Voltar

Diretoria da ANPAD marca início de mandato com ações estratégicas

Edição de Abril – Junho de 2024 I Volume 4, Número 2

No primeiro semestre de 2024, a nova Diretoria Executiva da ANPAD, liderada pelo Prof. Emílio José Montero Arruda Filho, realizou diversas ações significativas para promover e fortalecer o campo da Administração, Ciências Contábeis e áreas afins. A seguir, apresentamos as principais atividades: 

Em 25 de abril, o Prof. Emílio Arruda iniciou sua jornada em Brasília, participando de uma reunião na sede do CNPq para pleitear mais investimentos em pesquisa nas áreas de Administração e Ciências Contábeis. O encontro foi uma iniciativa conjunta da ANPAD, da ANPCont e do coordenador do Comitê Assessor de Administração, Contabilidade e Economia (CA-AE) do CNPq, contando também com a presença do Prof. Ricardo Magnus Osório Galvão, Presidente do CNPq. A discussão girou em torno da concessão de bolsas de produtividade em pesquisa, ressaltando a importância de uma alocação justa e proporcional dos recursos nessas áreas. 

No dia seguinte, 26 de abril, ainda em Brasília, o diretor-presidente da ANPAD reuniu-se com representantes dos programas associados à ANPAD na Universidade de Brasília (UnB). Essa reunião proporcionou um espaço para fomentar o diálogo e a troca de experiências entre os programas e a ANPAD, abordando questões pertinentes para o desenvolvimento acadêmico e profissional da comunidade. 

Em 30 de abril, o Prof. Emílio Arruda esteve em São Paulo, na Universidade Mackenzie, no campus de Higienópolis. Durante a visita, discutiu os planos da Associação para o futuro, incluindo a utilização do Teste ANPAD como prova classificatória, e não como barreira para ingresso na pós-graduação. O encontro contou com participantes de diversas instituições paulistas, como FECAP, UNINOVE, ESPM, UNIP, PUC-SP, FIA e FEA-USP, fortalecendo as relações entre a ANPAD e os programas de pós-graduação locais. 

No dia 17 de maio, ainda em São Paulo, aconteceu um importante encontro entre a ANPAD e a ANGRAD, que contou com a presença de líderes das duas associações, incluindo o Prof. Edson Sadao Iizuka, presidente da ANGRAD, o Prof. Emílio Arruda, diretor-presidente da ANPAD, a Prof.ª Susana Carla Farias Pereira, diretora científica da ANPAD, e a Prof.ª Patricia Guarnieri dos Santos, diretora de Comunicação e Publicações da ANPAD. O principal objetivo foi discutir uma parceria estratégica com o Centro Paula Souza, buscando integrar programas de pós-graduação com cursos técnicos e de graduação em Administração das ETECs e FATECs. A ideia seria promover o desenvolvimento profissional dos docentes e melhorar a qualidade do ensino. Também foram abordados o apoio e as parcerias para os produtos da ANPAD, como o Teste ANPAD, a Biblioteca Eletrônica SPELL, e o sistema de informações ANPAData. Essas ferramentas são essenciais para a avaliação e disseminação do conhecimento em Administração, e a colaboração visa potencializar o valor gerado para a comunidade e o seu uso e alcance. 

Em 17 de junho, o diretor-presidente da ANPAD esteve presente no Matchmaking Link Curitiba, um evento promovido pelo Sebrae PR, realizado na Ligga Arena. Foi uma excelente oportunidade para a ANPAD expandir sua rede de contatos, fomentar inovação e encontrar colaboradores que podem acelerar o desenvolvimento de soluções na área de Administração. 

No dia 25 de junho, houve uma reunião da ANPAD com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). O Prof. Emílio Arruda reuniu-se on-line com o Prof. Dr. Odir Antônio Dellagostin, presidente da CONFAP, para tratar de ações conjuntas entre ANPAD e CONFAP. Esta organização sem fins lucrativos promove a articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. 

Finalizando, no dia 1º de julho, o Prof. Emílio, em conjunto com coordenadores de programas de pós-graduação (PPGs) das regiões Sul e Sudeste, reuniram-se para discutir as novas diretrizes de avaliação da área 27 (Administração de Empresas, Pública, Contabilidade e Turismo) da Capes. Este encontro foi de suma importância, pois delineou o futuro da avaliação da produção científica nacional, com a participação da ANPAD. 

Fora as ações diretas do Prof. Emílio Arruda, a Prof.ª Patricia Guarnieri, diretora de Comunicação e Publicações da ANPAD, também esteve ativa em busca de parcerias para fortalecer a Biblioteca Eletrônica SPELL. Entre suas atividades, destaca-se a reunião com Andréa Carvalho Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Capes para discutir formas de apoio à SPELL e encontros com a Anptur, Anpcont e IBICT para tratar de financiamento e continuidade da biblioteca. Além disso, a diretora de Comunicação e Publicações da ANPAD participou do encontro com coordenadores de programas de pós-graduação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, promovido pela Capes, da área 27 – Administração de Empresas, Pública, Contabilidade e Turismo. Nesse encontro, foram discutidas as novas diretrizes de avaliação da área, onde a ANPAD desempenhará um papel essencial por meio da SPELL na avaliação da produção científica nacional. A biblioteca eletrônica é um grande apoio para a pesquisa acadêmica e contribui para o desenvolvimento profissional de mestrandos, doutorandos e pós-graduados em administração e áreas correlatas. Ao proporcionar acesso gratuito a artigos científicos, a SPELL é um recurso indispensável para o avanço da ciência e da prática administrativa no Brasil. 

Essas ações, realizadas no primeiro semestre de 2024, refletem o compromisso da nova Diretoria Executiva da ANPAD em promover uma maior integração e visibilidade para a associação, além de abordar os desafios e potencialidades da pesquisa em Administração e Ciências Contábeis no Brasil. As iniciativas destacadas mostram um esforço contínuo em fortalecer os programas de pós-graduação, fomentar a inovação e assegurar recursos adequados para o desenvolvimento científico na área.

Publicado por Carolina Aguiar em 26/07/2024 às 15:49