Voltar

A BAR está completando 20 anos!

Edição de Janeiro – Março de 2023 | Volume 3, Número 1

Como atual editor-chefe, eu sinto um misto de responsabilidade e orgulho. Responsabilidade por ter que manter tantas coisas que foram feitas no passado por pessoas brilhantes que me antecederam, e orgulho por ter a oportunidade de contribuir para o futuro da BAR.

É desta forma que organizo meu texto, primeiro falando um pouco de conquistas passadas – mas que são muito presentes e relevantes – e depois falando do desafio atual.

A BAR é publicada desde 2004, inicialmente de forma semestral e a partir de 2007 de forma quadrimestral. Nesse mesmo ano – somente três anos após sua criação – a BAR ingressa na classificação do Qualis/Capes. Com seu crescimento, em 2008 a BAR passa a ter periodicidade trimestral. Em 2009, a BAR tem a honra de ingressar na Coleção Scielo Brasil e na Scopus, evidenciando seu crescimento sempre associado à qualidade. Em 2012, adota a publicação ‘ahead of print’. Dentro do seu processo constante de qualificação e modernização, em 2013 a BAR adota a plataforma internacional de gestão de manuscritos ScholarOne Manuscripts. Em 2014, damos um importante passo, que demonstra a transparência, a ética e as boas práticas de publicação científica com que a BAR sempre foi gerida, ao sermos aceitos como membros do Committee on Publication Ethics (COPE). Em 2015, a BAR adota a licença Creative Commons (CC BY), seguindo os padrões SciELO para facilitar o acesso à informação e a disseminação do conhecimento. Em 2016, a BAR inova mais uma vez ao fazer a transição de modalidade de publicação em ‘ahead of print’ para ‘publicação contínua’ e, como consequência, acelera a publicação dos artigos. Também com foco em boas práticas de publicação, em 2020 a BAR passa a incentivar as práticas de ciência aberta.

Essas foram somente algumas das ações passadas da BAR – as quais eu desconhecia antes de me tornar o editor-chefe em 2021. Talvez esse desconhecimento tenha sido benéfico. Quem sabe eu nem me candidatasse a essa função se soubesse o verdadeiro ‘tamanho dessa responsabilidade’.

Minha sorte é contar com uma equipe editorial extremamente competente. Isso me motiva e facilita encontrar pontos de colaboração durante minha gestão. Desde que assumi, minha equipe e eu tentamos manter as conquistas e caminhos já trilhados, mas também estamos promovendo contribuições, na esperança de mantermos o nível de entrega realizado até aqui.

Em 2021, estabelecemos uma equipe de editores associados permanentes, contemplando as áreas-chave de submissão, com o propósito de darmos mais qualidade e celeridade aos processos de revisão. Nesse mesmo ano, passamos a aceitar submissões em português, o que resultou num aumento expressivo de submissões. Nosso idioma oficial continua sendo o inglês, mas os artigos submetidos em português somente são traduzidos após o aceite final. Em 2022, três pontos merecem destaque: os autores passaram a reter os direitos autorais do artigo publicado; iniciamos um processo de maior transparência em relação aos nossos indicadores de tempos de revisão e de índices de citações ao publicarmos esses dados em nosso site; e submetemos a BAR à Web of Science (estamos aguardando o resultado). Finalmente, já em 2023 adotamos um novo layout da revista e passamos a usar um software especializado para diagramação, mas o que mais nos orgulhou foi a definição de políticas e práticas para a promoção da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na avaliação e comunicação das pesquisas.

É isso. Em meio a responsabilidades e desafios, espero que possamos manter as conquistas e trazer mais novidades que contribuam para o contínuo crescimento da BAR. Esse é um trabalho em equipe, da equipe atual e da equipe que me antecedeu.

Tenho o enorme prazer de compartilhar, a seguir, depoimentos de parte do nosso time! Muito obrigado a todos e vida longa à BAR!

Prof. Ivan Lapuente Garrido (Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos; editor-chefe da BAR)

 

“Este é um depoimento cheio de emoção por saber que a BAR completa 20 anos de contribuição para a disseminação do conhecimento científico na área de administração. Tive o prazer de participar da criação da BAR e atuar como editor-chefe dos dois primeiros fascículos do periódico. Solicitei a minha substituição por outro editor-chefe por ter assumido, em 2005, o papel de coordenador da área de administração, contabilidade e turismo da Capes, o que poderia configurar um típico conflito de interesses. A ANPAD teve a iniciativa, ousada para aquela época, de editar um periódico em língua inglesa, visando a contribuir para o aumento do nível de abrangência da produção brasileira em administração.

