Voltar

A Revista de Administração Contemporânea (RAC) Completa 25 Anos! 

Edição de Janeiro – Março de 2022 | Volume 2, Número 1

É com alegria que em 2022 comemoramos os 25 anos da RAC, uma revista de vanguarda no campo da administração que surgiu da necessidade da existência de um periódico que não fosse, necessariamente, vinculado a alguma instituição de ensino e que pudesse abrir espaço para publicação de artigos de vários lugares do Brasil e, atualmente, do mundo. A RAC traz na sua história publicações com múltiplas orientações filosóficas, teóricas e metodológicas. Trata-se de um espaço da pluralidade em que novas ideias e perspectivas encontram espaço junto com o que há de mainstream no campo da administração. Com o avanço do número de periódicos no Brasil e no mundo, a RAC tem buscado se posicionar como a revista do contemporâneo.  

O contemporâneo significa não apenas estar atento ao presente, mas aos grandes desafios que este presente carrega. Isso aconteceu com o primeiro editor-chefe da RAC, Prof. Clóvis Machado da Silva (in memorian), quando criou a revista em janeiro de 1997 vislumbrando a necessidade de uma revista mais plural, assim como nas gestões dos professores César Gonçalves Neto entre 2001 e 2002 (in memorian) e Tomás de Aquino Guimarães (2002-2005), que consolidaram a RAC como referência nacional da publicação de pesquisas em administração.  

Depois daquela fase inicial, a RAC continuou em busca de estar antenada ao cotidiano como, por exemplo, na necessidade de a revista ter uma versão eletrônica, que coube ao Prof. Rogério Quintella (2006-2011) viabilizar, e garantir a pluralidade com a incorporação da revista Tecnologias de Administração e Contabilidade(TAC) na gestão do Prof. Herbert Kimura (2012-2018), abrindo espaço para publicações com contribuições para o ensino e prática da administração por meio dos casos de ensino e artigos tecnológicos na RAC. Mas recentemente, o Prof. Wesley Mendes-da-Silva (2018-2021), preocupado com a transparência na pesquisa científica, liderou o processo de tornar a RAC uma revista alinhada às boas práticas da Ciência Aberta (Open Science), assim como na modernização do site da revista e procedimentos operacionais que possibilitassem à RAC avançar nos seus processos de indexação.  

Atualmente, coube a mim liderar os processos de posicionamento da RAC (ancorado no conceito de contemporaneidade – ver Editorial do v. 26, n. 1 da RAC), avançar nas indexações e garantir a pluralidade não apenas epistêmica, teórica ou metodológica, mas também de diversidades múltiplas (como gênero, por exemplo) e continuar a internacionalização da revista sem perder sua identidade brasileira.  

Como forma de democratizar a contagem desta história e garantir que as múltiplas mãos que construíram a RAC ao longo desses 25 anos possam participar desta festa, compartilho abaixo alguns depoimentos dos ex-editores da RAC, com a ausência apenas dos professores Clóvis Machado da Silva e César Gonçalves Neto (in memorian), assim como do atual Diretor de Comunicação e Publicações (Prof. Rafael Porto) e da Diretora Presidente da ANPAD (Profa. Alketa Peci). 

Aproveito este espaço para também agradecer a toda a comunidade da RAC constituída por leitores(as), autores(as), revisores(as) e editores(as) associados(as). Sem o trabalho de vocês, a RAC não existiria! Da mesma maneira, minha gratidão a todas as pessoas que participaram dos bastidores da RAC ao longo destes 25 anos e que atualmente estão representadas pelas competentes Kler Godoy e Simone Rafael, vocês contribuem muito para que a RAC seja um periódico de excelência! Que a RAC possa sempre continuar sendo um espaço para questões contemporâneas em que a administração seja um meio de contribuir com o mundo real e os seus problemas concretos de forma crítica. Parabéns à RAC! 

 

O Prof. Marcelo de Souza Bispo, autor do texto, é editor-chefe da RAC no triênio 2021-2024.  

 

Publicado por em 06/11/2022 às 12:11

Países Lusófonos Aprofundam Debate sobre Administração Pública durante Evento Virtual

Próximo >