Voltar

Retrospectiva do 16º Congresso da IFSAM

Edição de Outubro – Dezembro de 2022 | Volume 2, Número 4

O 16º Congresso Internacional da Federation of Scholarly Association of Management – IFSAM, realizado como pré-evento do EnANPAD 2022, foi um sucesso. A IFSAM é uma federação cuja missão é promover o desenvolvimento da pesquisa, ensino e prática da administração ao redor do mundo.  

O evento contou com seis mesas redondas para discutir temáticas atuais ligadas à administração, tais como o papel das mudanças tecnológicas no ensino, os desafios da ciência aberta, a importância da avaliação do impacto social da pesquisa, e formas de promover maior engajamento com a prática. Além disso, os vencedores dos prêmios dados pela IFSAM foram apresentados e tiveram a oportunidade de falar mais sobre suas conquistas.  

A comunidade da ANPAD esteve fortemente presente no congresso, representando mais de 50% dos participantes. O 16º Congresso da IFSAM foi realizado integralmente de forma on-line, dando flexibilidade aos participantes do mundo todo para participar durante os três dias de congresso de acordo com sua disponibilidade.  

O congresso obteve elevados índices de satisfação entre os participantes. Dentre os respondentes da pesquisa de satisfação realizada, cerca de 90% se consideraram altamente satisfeitos com as mesas redondas de que participaram. As discussões foram tão interessantes que 20% dos participantes sentiram falta de mais tempo para a parte de perguntas e respostas. O NPS (net promoter score) do congresso ficou em 100, com mais de 90% dos participantes da pesquisa indicando que participariam novamente do evento.  

De forma geral, 67% dos participantes consideraram que o congresso foi bom para obter conhecimento sobre importantes áreas para a definição de políticas públicas e privadas ligadas à pesquisa, ensino e prática na administração. Muitos também gostaram de ter contato com autoridades e experts ligados a temáticas de seu interesse (54%) e de obter uma visão internacional sobre essas temáticas (46%).  

Nos dias atuais, com tantos congressos on-line e webinars, receber um feedback como esse mostra a qualidade do 16º Congresso da IFSAM. Esperamos contar com a sua presença na próxima edição em 2024! 

 

Até lá! 

 

Texto escrito pela Juliana Bonomi Santos (Professora na Escola de Administração de Empresa da Fundação Getulio Vargas – FGV-EAESP e Deputy of VP Conferences na IFSAM). 

Publicado por em 14/12/2022 às 09:51