Voltar

Retrospectiva e Percepções do EnANPAD 2022

Edição de Outubro – Dezembro de 2022 | Volume 2, Número 4

O Encontro Anual da ANPAD é um dos mais relevantes congressos anuais dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins, e vem sendo realizado há mais de quatro décadas. 

É um espaço de interlocução entre pares que estimula o debate aprofundado e a interação entre os congressistas, palestrantes e convidados internacionais. Ao longo dos anos, tivemos mais de 30 mil participações no EnANPAD e hoje o evento reúne aproximadamente 2 mil pessoas anualmente. 

O XLVI Encontro da ANPAD – EnANPAD 2022, que teve como tema central “Enfrentando os grandes desafios da sociedade: O papel da gestão, dos gestores e das organizações”, foi realizado de 21 a 23 de setembro de 2022 em plataforma on-line. 

 

Figura 1. Vista da tela de entrada na plataforma virtual de realização do evento. 

O evento deste ano teve o prazer de ser precedido pelo 16º Congresso da IFSAM, a Federação Internacional de Associações Acadêmicas de Administração, que ocorreu de 7 a 9 de setembro; e pelas Oficinas de Desenvolvimento Metodológico e pelo Consórcio Doutoral, nos dias 12 e 13 de setembro. 

Os formatos de apresentação de trabalhos privilegiaram o debate aprofundado dos artigos e a interação entre os participantes. Tivemos 367 sessões de apresentação de trabalhos, 61 atividades entre as promovidas pelas divisões acadêmicas da ANPAD e as interdivisionais, e 25 delas contaram com participantes internacionais. No total, recebemos mais de 40 speakers internacionais, de países como África do Sul, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Inglaterra, México, País de Gales, Países Baixos, Portugal e Suécia, além de pesquisadores brasileiros de relevância.  

Todos os trabalhos submetidos recebem pareceres dos avaliadores, independentemente da aprovação ou rejeição do artigo para apresentação. Do total de 2.389 trabalhos submetidos, 1.352 foram aprovados e aqueles apresentados foram publicados nos anais eletrônicos do evento, que contou com 1.920 participantes. Os autores dos melhores trabalhos de cada divisão da ANPAD foram premiados, recebendo fast-track para a publicação no periódico BAR – Brazilian Administration Review ou na RAC – Revista de Administração Contemporânea, ambos da ANPAD, que são open access e estão classificados pelo sistema Qualis no estrato “A2” para a área de avaliação “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo”.  

Percepção dos participantes quanto ao uso da plataforma virtual, satisfação com o EnANPAD e recomendação 

Novamente neste ano, ao final do evento, realizamos uma pesquisa de satisfação com os participantes. Abordamos os seguintes pontos: falhas técnicas da plataforma on-line, desejo quanto à modalidade presencial do próximo EnANPAD, satisfação quanto à organização on-line do EnANPAD, satisfação quanto à qualidade científica, satisfação geral e recomendação do EnANPAD. Alguns itens de satisfação foram adicionados nessa versão, bem como itens de recomendação para melhor ajustar a um constructo. Uma amostra de 498 respondeu ao questionário, o que permitiu fazermos uma melhor validação dos constructos e viabilizar a análise de caminhos.  

O perfil amostral apresentou a seguinte composição: 46,2% foram compostos por discentes pertencentes a programas associados, 23,9% por docentes pertencentes a programas associados, 11,8% por discentes de programas não associados, 6,8% por líderes de tema, 4,4% por docentes de programas não associados, 2,4% por discentes voluntários, 2,0% por discentes com isenção de taxa (étnico/racial), 1,2% por ouvintes e 1,2% por docentes aposentados. Além disso, 52,6% possuíam idade até 40 anos, 51,4% do sexo masculino. A pesquisa teve abrangência nacional, com 45% proveniente da Região Sudeste do Brasil, 25,9% da Região Sul, 16,7% da Região Nordeste, 8,2% da Região Centro-Oeste e 4,2% da Região Norte. 

