Desde 2021, a ANPAD já beneficiou 1.093 estudantes com suas iniciativas de isenção, ampliando o acesso a oportunidades acadêmicas e promovendo um ambiente mais diverso e inclusivo. Essa política afirmativa busca ampliar a participação desses grupos nos espaços acadêmicos e reforça o compromisso da ANPAD com a promoção da equidade na pós-graduação.
A ANPAD, comprometida com o avanço acadêmico e científico do Brasil, reforça sua agenda de inclusão por meio da iniciativa ANPAD Inclusiva. O programa busca ampliar o acesso à pós-graduação para grupos sociais historicamente marginalizados, reconhecendo que a desigualdade de oportunidades ainda é um desafio estrutural no ensino superior e nas carreiras científicas.
Essa necessidade se torna evidente ao se analisarem os dados sobre representatividade na pós-graduação brasileira. Conforme o Relatório do Grupo de Trabalho Equidade e Redução de Assimetrias na Pós-Graduação, publicado pela CAPES em dezembro de 2024, apesar das menções à equidade nos documentos de área e fichas de avaliação, as iniciativas ainda são insuficientes para alterar o cenário de desigualdades. O relatório destaca que a composição da pós-graduação no Brasil não reflete a diversidade demográfica do país, indicando a urgência da implementação de políticas efetivas de inclusão.
Ciente dessa realidade, a ANPAD desenvolve ações concretas por meio do programa ANPAD Inclusiva, para superar barreiras estruturais e promover oportunidades mais equitativas na pós-graduação em Administração e áreas afins. Entre essas ações, destaca-se a adoção de isenções em taxas de inscrição nos eventos promovidos pela Associação e no Teste ANPAD.
No caso dos eventos, a isenção da taxa de inscrição é destinada a pessoas que, dentro de critérios preestabelecidos, comprovem insuficiência de recursos socioeconômicos e pertencimento a grupos étnico-raciais historicamente marginalizados — como pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas. Em 2024, foram concedidas 56 isenções para participação em eventos.
Já em relação ao Teste ANPAD, a isenção é voltada a estudantes que comprovem histórico de insuficiência de recursos socioeconômicos durante sua trajetória escolar e formação acadêmica. Em 2024, foram concedidas 290 isenções para o exame.
A construção de uma pós-graduação mais diversa e representativa exige um esforço coletivo e contínuo. A ANPAD segue comprometida com essa agenda e convida toda a comunidade acadêmica a participar e contribuir com a ANPAD Inclusiva, ajudando a transformar a realidade da educação superior brasileira.
Publicado por Daniele Cardoso Souza em 2America/Sao_Paulo255terça-feiraAmerica/Sao_Paulo3030America/Sao_Pauloter, 22 abr 2025 13:13:55 -0300 -> 22/04/2025 às 13:13