Voltar

Destaques dos Painéis Interdivisionais do EnANPAD 2022 

Edição de Julho – Setembro de 2022 | Volume 2, Número 3

Este ano, o EnANPAD conta com atividades que refletem o tema central do evento: “Enfrentando os grandes desafios da sociedade: O papel da gestão, dos gestores e das organizações”. Na programação teremos dois pré-eventos: o 16º Congresso da IFSAM e as Oficinas de Desenvolvimento Metodológico (ODM) em conjunto com o Consórcio Doutoral. Além disso, seguindo a tradição, contaremos com as palestras principais de cada divisão, que terão a participação de professores convidados referências em suas áreas. Mas isso não é tudo! Paralelamente também teremos a realização de nove painéis interdivisionais, compostos por especialistas nacionais e internacionais. 

Para que vocês não percam algumas das apresentações mais importantes do EnANPAD 2022, trazemos aqui breves informações sobre os temas e participantes dos painéis interdivisionais deste ano. 

No dia 21 de setembro, pela manhã, teremos a realização do primeiro painel interdivisional, em que os Profs. Geraldine Fraser-Moleketi da Nelson Mandela University (África do Sul), Yamini Aiyar do Centre for Policy Research (Índia), Linda Bilmes do Kennedy School of Government e Harvard University (EUA), e Rolf Alter da Hertie School of Governance (Alemanha) apresentarão sobre “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em ação: Uma perspectiva global”, contando com a moderação da Prof.ª Alketa Peci da FGV/EBAPE e diretora-presidente da ANPAD. 

Já na parte da tarde ocorre o segundo painel interdivisional, com o tema “Sustentabilidade e Descolonização”, apresentado pelos Profs. David Zoogah da McMaster University (Canadá), Juliana Cristina Teixeira do PPGAdm/Ufes, Josiane Silva de Oliveira do PPGADM/UFG e PPA/UEM, e Sergio Eduardo de Pinho Velho Wanderley do PPGA/Unigranrio. 

Na sequência, após breve intervalo, temos a apresentação do terceiro painel interdivisional, intitulado “Balanço e Perspectivas da Avaliação na Área 27 da Capes” que será apresentado pelo Prof. Edson Ronaldo Guarido Filho da FACE/UnB, atual coordenador da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na Capes para o período 2018-2022, e conta com a mediação da Prof.ª Alketa Peci.  

No dia seguinte, 22 de setembro, a manhã será iniciada com a realização do quarto painel interdivisional, intitulado “Parceria reimaginada entre editores e comunidade de pesquisa: De olho nos grandes desafios atuais pelas lentes dos ODS em prol da melhoria da sociedade”, e que conta com a participação de Wendy Purcell da Harvard T. H. Chan School of Public Health (EUA), Richard Oloruntoba da Curtin Business School (Austrália), Jo Jones e Florence Theberge, ambos da Emerald Publishing. O painel será mediado pelo André Jun, também da Emerald Publishing. 

Ainda pela manhã será realizado o quinto painel interdivisional, com o tema “Mudanças Ambientais Globais”. Mediado pelo Prof. Jose Antonio Puppim de Oliveira do FGV/EAESP e FGV/EBAPE, conta com a participação da Prof.ª Karen Seto da Universidade Yale (EUA) e dos Profs. Saleem Ali da Universidade de Delaware (EUA) e Paulo Artaxo da USP/IF, que tratarão desse assunto tão preocupante. 

A tarde será iniciada com o sexto painel interdivisional que debate a temática do “Populismo e Retrocesso Democrático”. Além de contar com a moderação da Prof.ª Alketa Peci, tem a participação dos Profs. Donald Moynihan da Universidade de Georgetown (EUA), David Arellano-Gault do CIDE (México) e da Prof.ª Michelle Morais de Sa e Silva da Universidade de Oklahoma (EUA).  

Na sequência, ocorre o sétimo painel interdivisional, intitulado “Inclusão Pós-Pandemia: Oportunidades e Desafios”, mediado pelo Prof. Delane Botelho da FGV/EAESP e com a participação especial da Regina Maia – diretora de Comunicação Institucional do iFood, e da Lisiane Lemos – gerente de Programas de Recrutamento de Diversidade, Equidade e Inclusão do Google. 

A manhã do último dia do evento, 23 de setembro, conta com o oitavo painel interdivisional, intitulado “Adoção de Inteligência Artificial nas Organizações e na Sociedade: O que Aprendemos em Sete Décadas de Transformação Digital nos Preparou para Entender este Processo?”. Proposto pela Prof.ª Edimara Mezzomo Luciano do PPGAd/FACE/PUCRS e atual coordenadora da Divisão de Administração da Informação (ADI) da ANPAD, o painel contará com a participação de cinco painelistas: Prof. Armindo dos Santos de Sousa Teodósio do PPGA/PUC Minas e atual coordenador da Divisão de Administração Pública (APB) da ANPAD, Prof.ª Marie Anne Macadar Moron do COPPEAD/UFRJ e FGV/EAESP, Prof. Cesar Alexandre de Souza do PPGA/FEA/USP, Prof.ª Paula Chimenti do COPPEAD/UFRJ e Prof.ª Andrea Poleto Oltramari do PPGA/EA/UFRGS e do SOCIUS/ISEG da Universidade de Lisboa. 

Já na última tarde do evento, ocorre o último painel interdivisional, intitulado “A Arte no Desenvolvimento de Recursos: O Valor da Inovação, Tecnologia e do Indivíduo na Organização”, mediado pelo Prof. Delane Botelho da FGV/EAESP e com a participação especial de Daniel Pedrino – presidente da Faculdade Descomplica, Gabriela Baumgart – presidente do conselho do IBGC e do conselho do Grupo Baumgart, e Marcelo Lacerda – Terra Networks e Magnopus 

Encerrando o EnANPAD 2022, à noite, será realizada a Cerimônia de Premiação e Encerramento, em que a Diretoria Executiva (triênio 2021-2023) apresentará uma breve retrospectiva do evento e fará a revelação e entrega dos seguintes prêmios aos vencedores: 

» Premiação dos divisionais: será premiado o melhor trabalho de cada Divisão Acadêmica. 

» Prêmio Clovis L. Machado-da-Silva: para o melhor trabalho do evento, patrocinado pela editora Emerald Publishing e que oferecerá ao trabalho ganhador o prêmio de USD1.500,00. 

» Melhor artigo cuja temática contribua para a compreensão, análise e intervenção prática quanto à construção de estratégias e capacidades na Administração Pública brasileira: todos os artigos enviados ao evento concorrem ao prêmio de R$ 4.000,00 oferecido pela REPÚBLICA.ORG. 

Bom, agora que já demos um gostinho do que vem pela frente*, recomendamos o acesso à programação completa dos pré-eventos e do EnANPAD 2022. Em nosso site constam todas as palestras, painéis e mesas-redondas para que você escolha aqueles de seu interesse.  

Contamos com a sua participação no XLVI Encontro da ANPAD! 

* Programação sujeita a alterações. 

 Texto escrito por Kler Godoy (ANPAD). 

Publicado por em 06/11/2022 às 22:36