Últimos acontecimentos na 77ª Assembleia Geral da ONU

Acontecendo no Exterior
| 14 set 2022

O diplomata húngaro Csaba Korosi tomou posse como o novo presidente da Assembleia Geral nesta segunda-feira (12), durante o encerramento da 76ª sessão da Assembleia.

A solenidade de juramento aconteceu às vésperas da abertura da 77ª sessão, que começou nesta terça-feira. O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou durante o evento da troca de mandado que a nova sessão da Assembleia Geral deve servir para levar adiante o espírito de cooperação e esperança.

Durante o mandato de, Abdulla Shahid, o último presidente da Assembleia Geral, os Estados-membros da Assembleia analisaram 300 resoluções e tomaram 129 decisões. O órgão realizou 15 reuniões de alto nível. Nesse período estiveram em destaque questões como vacinas, clima, matérias-primas, migração, segurança rodoviária, turismo, segurança alimentar e situação na África.

Além da cerimônia de encerramento e dos Debates Gerais, nesse mês ainda acontecerá na cidade de Nova York a Cúpula da Educação Transformadora, nos dias, 16, 17 e 19, o Momento ODS no dia 19, Câmara do Conselho de Tutela, 21, e a Semana dos Objetivos Globais, que ocorrem entre os dias 16 e 25.

Confira na íntegra mais informações sobre a cerimônia de posse e também sobre os eventos que acontecerão na ONU nas próximas semanas.