Voltar

Pré-Evento do EnANPAD 2022: Oficinas de Desenvolvimento Metodológico (ODM)

Edição de Julho – Setembro de 2022 | Volume 2, Número 3

Seguindo a iniciativa criada em 2021, o EnANPAD 2022 será precedido por uma série de atividades voltadas à comunidade acadêmica em Administração de Empresas, Administração Pública, Ciências Contábeis e Turismo. Neste ano, o foco será o desenvolvimento de metodologias de ensino e de pesquisa, abrangendo os diversos públicos que integram o campo. Para isso, foram pensadas diferentes atividades que serão realizadas nos dias 12 e 13 de setembro, todas na modalidade remota, mas com diferentes formatos. 

As Oficinas de Desenvolvimento Metodológico (ODM), pré-evento do EnANPAD 2022, iniciarão com um painel aberto sobre “Pesquisa de Intervenção no Campo da Administração”. Com participação de Daniel Lacerda (Unisinos) e Natalia Bueno (Emory University), esse painel abordará os desafios para desenvolvimento de pesquisas voltadas a intervenções, seja baseadas em experimentos de campo, seja adotando a perspectiva do design science research. O objetivo é dialogar com pesquisadores e pesquisadoras nos diferentes níveis de formação, de programas acadêmicos e profissionais. 

Na sequência, serão realizados painéis e oficinas de desenvolvimento de metodologias de pesquisa. Essas atividades foram pensadas em trilhas, com enfoque em abordagens ora quantitativas, ora qualitativas, e também na integração de ambas. Além disso, haverá momentos dedicados ao debate sobre ética na pesquisa, com painéis e oficinas que lidam com os desafios atuais para avanço dessa agenda no campo. 

As atividades de caráter transversal retomarão temas-chave para o desenvolvimento de pesquisas de impacto. Inicialmente, um painel temático discutirá o necessário alinhamento entre objetivos de pesquisa, teorias e métodos. Esse painel será seguido por duas atividades com enfoque em ética de pesquisa. O segundo painel temático discutirá o papel dos comitês de ética, assim como os novos desafios trazidos pela recente Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD). Haverá, ainda, oficina sobre procedimentos e técnicas para garantia de maior transparência na pesquisa e pré-registro de estudos em plataformas públicas. 

As oficinas sobre metodologias de pesquisa qualitativa e quantitativa, por sua vez, terão como foco métodos e técnicas disseminados em nossa área. As oficinas quali trabalharão o desenvolvimento de estudos de caso, a operacionalização de análise temática e a estruturação de estudos etnográficos. Já as oficinas quanti abordarão desenho de experimentos, pareamento e uso de dados em painel. O objetivo será se debruçar no “fazer”, discutindo os passos, procedimentos e desafios para aprimoramento desses tipos de estudo, com olhar mais aplicado. Assim, os/as participantes sairão das oficinas com ganhos concretos para estudos em curso. 

Já as oficinas sobre metodologias de ensino e de aprendizagem estão organizadas em dois momentos. O primeiro irá abordar as metodologias inventivas, especialmente, projetos de aprendizagem gamificados e VersOnLIFE (esta última envolvendo as duas perspectivas de metaverso) e, o segundo, as práticas pedagógicas SaIGOn. O objetivo consiste em problematizar as metodologias e práticas pedagógicas num contexto de educação híbrida e multimodal, bem como de educação OnLIFE, apresentando as metodologias inventivas e as práticas pedagógicas SaIGOn, desenvolvidas pelo Grupo Internacional de Pesquisas Educação Digital – GPe-dU Unisinos/CNPq no âmbito de uma docência OnLIFE. 

No total, a programação contará com 12 atividades, algumas realizadas exclusivamente e outras em concomitância. Painéis de caráter mais expositivo serão também transmitidos no canal da ANPAD no YouTube, com a interlocução com participantes mediada via chat, e posteriormente serão disponibilizados para o público geral. Já as oficinas serão conduzidas por especialistas nos temas e realizadas mediante inscrição de interessados/as. Buscamos, com isso, mapear a participação de modo a ajustar as dinâmicas que serão adotadas pelos mediadores e mediadoras convidados. 

As oficinas de Metodologia de Ensino e Pesquisa têm sido coordenadas por Ana Diniz (Insper), Eliane Schlemmer (Unisinos) e Rafael Goldszmidt (FGV-EBAPE) em parceria com a Diretoria Científica da ANPAD. A seguir, confira a programação detalhada. 

 

Texto escrito em uma colaboração das Professoras Ana Diniz (Insper), Eliane Schlemmer (Unisinos) e Prof. Rafael Goldszmidt (FGV-EBAPE). 

Publicado por em 06/11/2022 às 22:40