Trazemos os resultados da pesquisa para conhecimento da comunidade. Nas tabelas a seguir (Tabelas 1 a 4), mostramos os principais resultados, com os itens agrupados com validade convergente e em fatores com as análises descritivas. A Tabela 1 (com escala de 0 – nunca a 3 – frequentemente) mostra as falhas técnicas na plataforma on-line. Nesse evento, elas foram raras para todos os critérios avaliados, porém existentes. Idealmente, não deveria haver falhas na plataforma. Houve melhorias em relação ao evento do ano anterior, como o congestionamento de acesso, mas ainda houve percepção de existência do problema. Um alerta de teste prévio de microfones e vídeos dos participantes ainda não foi possível implementar, mas pode aliviar os problemas desse tipo. A coordenação técnica da sala precisa ser aperfeiçoada, com melhor capacitação e testes antes do evento que podem evitar falhas gerais com os links e itens de acesso à plataforma. 

A satisfação geral com o EnANPAD 2022 (medida em apenas um item) foi na média de 4,36 (desvio padrão de 0,90), em uma escala de 1 (totalmente insatisfeito) a 5 (totalmente satisfeito). Portanto, os participantes avaliaram muito bem o evento. As especificações das dimensões dessa satisfação nos constructos “satisfação quanto à organização on-line do EnANPAD” e “satisfação quanto à qualidade científica do EnANPAD” podem ser vistas nas Tabelas 2 e 3, respectivamente. 

Em relação à medição da satisfação com o evento do ano anterior, alguns itens foram modificados e acrescentados. Isso proporcionou melhoria da validade convergente dos constructos de satisfação e a nova formatação e nomenclatura. Agora um dos constructos se chama “satisfação quanto à organização on-line do EnANPAD”, com escala de 1 (totalmente insatisfeito) a 5 (totalmente satisfeito), na Tabela 2. Destacam-se os seguintes itens que levaram a maior satisfação: os painéis divisionais, a versão em inglês do site de eventos, painéis interdivisionais e a organização on-line como um todo do evento. O preço da inscrição é um desafio ainda a ser melhorado, mas essa pesquisa foi realizada antes da divulgação da prestação de contas, o que pode não refletir as justificativas apresentadas. O espaço lounge on-line também é um item a ser aperfeiçoado. No entanto, com a realização do evento presencial ele pode ter outra interpretação. 

O segundo constructo de satisfação foi denominado “satisfação quanto à qualidade científica do EnANPAD”. A qualidade do sistema de submissão, o tema geral do EnANPAD, bem como a qualidade dos trabalhos apresentados são os itens mais bem avaliados. Os feedbacks recebidos da plateia na apresentação dos trabalhos carecem de melhorias. A avaliação desse item pode ser melhorada em um evento presencial, já que na modalidade on-line as pessoas ficam mais “tímidas” para se manifestarem. 

 

Nessa edição foram acrescentados dois itens acerca de recomendação do EnANPAD pelos participantes, formando assim um novo constructo (Tabela 4). Dessa maneira, com a validade convergente confirmada, a recomendação do EnANPAD pode refletir maior variedade das recomendações. Revelou-se que a recomendação a alunos(as) e professores(as) foi sinalizada como maior possibilidade de recomendação, enquanto a recomendação a estrangeiros acadêmicos com menor possibilidade. Porém, ainda assim, foi positivamente bem assinalada.

A Figura 2 demonstra a análise preditiva de caminhos do constructo falhas técnicas na plataforma on-line até o constructo recomendação do EnANPAD (relações diretas). Os participantes também assinalaram o desejo quanto à modalidade virtual/presencial para o próximo EnANPAD (2023), sendo que 32% desejam a modalidade 100% presencial, 37% a modalidade híbrida e 31% a modalidade 100% virtual. Dessa forma, foi mensurado também o caminho preditivo desse desejo até a recomendação do EnANPAD. Todos estes sendo mediados pela satisfação geral do evento. Utilizamos os escores padronizados dos constructos e também a forma padronizada dos itens isolados. 

