A Associação de Pesquisa em Inovação Monetária e Sistemas de Moedas Comunitárias e Complementares (RAMICS) abriu a chamada de trabalhos para a 8ª Conferência Bienal Internacional, que ocorrerá de 8 a 12 de junho de 2026, no campus da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Com o tema “Pluralidade das Moedas Sociais: economia solidária, moedas municipais e comunitárias para futuros inclusivos e sustentáveis”, o evento reunirá pesquisadoras e pesquisadores, profissionais, lideranças comunitárias, representantes de políticas públicas e demais interessados no campo da inovação monetária e das moedas sociais.
A programação será distribuída em duas etapas: de 8 a 10 de junho, estão previstas conferências, sessões de apresentação de artigos, relatos de experiências e debates plenários; nos dias 11 e 12, a conferência promoverá visitas técnicas a bancos municipais e comunitários que operam sistemas de moedas sociais. Os trabalhos poderão abordar temas como tecnologias digitais aplicadas às moedas sociais, economia solidária e desenvolvimento local, finanças alternativas, governança monetária, impactos socioambientais e econômicos, além de análises históricas e teóricas sobre pluralismo monetário.
As submissões de resumos para artigos completos ou relatos de experiência, estarão abertas até o dia 31 de janeiro de 2026, e devem conter entre 500 e 800 palavras. A aceitação será comunicada até 1º de março de 2026. O prazo para inscrição antecipada vai até 2 de abril, e o envio dos trabalhos completos deve ser realizado até 24 de maio de 2026. Serão aceitas contribuições em português, inglês, espanhol ou francês.
As submissões devem ser realizadas pelo portal ramics2026.sciencesconf.org, mediante criação de conta e acesso ao menu “Submissions”. Informações adicionais estão disponíveis no site oficial do evento e dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail ramics2026@gmail.com.