Como era previsto desde o início, autores de outros países logo se juntaram aos autores brasileiros e hoje, após 20 anos, a BAR institucionalizou-se como um dos periódicos brasileiros mais importantes, com lugar de destaque em bases de dados internacionais de publicação científica.Ter participado desse projeto e acompanhado o desenvolvimento do periódico ao longo desses 20 anos é motivo de orgulho para mim e posso dizer que o objetivo da ANPAD, com a criação da BAR, foi alcançado. Parabéns a todos que contribuíram e continuam contribuindo para esse projeto.”

Prof. Tomás de Aquino Guimarães (Professor na Universidade de Brasília, Departamento de Administração (FACE/UnB); primeiro editor-chefe da BAR, entre julho de 2004 e junho de 2005)

 

“BAR, 20 anos! A BAR foi uma ideia ousada da ANPAD. O lançamento de uma revista publicada completamente em inglês no Brasil foi um marco e uma iniciativa pioneira, ainda mais em um momento em que os pesquisadores brasileiros não eram tão requisitados a publicar (muito menos em inglês). A BAR foi para muito além das fronteiras do país e tornou-se uma revista científica bem conhecida em toda a região e também, de certa forma, em outros continentes. Tendo atuado como Editor-chefe da BAR por cinco anos (2010-2015), sou profundamente grato aos editores associados e aos revisores especialistas que me ajudaram a manter e aprimorar os padrões de qualidade da revista e seu reconhecimento internacional. Agradeço também o apoio que sempre recebi da minha assistente editorial Luciane Kiwara e da diretoria e administração da ANPAD.

A BAR serviu como um grande exemplo, seguido depois por outros periódicos sediados no Brasil, ao atrair contribuições do exterior (autores e revisores). Minha experiência na BAR certamente ajudou a pavimentar o caminho para minha atuação em cargos editoriais em periódicos internacionais, e em minha atual função desde meados de 2021 como Editor-Chefe da RAE (Revista de Administração de Empresas), que também ampliou suas fronteiras para se tornar uma revista internacional. A BAR estará sempre no meu coração!”

Prof. Jorge Manoel Teixeira Carneiro (Professor associado de estratégia e de negócios internacionais da FGV EAESP; editor-chefe da BAR entre outubro de 2010 e janeiro de 2015)

 

“Ao assumir o papel de editor-chefe da BAR, em 2015, vários desafios me foram apresentados. Alguns colegas questionavam a validade de uma revista apenas com artigos em inglês em um país onde a língua oficial é o Português. Participei de algumas mesas com editores de outros periódicos e sempre defendi que a visibilidade da produção acadêmica nacional, em um mundo globalizado, tinha clara relação com a publicação em língua inglesa. Lembro-me que, enquanto editor-chefe, enfrentei dificuldades na seleção de artigos: encontrar artigos de alta qualidade e que atendam aos padrões internacionais de publicação em inglês, especialmente em uma comunidade acadêmica não habituada ou “forçada” a escrever em inglês. Outro ponto que destaco refere-se à concorrência com outras publicações. Há muitas revistas acadêmicas publicadas em inglês em todo o mundo, então é difícil atrair autores e leitores para uma publicação brasileira com fator de impacto não muito competitivo.

Embora a BAR tenha o apoio da ANPAD, publicar uma revista acadêmica em inglês no Brasil pode ser caro, especialmente com a necessidade de pagar por serviços de edição em inglês. Para enfrentar esses desafios, procurei desenvolver uma rede de contatos e colaboradores no Brasil e no exterior que tornaram a minha gestão à frente da BAR prazerosa e um período de muito aprendizado. Fico feliz ao ver que a BAR está cada vez mais ampliando seu alcance e se fortalecendo como um dos principais periódicos da área de administração no Brasil.”

Prof. Salomão Alencar de Farias (Professor de Marketing e Comportamento do Consumidor da UFPE/CCSA; Editor-chefe da BAR entre Janeiro de 2015 e Abril de 2018)

 

