, além de pesquisadores brasileiros de relevância. A Prof.ª Quinetta Roberson, Presidente da Academy of Management (AOM) para o período 2020-2021 também participou como palestrante. 

 O processo de internacionalização do EnANPAD exige constância e apoio, proporcionados pela presença e pelas palestras dos convidados internacionais, que trouxeram conhecimento de ponta à academia brasileira, motivando os pesquisadores a participarem do evento, gerando debates e instando os acadêmicos de administração a buscarem novos desafios intelectuais. Durante o encontro, houve várias sessões e oportunidades de desenvolvimento, incluindo sessões acadêmicas de apresentação de papers e temáticas para aprimoramento científico. 

 A realização de eventos constitui produção significativa e relevante na área de ensino, tanto para docentes quanto para discentes, e é importante observar que aproximadamente metade dos participantes do evento são alunos. Estes aproveitam o evento para se conectarem com a comunidade acadêmica, trocarem experiências e estabelecerem colaborações no desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Como um dos principais resultados da pós-graduação é a formação discente, eventos científicos como o EnANPAD proporcionam a oportunidade para que alunos submetam trabalhos decorrentes de suas teses, dissertações e pesquisas, a fim de que sejam avaliados por doutores especialistas em seus temas. Todos os trabalhos submetidos recebem pareceres dos avaliadores, independentemente da aprovação ou rejeição do artigo para apresentação. 

 Como resultado do evento, foram publicados 1.621 trabalhos nos anuais eletrônicos do evento, que contou com 2.311 participantes. Os autores dos melhores trabalhos de cada divisão da ANPAD foram premiados, recebendo fast track para a publicação no periódico BAR – Brazilian Administration Review ou na RAC (Revista de Administração Contemporânea), ambos da ANPAD, que são open access e estão classificados pelo sistema Qualis no estrato “A2” para a área de avaliação “Administração Pública e de Empresas,Ciências Contábeis e Turismo”.  

Percepção dos participantes quanto ao uso da plataforma virtual e satisfação com o EnANPAD . 

Ao final do evento, realizamos uma pesquisa de satisfação com os participantes, que abordou os seguintes pontos: falhas técnicas da plataforma, atributos prévios ao evento e durante o evento, satisfação geral e recomendação do EnANPAD 2021 aos colegas. Um subgrupo do total de participantes da pesquisa e do evento respondeu acerca desses itens (65 respostas completas), o que permitiu fazermos uma análise de caminhos. Esse subgrupo apresentou o perfil de 56,9% masculino, 70,8% das regiões Sule Sudeste do Brasil, 58,5% com idade até 40 anos e 61,5% de discentes. A seguir trazemos os resultados da pesquisa para conhecimento da comunidade. Nas tabelas a seguir (1 a 3), mostramos os principais resultados, com os itens agrupados com validade convergente e em fatores com as análises descritivas. 

Tendo em mente a escala (0 – nunca a 3– frequentemente), a Tabela 1, que trata das falhas técnicas na plataforma on-line, aponta que elas foram raras para todos os critérios avaliados, porém existentes. Idealmente, não deveria haver falhas na plataforma. Como, para um próximo evento, queremos nos preparar melhor para o congestionamento de acesso, um alerta de teste prévio de microfones e vídeos dos participantes pode reduzir problemas desse tipo. O prestador do serviço da plataforma pode fazer mais testes antes do evento para evitar falhas gerais com os links e itens de acesso à plataforma. 

Em relação à satisfação quanto aos atributos prévios ao EnANPAD 2021, com escala de 1 (totalmente insatisfeito) a 5 (totalmente satisfeito) na Tabela 2, destaca-se a qualidade do sistema de submissão do trabalho. Os feedbacks recebidos dos revisores dos trabalhos enviados, tradicionalmente, carecem de melhorias e o preço das inscrições pode ser mais bem detalhado para evitar falta de compreensão do custo do evento a ser repassado para o preço final. Uma das possíveis soluções com relação à satisfação com o preço seria a divulgação da prestação de contas, a ser feita com a consolidação dos dados financeiros anuais da Anpad. 