Percebe-se que, quanto maior o desejo quanto à modalidade presencial do EnANPAD (B = -0,24; p ≤ 0,01), menor a satisfação geral do evento. Similarmente, quanto mais falhas técnicas na plataforma on-line do EnANPAD (B = -0,27; p ≤ 0,01), menor a satisfação geral do EnANPAD. Ambos fazem sentido já que o EnANPAD 2022 foi realizado apenas em modalidade on-line. Mas, ainda assim, percebe-se o efeito de maior magnitude das falhas técnicas. Já a maior satisfação geral do evento (B = 0,67; p ≤ 0,01) gera mais recomendação.  

A Tabela 5 ilustra todas as estimativas para a recomendação do evento. Percebe-se que as falhas técnicas na plataforma on-line e o desejo quanto à modalidade presencial do EnANPAD impactam totalmente e negativamente a recomendação por meio da satisfação geral e com grau similar. Seus efeitos diretos na recomendação são insignificantes. Dessa forma, a variância total explicada na recomendação do EnANPAD foi na ordem de 44%, o que sinaliza um mediano efeito. Outros motivos não investigados podem explicar as variações dessa recomendação. 

 

Do que mais gostou? 

 Os participantes relataram aspectos positivos do evento em 2022. A Figura 3 mostra a análise de similitude e as conexões dos termos dessa atitude. Similarmente ao ano anterior, percebemos que o evento é elogiado quanto aos trabalhos apresentados, as discussões desses trabalhos, com adição de elogios ao tema do evento, a diversidade e a acessibilidade presentes no evento na modalidade on-line. A organização na sua modalidade on-line também recebeu elogios principalmente por meio de elogios à plataforma on-line, os painéis divisionais e interdivisionais. 

Figura 3. Análise de similitudes das atitudes positivas ao evento.  

Críticas e sugestões  

Finalmente, os participantes relataram as críticas e sugestões à realização do evento (Figura 4). Detectamos quatro frentes sobre o assunto. A primeira crítica se refere à modalidade exclusivamente on-line, principalmente relacionada ao preço da inscrição. Mesmo que a política de preços de forma inclusiva tenha sido feita, ainda é um desafio a ser superado. Dessa forma, sugerem que a modalidade presencial poderia ser mais justa, mas teria o desafio de aumentar a inclusão nesse formato. A segunda frente é referente às solicitações por mais inclusão e melhor tempo para o consórcio doutoral e oficinas de desenvolvimento metodológico. A terceira frente é referente à falta de apoio para as palestras estrangeiras e problemas de língua estrangeira, com sugestão de ter tradução simultânea. A quarta e última frente tem como foco as sessões de apresentação de trabalho, que poderiam ter melhor (mais) tempo distribuído para gerar mais discussão e debate. Eles sugerem destinar mais tempo para melhor experiência da plateia e possibilidade de a gravação estar disponível a todos que participaram. A ANPAD pode incorporar essas críticas para a realização do evento do próximo ano. 

Figura 4. Análise de similitude das críticas e sugestões dadas pelos participantes. 

Por fim, agradecemos a todos e todas que participaram do EnANPAD 2022. Sua contribuição com palestras, apresentação de trabalhos e prestígio ao trabalho da nossa comunidade foram fundamentais para o sucesso do evento. Temos aprendido a inovar e superar desafios na realização dos eventos. Esperamos que o próximo evento seja ainda melhor, contando sempre com a contribuição da comunidade acadêmica!  

 

Texto escrito em colaboração de Rafael Barreiros Porto (PPGA/UnB; ANPAD) e Kler Godoy (ANPAD). 

Publicado por em 14/12/2022 às 10:04