Voltar

Atualizações Sobre os Periódicos da ANPAD

Edição de Julho – Setembro de 2021 | Volume 1, Número 3

 

A BAR (Brazilian Administration Review) e a RAC (Revista de Administração Contemporânea) estão passando por um processo de reposicionamento em relação aos seus escopos editoriais.Como princípios centrais desse reposicionamento estão: o estabelecimento de escopos editoriais que diferencie de forma clara os dois periódicos; a adoção de uma postura inclusiva, abarcando as diferentes Divisões Acadêmicas da ANPAD; e a comunicação dessas alterações à comunidade científica interessada. 

 Além desse reposicionamento, ocorreram algumas ações gerenciais em cada um dos periódicos, com a finalidade de assegurar a implementação dessas mudanças e um processo mais ágil de revisões dos manuscritos submetidos. 

 A BAR objetiva a disseminação global de estudos teóricos e empíricos desenvolvidos no Brasil e em outros países. Os artigos submetidos à BAR não devem ser focados em um país ou região específicos. Devem, sim, transmitir avanços às fronteiras do conhecimento em uma escala global, sejam eles teóricos, aplicadosou metodológicos. 

 O público-alvo da BAR é a comunidade acadêmica global interessada em negócios, administração pública, gestão e estudos organizacionais. Dessa forma, os manuscritos submetidos à BAR devem evidenciar um tema de interesse e relevância globais. 

Importante salientar que a BAR não publica casos para ensino, ensaios teóricos, artigos de opinião ou materiais técnicos puramente aplicados. As revisões sistemáticas da literatura serão consideradas apenas se abordarem questões atuais, tanto para o desenvolvimento da teoria quanto para a aplicação nas organizações.  

Dentre as ações gerenciais que estão sendo implementadas no BAR, destacamos as seguintes: o lançamento constante de special issues focados em temas e objetivos compreendidos no escopo editorial; o estabelecimento de uma equipe permanente de editores associados, com os objetivos de garantir a implementação do escopo editorial, qualificar ainda mais as avaliações realizadas e reduzir os prazos desse processo; a admissão de submissões em língua portuguesa (que deverão ser traduzidas para o inglês em caso de aceite do manuscrito) a fim de incentivar as submissões, reduzir os custos dos autores e o processo de avaliação.  

A RAC fez um resgate histórico dos artigos mais citados e estabeleceu diálogos com pessoas que acompanharam o nascimento da revista. Durante esse processo percebeu se que o nome Administração Contemporânea não havia sido escolhido de forma aleatória.  

Com base na noção de contemporâneo, procedeu-se ao refinamento do escopo da revista. Foi um processo que envolveu os editores da RAC e a direção da ANPAD. 

 Foi definido que “a RAC é uma revista com foco em questões contemporâneas sem perder de vista a historicidade e as perspectivas futuras. Assim, publica estudos relacionados à administração de empresas, organizações públicas ou sociedade civil. A RAC busca interdisciplinaridade e pluralidade epistêmica para se posicionar na vanguarda acadêmica com um olhar especial para questões éticas, de diversidade, de responsabilidade, de governança e de sustentabilidade. objetivo é publicar estudos de qualidade, relevância e impacto, que possam contribuir para avançar o debate científico e responder aos desafios contemporâneos da sociedade.”  

Entre as novidades, citam-se: 1) adoção de novas possibilidades de textos para submissão, quais sejam, os ensaios teóricos (revisões de literatura devem ser submetidas à BAR) e as pensatas provocativas; 2) ampliação do escopo dos artigos tutoriais para artigos metodológicos, abrindo espaço para novidades metodológicas; e 3) criação de um Fórum sobre pensadores e instituições brasileiros que contribuíram para o avanço da administração no Brasil, a fim de registrar uma memória da nossa produção intelectual e estimular a produção de conhecimento original. 

 Espera-se que estas mudanças possam posicionar de maneira evidente as diferenças entre a BAR e a RAC, ampliando as possibilidades de submissão para a comunidade científica e melhorando o posicionamento das revistas. 

Publicado por em 06/11/2022 às 10:50