Há 10 anos a ciência brasileira ganhou mais uma base indexadora, o SPELL!
Desde a sua criação, em 2012, o SPELL, como uma base referenciada de conteúdo científico, tem como objetivo promover o acesso, organização, disseminação e análise da produção científica dos periódicos. Com seus quase 64.000 documentos indexados, acumula os mais de 43 milhões de acessos, que fizeram a diferença e com certeza contribuíram significativamente na pesquisa científica. A cada ano, são incluídos na base cerca de 4.000 documentos publicados nos 139 periódicos indexados. Como repositório digital, o SPELL permite o acesso gratuito aos artigos indexados e isso gerou mais de 15 milhões de downloads.
A partir de 2015, o SPELL passou a calcular o índice de impacto dos periódicos indexados, através dos seguintes índices:
- Número médio de referências por artigo;
- Impacto (2 e 5 anos);
- Índice de imediatismo;
- Taxa de autocitação;
- Impacto (2 anos sem autocitação);
- Impacto (5 anos sem autocitação);
- Meia-vida da citação; e
- Índice H.
Graças a esses esforços, em 2017, o índice de impacto dos periódicos gerado pelo SPELL passou a fazer parte dos critérios de qualidade na classificação de periódicos do Qualis/Capes da Área 27 (Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo) e recentemente foi consolidado de acordo com a publicação do Relatório de Avaliação Quadrienal 2017-2020, que detalha as definições de parâmetros de avaliação.
Não há como negar a contribuição do SPELL na divulgação da produção científica!
Muitas melhorias virão! Abre-se caminho para indexação de periódicos estrangeiros e nacionais de áreas correlatas à Administração, Contabilidade e turismo no SPELL. Trabalharemos incessantemente para que muitos projetos se concretizem!
Aguardem!
Matéria escrita por Simone L. L. Rafael (ANPAD)
Publicado por em 15/03/2023 às 10:31