Uma das ferramentas que a ANPAD tem usado para disseminar a produção científica da nossa comunidade é o canal no Youtube, que está cheio de conteúdos de várias Divisões. Palestras de eventos, como o EnANPAD 2020, Simpósio de Inovação Tecnológica, EMA e EnEPQ também podem ser encontrados por lá. Nosso canal tem playlists dedicadas a cada Divisão Acadêmica, com vídeos produzidos pelas próprias Divisões, cada qual contendo debates relevantes para cada área.
As Divisões de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE) e Marketing (MKT) contam como tem sido usar o YouTube como ferramenta de divulgação de científica.
A pandemia acelerou a adoção das tecnologias digitais, inclusive para a realização de atividades acadêmicas tradicionalmente realizadas de forma presencial. No caso da Divisão ITE, o uso do canal do YouTube da ANPAD foi bastante positivo. É o que destaca a Professora Kadígia Faccin (Unisinos), Coordenadora da Divisão ITE:
Além da interação virtual entre os membros da Divisão ITE durante os eventos promovidos pela ANPAD, a Divisão passou a realizar outras sessões ao longo do ano para engajar a comunidade acadêmica. A definição dos temas e o convite aos painelistas ficam por conta da Coordenação e do Comitê Científico da Divisão. A organização dessas sessões conta com a contribuição da rede de Líderes de Temas principalmente para divulgar as discussões e participar delas. Também é importante salientar que a Divisão ITE recebe o importante apoio de um grupo de voluntários de pós-graduação, o ITE Hub, para auxiliar na organização dos eventos, desde a divulgação até a parte técnica de transmissão e gravação dos vídeos.
Esse trabalho em conjunto já vem apresentando resultados positivos. No primeiro semestre de 2021, a Divisão ITE aproveitou a realização do Simpósio de Inovação Tecnológica, “O contato com os membros da Divisão ficou mais próximo por meio dos nossos encontros online. Com certeza o uso de vídeos e do canal do YouTube são ferramentas que vieram para ficar.”no mês de maio, para organizar uma série de painéis nas semanas que antecederam ao evento e transmiti-las pelo YouTube. Dessa forma, foi possível interagir com a comunidade e promover debates sobre alguns dos temas do Simpósio. A Divisão convidou, inclusive, professores internacionais para participar dos painéis.
Além disso, a Divisão ITE tem utilizado o canal no YouTube para deixar registradas outras atividades de interesse da comunidade acadêmica, como rodas de conversa sobre carreira e treinamentos organizados pelos próprios membros da Divisão. Até o fim do ano, a Divisão pretende organizar outras sessões para promover ainda mais a interação e a colaboração entre os membros.
Por sua vez, a Divisão de Marketing da ANPAD iniciou a realização dos Seminários de Pesquisa de Marketing.Trata-se de um evento periódico, gravado e em formato de webinar, com duração de cerca de uma hora, que busca reproduzir e disseminar boas práticas de pesquisa e produção científico-acadêmica, inspirada em séries de seminários de pesquisa (Seminar Series) de escolas de negócio ao redor do mundo. O evento é organizado pelos pesquisadores Marcos Severo (PPGADM/UFG) e Rafael Barreiros Porto (PPGA/UnB), que entrevistam pesquisadores de marketing brasileiro com publicação em periódicos internacionais de alto impacto.
Os principais objetivos dos ‘Seminários’ são expor os detalhes de processos de desenvolvimento, avaliação e publicação de alto impacto e fornecer instrumentos para pesquisadores e estudantes nível stricto sensu acerca do processo de publicação nesses veículos. O evento é regularmente disponibilizado no espaço da Divisão de Marketing no canal no YouTube da ANPAD.
Além de ITE e MKT, nosso canal também conta com conteúdo de Estratégia em Organizações (ESO), Estudos Organizacionais (EOR), Finanças (FIN), Gestão de Operações e Logística (GOL), Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EPQ), bem como Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR). Mais Divisões estão se preparando para contribuir!
Acesse nosso canal e compartilhe o trabalho da nossa comunidade!
Publicado por em 06/11/2022 às 10:48
Atualizações Sobre os Periódicos da ANPAD
Próximo >