Voltar

Oficinas de Desenvolvimento Profissional: O pré-evento do EnANPAD 2021

Edição de Julho – Setembro de 2021 | Volume 1, Número 3

Mais do que um evento acadêmico, o EnANPAD sempre foi um espaço de encontrar pessoas queridas, saber o que está acontecendo em nossa área e conhecer gente nova. Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia nos impõe mais essa perda e nos obriga a fazer um encontro on line. Como forma de manter a comunidade engajada e de trazer temas transversais – de interesse de várias divisões, porém impossíveis de serem tratados com a atenção merecida no evento regular – a nova Diretoria Executiva da ANPAD propôs a mim o desafio de coordenar um pré-evento: as Oficinas de Desenvolvimento Profissional (ODPs).  

Entre 29 de setembro e 01 de outubro de 2021, ofereceremos uma série de atividades abertas ao público, em que exploremos questões que afetam discentes e docentes da nossa área. Inscritas e inscritos no EnANPAD terão acesso às oficinas por meio da plataforma do evento, enquanto o público geral poderá desfrutar do conteúdo por meio do canal da ANPAD no YouTube. 

 Contando com a participação de pessoas de dentro e de fora da academia, a composição das mesas levou em conta a diversidade em suas diversas vertentes, incluindo gênero, raça e heterogeneidades epistemológicas e metodológicas, sem deixar de abrir espaço para pessoas em início de carreira. Como diria o poeta, “Evóe, jovens à vista”. 

 No primeiro dia, exploraremos questões ligadas ao mercado de trabalho após o doutorado. Por exemplo, quais são as perspectivas num cenário em que formamos cada vez mais pessoas com mestrado e doutorado em Administração com cada vez menos vagas abertas em instituições de ensino superior? Buscar alternativas no exterior é um caminho? Se sim, quais os limites e possibilidades? Pessoas egressas de nossos programas podem postular posições no mercado não acadêmico? Existe “match” entre as competências que estamos desenvolvendo em nossos programas e aquilo que empresas com e sem fins lucrativos desejam? 

 No segundo dia, além de questões metodológicas situadas na fronteira do conhecimento, abordaremos também atividades de impacto de interesse tanto de dirigentes de programas de pós-graduação (como, por exemplo, as acreditações internacionais, as avaliações e regulamentações governamentais, bem como a interface com a graduação) quanto de pesquisadoras e pesquisadores da área. Nesse último aspecto, destacam-se os desafios enfrentados por doutoras em Administração, Ciência Contábeis e Turismo num mundo marcado por violências de gênero e raciais, em que infelizmente ainda ocorrem tentativas de silenciamento de mulheres na academia. Abrir esse espaço de diálogo, escuta e reflexão é fundamental para discutir o tema com a devida seriedade e transformar o nosso entorno. 

Por fim, no último dia, temos o Consócio Doutoral. Contando com a coordenação da professora Josiane Oliveira (PPA/UEM e PPGADM / UFG) e do professor Marcelo Pagliarussi (PPGCC/FEA-RP/USP) e com a participação de um corpo docente diverso, será oferecida uma série de atividades a doutorandas e doutorandos dos programas filiados a ANPAD no intuito de contribuir para o desenvolvimento de suas teses.  

A programação detalhada do evento pode ser vista no site do EnANPAD 2021, no menu “Pré-evento (ODPs)”. Um abraço e até lá! 

Publicado por em 06/11/2022 às 10:59