Voltar

ANPAD: 45 anos de História   

Edição de Abril – Junho de 2021 | Volume 1, Número 2

Há 45 anos nasceu a ANPAD.  Comprometida com a institucionalização da pós-graduação em   Administração e Ciências Contábeis, a Associação vem, ano após ano, buscando inovar e promover mudanças de cunho estrutural e conjuntural no ensino e pesquisa em nível de pós-graduação no Brasil. 

 Nossa história começou em setembro de 1976, com o patrocínio da CAPES, quando ocorreu, em Nova Friburgo, a primeira das três reuniões realizadas para organizar e formular os atos finais de constituição da ANPAD. A segunda reunião foi realizada em outubro de 1976, na FEA/USP; nela foi preparado o projeto de Estatutos.  No III Encontro de Coordenadores de Pós-Graduação em Administração, realizado em 21 de dezembro de 1976, na EBAPE/FGV, foi realizada a terceira reunião, na qual foram finalmente aprovados os Estatutos. Naquele evento, a Associação se constituiu com nove programas de pós-graduação em Administração e um em Ciências Contábeis como membros fundadores.  

Ao longo desses 45 anos, várias gerações de professores lecionaram na pós-graduação de diversas instituições, públicas e particulares. Todos esses profissionais trouxeram para a ANPAD experiência e visões regionais e locais.  Também contribuíram para que a associação tenha sido parte integrante do processo de institucionalização da pós-graduação stricto sensu no Brasil.  

Completar os 45 anos de uma associação representativa de áreas jovens, como a Administração e Ciências Contábeis, é um marco que nos ajuda a olhar para o que nos trouxe até aqui, ao mesmo tempo que nos permite projetar o futuro. Para os anos vindouros, trazemos uma agenda a ser discutida e uma proposta concreta de enfrentamento aos desafios impostos pelo “novo normal”, traduzidas em ações para contornar as adversidades e, ao mesmo tempo, manter a qualidade e a assertividade dos nossos serviços.   

Nos dias atuais, buscamos tornar a ANPAD um espaço dinâmico e permanente de colaboração e integração de toda a   comunidade acadêmica, congregando   mais   de 100  PPGs.  Essa  colaboração  vai  além  da  promoção  dos principais  eventos  da  área,  pois  enxergamos  um  potencial  a  ser  explorado  nos  diversos  recursos  de  conectividade com os quais aprendemos a lidar durante esta pandemia e Buscamos tornar a ANPAD um espaço dinâmico e permanente de colaboração e integração de toda a comunidade acadêmica  em conjunto com as Divisões Acadêmicas empreendemos esforços   para   oferecer   novos  workshops,   webinars   e  palestras interativas para toda a comunidade.  

Esforçamo-nos sempre no intuito de manter e ampliar nossas   parcerias, tanto no  âmbito  nacional quanto no internacional por meio de   publicações e participações em eventos e congressos dos mais diversos formatos. Restabelecemos o vínculo com a IFSAM para intensificar o benchmark com instituições e colegas de outros países de forma a potencializar a cooperação entre os pares.  

Exemplo disso é a ampliação da participação de professores de instituições de diversos países em eventos divisionais e durante o  EnANPAD  2021, a ser realizado no formato remoto, mediado por plataformas de videoconferência.  As parcerias internacionais e nacionais marcarão as Oficinas de Desenvolvimento Profissional, que acontecerão antes do  EnANPAD  deste ano e abordarão, dentre outros assuntos, as    possibilidades de uma carreira acadêmica e as oportunidades abertas pela acreditação internacional.  

Ao se celebrar 45 anos de existência é justo afirmar que se trata de uma trajetória exitosa, onde  sempre se buscou atuar de forma objetiva e com o foco para o desenvolvimento da qualificação acadêmica nas esferas da Administração e das Ciências Contábeis.  

Uma trajetória de 45 anos é, sem dúvidas, digna de celebração, porém, traz consigo a responsabilidade da manutenção e expansão da excelência atingida até então Iniciativas como a ANPAD Inclusiva, que está promovendo ações afirmativas para estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas, são fundamentais para que nossa atuação promova a diversidade da comunidade acadêmica brasileira, aumentando a nossa esfera de influência e impacto social.  

Nesses 45 anos foram lançadas as bases de uma associação de pesquisa e pós-graduação sólida e influente. Esperamos que, nos próximos anos, nosso trabalho continue firme no propósito de melhorar a qualidade da pesquisa e do ensino em Administração e Ciências Contábeis no Brasil.  

Hoje agradecemos a todas e todos aqueles que contribuíram para que chegássemos até aqui.  

Nossa gratidão e votos de longevidade à nossa Associação! 

Publicado por em 24/10/2022 às 12:49

ANPAD Inclusiva 

Próximo >