Voltar

Modernização do Teste ANPAD: Entenda o que mudou

Edição de Outubro – Dezembro de 2023 | Volume 3, Número 4

Assim como em outras áreas da ANPAD, o Teste ANPAD está passando por mudanças! Os participantes das últimas edições do Teste ANPAD já realizaram um exame diferente das versões anteriores da prova, mais moderno e com um novo sistema de avaliação. 

O projeto de modernização foi pensado com o objetivo de desenvolver um Teste ANPAD mais atualizado e eficiente. Para isso, desde 2022 a diretoria e a equipe do teste focaram o alinhamento aos padrões dos testes de proficiência nacionais e internacionais e aprimoramento dos itens e geração de resultados. 

As principais mudanças na última edição foram a adoção da teoria de resposta ao item (TRI), utilizada por vários testes de proficiência no Brasil e no mundo – assim como ENEM, SAEB, PISA, TOEFL e GMAT –, e a adoção do computerized adaptive testing (CAT).  

Mas o que a mudança significa? Entenda abaixo! 

TRI – A avaliação do teste calculava a nota a partir da média e desvio-padrão dos realizadores da edição do exame; agora, com a teoria de resposta ao item, cada questão é um item e o cálculo da nota considera a consistência da resposta segundo o grau de dificuldade de cada questão e o padrão de respostas do participante. A mudança significa que, desde que a TRI foi adotada, o resultado se tornou mais fiel ao desempenho individual do participante, aumentando a comparabilidade entre as edições.  Outra vantagem da TRI é que ela também garante maior precisão na mensuração da proficiência dos examinandos nas áreas avaliadas, uma vez que ela leva em conta o grau de dificuldade das questões e a consistência entre as respostas, e não apenas o número de acertos dos participantes.  

 

CAT – o computerized adaptive testing é um método de aplicação de testes que trabalha junto com o TRI selecionando as questões segundo os níveis estimados de proficiência do examinado. Apesar de o teste seguir um conjunto de questões predefinidas, cada participante realiza um exame individualizado, personalizado a partir do histórico das questões já respondidas. Dessa forma, o examinando recebe questões que valorizem o seu conhecimento.  

Esse é só o início de muitas novidades que ainda estão por vir! 

Para mais informações sobre a modernização do Teste ANPAD, acesse o site no link: https://www.testeanpad.org.br/informacao/projeto  

Publicado por Thalita Cunha em 20/12/2023 às 13:45