Já em relação à satisfação quanto aos atributos durante o EnANPAD 2021, com escala de 1 (totalmente insatisfeito) a 5 (totalmente satisfeito) na Tabela 3, destacam-se a organização do evento, os painéis divisionais, a contribuição do evento para o crescimento profissional, divulgações a respeito do evento, os painéis interdivisionais e a qualidade dos trabalhos apresentados. Os feedbacks recebidos nas apresentações, o estabelecimento do tema central e as oficinas de desenvolvimento profissional foram geralmente bem avaliadas, mas podem receber alguma melhoria ou adequação para o próximo evento. Já o consórcio doutoral, espaço para networking e o lounge temático do evento on-line merecem ajustes, por terem recebido avaliações medianas. Em especial, muitos que avaliaram não participaram dessas atividades. É uma de nossas prioridades conferir maior transparência às avaliações do EnANPAD e propor ações de melhoria. 

 A Figura 2 demonstra a análise preditiva de caminhos dos três constructos (falhas técnicas na plataforma on-line percebidas pelos participantes, satisfação quanto aos atributos prévios ao EnANPAD 2021, satisfação quanto aos atributos durante o EnANPAD 2021) sobre os indicadores de satisfação geral com o EnANPAD 2021 (Média = 4,12 com desvio-padrão = 1.07) e Recomendação do evento aos colegas (média 4,32, com desvio-padrão= 0,99). Percebe-se que, quanto maior a satisfação geral do evento, maior a recomendação do evento aos colegas dos participantes (R ajustado = 56,4%, com coeficiente de 0,76, sendo significativo a p ≤ 0,01). Portanto, a geração da maior satisfação ao evento gera maiores chances da lealdade a ele, sendo a recomendação um de seus indicadores. Por sua vez, tanto a satisfação com os atributos prévios ao evento quanto com os atributos durante o evento forma a satisfação geral (R2 ajustado = 79,9%), tendo maior peso para o segundo (coeficiente de 0,65, sendo significativo a p ≤ 0,01) do que para o primeiro (coeficiente de 0,30, sendo significativo a p 0,01). Assim, o que ocorre durante o evento tem mais relevância para a geração da satisfação geral do evento. As falhas técnicas percebidas e ocorridas no evento influenciaram negativa e marginalmente a satisfação dos atributos durante o evento (R2 ajustado = 6,1%, com coeficiente de – 0,27, sendo significativo a p < 0,1).  

Portanto, elas foram pouco presentes no evento, mas têm potencial de afetar a satisfação durante o evento. 

 Do que mais gostou?  

Os participantes relataram aspectos positivos do evento. A Figura 3 mostra a análise de similitude e as conexões dos termos dessa atitude. Percebemos que o evento é elogiado na sua modalidade on-line por possibilitar formatos diferentes de apresentação, em especial das oficinas de desenvolvimento profissional, e pelo relativo menor custo para viabilizar as palestras de pesquisadores estrangeiros. Além disso, os debatedores das salas, as sessões divisionais e palestras internacionais receberam elogios. Uma boa avaliação complementar é acerca da qualidade das apresentações e discussões do trabalho, com possibilidade de geração de networking. A boa organização do evento como um todo, os temas apresentados e a facilidade do uso da plataforma foram itens destacados pelos participantes. 

 

 

Críticas e sugestões 

Finalmente, os participantes relataram as críticas e sugestões à realização do evento. Na Figura 4, percebemos que a modalidade on-line do evento gerou críticas aos valores das inscrições e que, apesar de esse formato possibilitar maior interação com os usuários, houve pouco tempo para tal interação. Sugerem assim mais espaço para discussão e a possibilidade de voltar ao modo presencial ou híbrido. Há críticas quanto às falhas no acesso à plataforma e sugestão de tradução simultânea para apresentações em língua estrangeira e de maior tempo para as sessões e para as apresentações dos trabalhos. As políticas de inclusão e a modalidade on-line foram bem elogiadas, sendo sugerido que continuem. A ANPAD pode incorporar essas críticas para a realização do evento do próximo ano. 

Agradecemos a todos que participaram do EnANPAD 2021. Sua contribuição com palestras, apresentação de trabalhos e prestígio ao trabalho da nossa comunidade foram fundamentais para o sucesso do evento. Temos aprendido a viver de uma forma diferente durante a pandemia e queremos continuar expandindo as possibilidades de inovar, pois muito do que consideramos uma realidade distante há poucos anos foi visto na realização do EnANPAD 2021. Esperamos que o próximo evento seja ainda melhor, contando sempre com a contribuição da comunidade acadêmica. 

Texto escrito em uma colaboração de Rafael Barreiros Porto (PPGA/UnB; ANPAD), Bruna Morete (ANPAD) e Melanie Borges de Souza (ANPAD).

Publicado por em 06/11/2022 às 11:48

Conheça os Eventos Divisionais de 2022 

Próximo >