Voltar

ANPAD Inclusiva 

Edição de Abril – Junho de 2021 | Volume 1, Número 2

Ampliação da participação de minorias no acesso à pós-graduação em Administração, Contábeis e áreas afins.A ANPAD, de acordo com seu objetivo de promoção do ensino, da pesquisa e da produção de conhecimento no campo das Ciências Administrativas, Contábeis e afins no    Brasil, está implantando políticas de inclusão étnico-racial, tão necessárias na sociedade brasileira. Queremos aumentar o acesso de pretos, pardos, indígenas e quilombolas aos   programas de pós-graduação e à pesquisa no Brasil por meio de ações afirmativas. 

  Serão inicialmente três as ações que efetivarão essas políticas. Duas delas já estão em ação: 

  1. Isenção de taxa em eventos científicos promovidos pela ANPAD (tanto os eventos divisionais quanto o EnANPAD) 

Trata-se de benefício destinado a estudantes vinculados a programas de pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis ou áreas afins, associados ou não à   ANPAD.  É concedido a pessoas: (i) com insuficiência de recursos socioeconômicos inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); e (ii) pertencentes aos grupos étnico-raciais constituídos de pretos/as, pardos/as, indígenas e quilombolas. 

Neste ano, tivemos pouco tempo para divulgar esses benefícios.  Mesmo assim, 12 participantes já foram contemplados com a taxa de isenção nos eventos divisionais realizados no primeiro semestre de 2021. 

O projeto ANPAD Inclusiva também amplia a isenção de taxa de inscrição para discentes que, dentro do limite de vagas, se voluntariem para auxiliar em algumas atividades operacionais dos eventos. Além disso, oferece desconto no valor da taxa de inscrição para acadêmicos aposentados 

 

  1. Programa de preparação para inclusão étnico- racial no Teste ANPAD 

 O Teste ANPAD é hoje uma das principais formas de ingresso em mais de 200 cursos de Mestrado e Doutorado nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e afins no Brasil.  Para ampliar o acesso ao Teste, a ANPAD formalizou um convênio com duas organizações que atuam na área de inclusão: a EDUCAFRO, responsável pela seleção dos estudantes beneficiários que integram grupos de demandas políticas afirmativas; e o Instituto HOJU, responsável pela   elaboração e oferta do curso. A ANPAD subsidiará 100 bolsas para esse curso preparatório, e os participantes do Projeto terão direito à isenção de taxa de inscrição para o Teste ANPAD.  

 

  1. Ampliaçãoda política de isenção de taxa do   Teste ANPAD Há vários anos, o Teste ANPAD oferece o benefício de isenção da taxa de inscrição.  A partir de 2014, passou a   conceder a isenção da taxa de inscrição a TODO interessado inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membro de família de baixa renda. Esse benefício será ampliado para os grupos étnico- raciais que fazem parte das ações afirmativas da ANPAD   Inclusiva. 

  Essas iniciativas são apenas o começo. A ANPAD prosseguirá ampliando suas ações de inclusão, buscando novas parcerias comprometidas com a equidade de raça, etnia, gênero, classe social, sexualidade e deficiência, dentre outras. 

Publicado por em 24/10/2022 às 12:57