Pesquisadores brasileiros ultrapassam fronteiras e ganham destaque no 83º Encontro da AOM!

Acontecendo no Exterior
| 10 ago 2023

Entre os dias quatro e oito de agosto, aconteceu em Boston o 83º Encontro da Academy Of Management (AOM). Durante os quatro dias de evento, acadêmicos do mundo inteiro se reuniram na capital de Massachussets para participar de diversas atividades que incluíram uma recepção promovida pela ANPAD, simpósios, workshops e premiações. 

A AOM, fundada em 1936 é atualmente uma das principais associações profissional de acadêmicos de gestão e organização. Criada com o objetivo de construir uma comunidade de acadêmicos vibrante e solidária, a associação conta com cerca de 18.000 membros em mais de 120 países, incluindo professores e estudantes de doutorado em universidades de gestão, ciências sociais e outras áreas, além de profissionais que valorizam a criação e aplicação de conhecimento.  

O Encontro anual da AOM é o maior encontro de acadêmicos de gestão e organização do mundo e   oferece aos participantes a oportunidade de expandir a investigação, estabelecer contatos com colegas e divulgar conhecimentos sobre os desafios do século XXI relacionados com a gestão e as organizações. Por fim, o Encontro é uma oportunidade única de interagir com milhares de membros e colegas da AOM de todo o mundo que partilham as mesmas ideias. 

A ANPAD teve a honra de participar desse evento com a realização da “Brazilian Academy of Management  Reception” em parceria com a FGV/EAESP, FGV/EBAPE, Fundação Dom Cabral, Insper e UFPR, no dia 06 de agosto no Sheraton Boston Hotel  A iniciativa foi parte da programação oficial do Encontro Anual da AOM e teve como objetivo destacar a academia brasileira e estabelecer conexões significativas no âmbito internacional, proporcionando um momento especial de confraternização, troca de experiencias e conhecimentos entre pesquisadores e estudiosos nacionais e internacionais. 

O evento também foi uma excelente oportunidade para reforçar a parceria entre a ANPAD e a AOM. A aproximação entre associações internacionais e nacionais é extremamente benéfica para o desenvolvimento de pesquisa no país. Ao criar pontes que permitam que cada vez mais pesquisadores brasileiros atuem internacionalmente, aumenta-se a esfera de atuação do pesquisador, a relevância das pesquisas e cria-se uma mobilidade maior do seu trabalho ao redor do mundo.  

Esse intercâmbio é defendido pela Profª Maria Tereza Leme Fleury, que foi homenageada com o grande prêmio IM Division “Outstanding Educator Award of the year”. A divisão International Management da Academy of Management dedica-se aos conteúdos relativos à teoria, investigação e prática da gestão ultrapassando fronteiras geográficas e culturais. O prêmio oferecido à Profª. Maria Tereza é dedicado a profissionais que atuam com inovação e excelência contínua no ensino da gestão internacional, em todos os níveis e num contexto global. Os vencedores dos prêmios oferecidos pela divisão de International Management da AOM foram escolhidos pelo Comitê Executivo da divisão e foram homenageados na cerimônia do IM Division Awards, que aconteceu no dia sete de agosto como parte do Encontro Anual da AOM.  

A ex-diretora da ANPAD, ex diretora da FGV- EAESP, da FEA- USP   e colega da associação de longa data, Profª. Maria Tereza possui pesquisas e experiência profissional na área de Estratégia e Gestão Internacional, Gestão de Competências e Cultura. É professora titular na Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). Em 2021, a professora foi eleita presidente da Academy of International Business (AIB), se tornando a primeira candidata da América Latina a ocupar a posição.   

Para a Profª. Fleury, pesquisadores ocupando espaços internacionais, em projetos de pesquisa, eventos e afins oferece uma abertura e uma ampliação de horizontes que é fantástica. Mas além de exportar nossos pesquisadores, vale enfatizar a importância de que também tragam o conhecimento de volta para o Brasil, assim como muitos pesquisadores que criaram carreiras de renome e continuam atuando no país.  

A Diretora-Presidente da ANPAD, Profª. Alketa Peci, também esteve presente no evento em Boston, representando a ANPAD na recepção idealizada por ela “Brazilian Academy of Management  Reception” e durante um encontro entre associações “Forum for Leaders of the Academy’s Affiliated & Associated Societies” que ocorreu como parte do Encontro Anual da AOM. Além da Profª. Alketa, estiveram presentes na reunião representantes da AAOM (Asia Academy of Management), EGOS (European Group for Organizational Studies), AFAM (Africa Academy of Management), WAM (Western Academy of Management), ANZAM (Australia & New Zealand Academy of Management), AOM (Academy of Management), SMA (Southern Management Association), INDAM (Indian Academy of Management), MWAOM (Midwest Academy of Management), SIMA (Società Italiana Di Management), IBERO (Iberoamerican Academy of manage) e  EAM (Eastern Academy of Management). 

 

Encontro entre os representantes das associações parceiras durante o Encontro Anual da AOM. 

 

 

Profª Maria Tereza Leme Fleury durante a premiação no 83º Encontro Anual da AOM 

 

Leia mais sobre o evento e sobre a AOM no site da associação: https://aom.org/