OCDE prevê impacto da Guerra na Ucrânia na Economia Mundial

Acontecendo no Exterior
| 10 out 2022

Em relatório publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia retardam o crescimento do produto mundial bruto. As projeções agora preveem um crescimento de 2.8 trilhões de dólares a menos em comparação ao valor estimado em dezembro de 2021, antes do início da guerra.

Mesmo antes da guerra a economia mundial já crescia a passos lentos, ainda em processo de recuperação dos efeitos pós-pandemia, e a perspectiva é que com a guerra entre a Rússia e Ucrânia, o crescimento não seja muito promissor. Durante o primeiro semestre de 2022, muitas economias enfrentaram as maiores inflações desde 1980.

Além da inflação alta, a ofensiva, iniciada em fevereiro desse ano, aumentou o preço de energia, alimentos e combustíveis. O impacto é sentindo principalmente em países europeus, mais próximos da zona de confronto, que sentirão a escassez de combustível, principalmente de gás. Dentro da Europa, a Alemanha será um dos países mais afetados.

Para o Brasil, a OCDE estima o crescimento do PIB de apenas 0,8%, 0,4% a menos do que o previsto em junho.

Veja o relatório completo no site da OCDE.