Voltar

Modernização do Site: Um Projeto ANPAD Digital 

Edição de Outubro – Dezembro de 2022 | Volume 2, Número 4

O mundo muda, e os padrões de consumo também. É por isso que hoje em dia, com o mercado cada vez mais digital, dominar o mundo virtual é essencial. Para acompanhar essa evolução tecnológica, não basta adequar-se aos novos parâmetros e moldes impostos pela sociedade. É preciso ir além, e buscar entender como e por que as rápidas mudanças tornam obsoleto o que antes dominava o mercado. 

Se no passado, acessar sites via LAN houses era o comportamento mais esperado, hoje, basta resgatar o smartphone do bolso da calça e, com um clique, acessar o que se precisa. 

O padrão dos websites também mudou. Agora, eles apresentam modernos conceitos de layout e conteúdo para atender às necessidades atuais não só das novas gerações, mas também das gerações mais antigas. 

Com isso, o Projeto de Modernização do Site Institucional da ANPAD foi pensado, planejado e executado para inovar e entregar o melhor conteúdo e layout capazes de atender o seu público.  

Agora, o site da ANPAD conta com uma nova interface! O layout é moderno, intuitivo, e responsivo, para facilitar a navegação entre todos os conteúdos que você encontra no site, seja por meio do computador, do smartphone ou do tablet. 

A seguir, destacamos as principais novidades no site da ANPAD: 

  • Notícias: a seção de notícias foi implementada para atender pós-graduandos, professores, gestores, diretores, e toda a comunidade que tenha interesse em se manter informada, com conteúdo de qualidade, a respeito da área da Administração e suas correlatas. 
  • Vídeos: na página inicial, acesse rapidamente vídeos de interesse da comunidade acadêmica disponibilizados no canal da ANPAD no YouTube.  
  • Matérias individuais da Newsletter: acessar as matérias pelas quais você se interessa nunca foi tão fácil! Agora, é possível navegar por cada matéria publicada na Newsletter, sem precisar acessar o PDF completo da edição. Além disso, é possível compartilhar uma matéria diretamente do site para suas redes sociais. 
  • Linha do tempo: conheça os principais marcos da história da ANPAD, desde sua criação até as conquistas mais recentes. 

 

Convidamos alguns dos principais envolvidos no projeto para compartilhar um pouco mais sobre suas etapas: 

“A proposta de um novo website para a ANPAD veio de diagnóstico feito antes da posse da atual diretoria, no ano de 2020. Quando assumimos, essa mudança passou a ser uma das principais prioridades da Diretoria de Comunicação e Publicações. Porém, naquela época, verificamos a necessidade de uma série de mudanças prévias de transformação digital na ANPAD para posterior atualização no site institucional, que ocorreu ao longo de 2022.” 

– Professor Rafael Barreiros Porto 

 Em agosto de 2022, após algumas tentativas e orçamentos com alguns fornecedores, tomamos a decisão de desenvolver o projeto com a equipe interna e fornecedor parceiro. Com isso, o Projeto Modernização do Site Institucional foi desenhado pela equipe da ANPAD composta por Altamar Urbanetz (Gerente de Soluções e Projetos), Luciano Takao Toyshima (Analista de Sistemas), Rafael Gatto (Gerente de Governança e Tecnologia), Isabela Barros (Analista de Comunicação e Marketing) e Professor Rafael Barreiros Porto (Diretor de Comunicação e Publicações). 

“Desenhado em metodologia híbrida de projetos, utilizamos algumas das cerimônias do framework Scrum para ritmar o acompanhamento das atividades e das entregas. Toda semana, nos reuníamos para identificar possíveis impedimentos, solucionando-os de maneira mais assertiva e em menor tempo, além de sempre buscarmos atender às necessidades do cliente. Realizamos a validação das entregas, em 90% dos casos, a cada sete dias (tempo que definimos para cada Sprint). Essa dinâmica nos ajudou na condução e na correta identificação para traduzir as necessidades do usuário em requisitos do projeto. A integração da equipe resultou em entregas de excelência, o que possibilitou desenvolver todo o projeto em 40 dias.” 

– Altamar Urbanetz 

 A primeira etapa do planejamento foi o desenho da Estrutura Analítica do Projeto (EAP), um diagrama que organiza o escopo do projeto de forma visual, hierárquica e em partes menores, para facilitar o gerenciamento das principais entregas. Com a EAP estruturada, a equipe realizou a construção do Kanban dentro da plataforma de gestão Monday, utilizada pela equipe ANPAD para o acompanhamento de projetos e atividades das equipes. 

 Os avanços das entregas ocorriam todas as semanas, junto com as validações da Diretoria. Durante as reuniões, o foco principal estava em aprovar a criação do design dos layouts para os conteúdos. Após essa validação, a equipe de TI seguia para a etapa de desenvolvimento com as implementações no site.   

“A primeira etapa do desenvolvimento do site foi decidir se utilizaríamos um CMS (Content Management System) ou se optaríamos por criar um sistema próprio. Após a análise dos requisitos, e considerando que um dos principais deles era o site ter um portal administrativo para o gerenciamento do conteúdo, optamos por usar um CMS open source. Dessa maneira, conseguimos nos concentrar nas particularidades da ANPAD. No decorrer do desenvolvimento tivemos as reuniões com a equipe do projeto e, diante do que era exposto, transmitíamos as definições para a elaboração do layout. Nessa etapa, realizamos as entregas por meio de uma ferramenta de prototipagem de design, para validação do Prof. Rafael Porto. Após os ajustes e liberação, seguíamos para a etapa do desenvolvimento e disponibilização da página/seção no site. Com essa dinâmica de trabalho empregada, conseguimos realizar as alterações antes da etapa final, assim pudemos evitar o retrabalho. A interação da equipe também foi importante para a entrega da primeira versão do site em um curto espaço de tempo.” 

– Luciano Takao Toyshima 

 A equipe era responsável por transformar as ideias de design para elaborar o novo layout e, ao mesmo tempo, pelo conteúdo, que deveria ser planejado da melhor forma para atender aos critérios e estar alinhado com a excelência da ANPAD.  

“Por meio de uma gestão compartilhada, as etapas foram discutidas pelos demais membros da Diretoria Executiva até chegar à versão final, lançada no final de 2022. O trabalho teve enorme êxito devido ao esforço de todos da equipe. Parabéns!” 

– Professor Rafael Barreiros Porto 

 A ANPAD agradece a todos os envolvidos que participaram direta ou indiretamente para essa entrega! 

Por fim, não deixe de conferir o novo website e aproveitar todo o conteúdo e serviços da ANPAD que você encontra por lá. 

 

Texto escrito em colaboração de Isabela Barros (ANPAD) e Altamar Urbanetz (ANPAD). 

Publicado por em 14/12/2022 às 10:07