“Minha carreira na pesquisa acadêmica começou na época em que a BAR estava sendo concebida por algumas das mentes mais privilegiadas e renomadas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD. Lembro de meu orgulho e empolgação com as primeiras movimentações para o lançamento dessa publicação pioneira, desde o início dedicada a promover as pesquisas de nossa comunidade para um público global. Quando fui nomeado o sexto Editor-Chefe da BAR, aceitei a responsabilidade institucional de proteger a história da revista, defendendo sua missão e fazendo cumprir os mais altos padrões de editoria acadêmica. Até então, por quase duas décadas eu vinha aprendendo a melhor maneira de gerenciar o processo editorial com meus pares da ANPAD e com outras figuras exemplares, bem como com minhas próprias experiências em funções editoriais em outros periódicos. Mas nada se compara à experiência prática à frente de uma publicação tão exigente e conceituada como a BAR. Nessa jornada, contei com o apoio de grandes assistentes editoriais, além do respeito institucional da comunidade para com a revista. Foi uma oportunidade única de contribuir para a comunidade que gentilmente me acolheu como um acadêmico vindo de outra área (ciência da computação) bem como de colocar em prática os valores que adotei e defendo há anos. Às vezes, também fui obrigado a proteger o processo editorial da influência de fatores externos que obviamente existem, para o bem ou para o mal, em qualquer empreendimento humano.

A experiência teve um impacto enorme na minha perspectiva e caráter acadêmico, já que editores têm contato direto com informações sensíveis da comunidade. Por fim, meu mandato editorial de três anos me deu uma visão muito positiva sobre as habilidades, honestidade, abertura, respeito e entusiasmo dos autores, revisores, editores, assistentes editoriais, leitores e instituições impactadas pela BAR, o que para mim significa que a mão invisível da busca sincera por conhecimento teórico e aplicações efetivas continuará a guiar a BAR nos próximos anos.”

Prof. Carlo Gabriel Porto Bellini (Professor e pesquisador no PPGA/UFPB; editor-chefe da BAR entre maio de 2018 e abril de 2021)

 

“A BAR – Brazilian Administration Review – é um periódico científico brasileiro promovido pela ANPAD com grande destaque na área de administração. Estando indexado na Scopus, o periódico tem uma pegada internacional e leitores desfrutam de conhecimento de ponta nas mais variadas áreas do campo de gestão. Este ano é uma comemoração justa de seus 20 anos! Ela nasceu com proposta de ser uma revista destinada ao público estrangeiro ao Brasil, e ao longo do tempo passou por algumas mudanças.

Recentemente, o escopo de sua atuação foi efetivado e os artigos passaram por nova diagramação, modernizando-a e propiciando a profissionalização da editoração. Mais mudanças estão por vir, com indexação em outras bases estrangeiras. Os papers divulgados pela BAR por pesquisadores brasileiros e de autores estrangeiros têm desafiado os limites da fronteira do conhecimento e essa ousadia demonstra vitalidade para conquistas ainda maiores. Vida longa à BAR!”

Prof. Rafael Barreiros Porto (Professor e pesquisador no FACE/UnB; Diretor de Comunicação e Publicações da ANPAD)

 

“A BAR – Brazilian Administration Review completa 20 anos de contínua publicação. Junto com a RAC (Revista de Administração Contemporânea), o lançamento da BAR representou uma iniciativa importante da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) em busca de melhoria e consolidação da qualidade acadêmica do nosso campo. Foram as duas primeiras revistas acadêmicas desvinculadas de programas e instituições acadêmicas, representando uma comunidade plural de pesquisadores ao exemplo das revistas internacionais mais consolidadas, como a Academy of Management Journal, Strategic Management Journal, Journal of Public Administration Research and Theory, entre tantas outras também geridas por associações acadêmicas. A BAR ainda se lançou como uma das revistas pioneiras publicadas em língua inglesa, buscando avançar na internacionalização da pesquisa em administração produzida no país. Nos seus 20 anos de trajetória, a BAR vem contribuindo para estimular um ambiente mais plural e diverso de pesquisa em administração, progredindo na sua missão de avanço de conhecimento acadêmico em gestão e teorias organizacionais, disseminando conhecimento de estudos conceituais e empíricos desenvolvidos principalmente no Brasil, mas também em outras regiões do mundo.

Muitos desafios ainda precisam ser enfrentados na gestão das revistas acadêmicas da ANPAD, particularmente no contexto de centenas de revistas que competem em quantidade e qualidade no contexto brasileiro. Os desafios são ainda maiores para uma revista que se posiciona na língua inglesa, uma vez que busca se posicionar além das fronteiras nacionais. Parabenizo o atual editor-chefe da revista, Prof. Ivan Garrido, pela visão de tornar a BAR a vitrine da melhor pesquisa acadêmica em administração originada no contexto brasileiro.”

Profa. Alketa Peci (Professora associada da FGV EBAPE; Diretora-presidente da ANPAD)

Publicado por em 15/03/2023 às 10:41