Países CEPAL concordam com a urgência de ações ousadas para alcançar os Objetivos Globais até 2030

Inclusão e Sustentabilidade
| 09 maio 2023

Durante a Sexta Reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, representantes dos 33 países da América Latina e do Caribe concordaram que ações ousadas e transformadoras para acelerar e corrigir o curso para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) deveriam ser promovidas com urgência. A reunião ocorreu entre os dias 25 e 28 de abril na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em Santiago, Chile. 

O tema do evento foi “Acelerar a recuperação pós-pandemia de COVID-19 e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis” e reuniu mais de 1.000 participantes, dentre eles delegados governamentais e representantes de organizações internacionais e do Sistema das Nações Unidas. Ao final da reunião, os representantes dos países aprovaram um documento final reafirmando seu compromisso de implementar efetivamente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões está entre as prioridades destacadas no documento, sendo o maior desafio que o mundo enfrenta e é um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.  

Apesar de faltar apenas sete anos para 2030, apenas um quarto dos objetivos foi cumprido ou possui expectativas de que seja cumprido até a data. A CEPAL estima que apenas 25% das metas para as quais existe informação disponível apresentam um comportamento que permite antever o seu cumprimento em 2030. Os outros 75% das metas correm o risco de não serem atingidas, a menos que sejam tomadas medidas decisivas para retomar o caminho certo. 

 

Fonte: Países da América Latina e Caribe concordam com a urgência de ações transformadoras e ousadas para alcançar os Objetivos Globais até 2030 | As Nações Unidas no Brasil