Voltar

Mensagem da Diretora-Presidente da ANPAD: Gestão 2021-2023

Edição de Janeiro – Março de 2021 | Volume 1, Número 1

Por Alketa Peci.

Saudações acadêmicas! Esta é a primeira newsletter da ANPAD, um novo canal de comunicação da Associação com a comunidade acadêmica da área. Trata-se de um espaço de divulgação que busca conferir maior transparência às ações da nova Diretoria ao longo do triênio 2021-2023.  

É uma premissa central da nossa atuação tornar a ANPAD um espaço dinâmico e permanente de colaboração e integração da comunidade acadêmica. Essa colaboração não precisa se materializar apenas em torno dos principais eventos da área. Enxergamos um potencial a ser explorado nos diversos recursos de conectividade com os quais aprendemos a lidar durante esta árdua pandemia.  

As primeiras semanas na gestão da ANPAD têm sido marcadas pela nossa familiarização com os procedimentos e as rotinas que caracterizam a gestão de uma Associação consolidada ao longo de várias décadas. Já participamos de longas reuniões e conversas com membros da nossa comunidade e potenciais parceiros nacionais e internacionais, bem como realizamos debates para elaboração dos projetos prioritários de nossa gestão e para definição das formas mais adequadas de sua implementação. Algumas ações importantes merecem destaque nessas primeiras semanas de gestão, conforme apontamos a seguir.  

A fim de conferir maior previsibilidade às ações dos nossos programas associados, já divulgamos o calendário anual do TESTE ANPAD. Antecipar a agenda do Teste propicia maior planejamento pelos programas associados que o usa como etapa de seus respectivos processos de admissão. Permite, ainda, que os inscritos acessem o Teste nas várias regiões do país, com menor custo, e se planejem para a inscrição nos programas de seu interesse. Considerando todas as transformações digitais e o impacto do uso de plataformas on-line na sociedade, antecipamo-nos e convertemos o TESTE ANPAD ON-LINE em nosso modo principal de aplicação do Teste. Os ganhos de escala, inclusão e celeridade no processamento são promissores.  

Paralelamente, já divulgamos o calendário e a forma de realização dos eventos principais da Associação ao longo de 2021. Como acontece em diversos eventos internacionais, antecipamos a modalidade on-line em razão do contexto prolongado da pandemia. Afinal, a ANPAD tem responsabilidades civis em qualquer dos seus eventos. Para garantirmos um evento de qualidade, iniciamos o planejamento do XLV Encontro da ANPAD na modalidade on-line. O mesmo ocorrerá para os eventos divisionais: XXXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica; VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade; e IX Encontro de da ANPAD.  

A nossa participação em vários eventos organizados pela IFSAM (International Federation of Scholarly Associations of Management) serviu como um espaço importante de benchmarking e troca de experiências entre associações com eventos de tamanho semelhante ao do Enanpad, como a Academy of Management, sediada nos Estados Unidos da América, e a European Academy of Management. Na ocasião, foram discutidos os benefícios e os desafios dos eventos on-line e da educação a distância, assim como pontos de aprendizagem e estratégias de melhoria futura. Temas que serão debatidos no futuro envolvem o impacto do contexto da pós-pandemia nos programas de pós-graduação. A parceria retomada com a IFSAM pode inserir a ANPAD num espaço internacional de colaboração.  

A colaboração com parceiros como a ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) caminha para a consolidação de iniciativas que buscam facilitar que professores de graduação no país tenham acesso ao rico acervo de estudos de caso produzidos nos eventos da ANPAD. Estamos explorando potenciais parcerias também na área de internacionalização, buscando ofertar aos associados da ANPAD serviços que facilitem sua inserção em programas de doutorado e pós-doutorado no exterior.  

Durante as primeiras semanas de gestão, priorizamos também a elaboração de algumas iniciativas de comunicação para conferir visibilidade às nossas ações e readequar o uso de algumas mídias sociais. Como exemplo, acordamos com os coordenadores divisionais que utilizaremos o YouTube da ANPAD para divulgar a comunidades os eventos que cada área promover. Como verão em uma matéria na newsletter, nossa Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) tem grande potencial de agregação de valor, e esse também foi um ponto de atenção; por isso, renovamos contrato do fornecedor responsável pelos registros e geração do índice de citação dos periódicos. Sabemos que temos muito a avançar nessa questão, mas o que temos visto é promissor.  

Ainda, a ANPAD está em contínuo aprimoramento de sua organização. Um dos desafios antecipados, e em discussão, é a busca por aprimoramento da sua governança, o que inclui, dentre outros aspectos, a transparência e a capacidade da Associação de acompanhar a transformação digital em curso sociedade. Voltaremos a esses pontos nas próximas edições.  

Por fim, também se encontra em gestação um projeto maior de inclusão racial via capacitação para o TESTE ANPAD e outros produtos. A ideia é fomentar parcerias com instituições que se dedicam ao tema e aplicar recursos disponíveis na nossa comunidade acadêmica. A ANPAD pretende se tornar um polo de catalisação de estratégias de diversidade e inclusão, apoiando os programas associados na ampliação das estratégias nesse sentido e buscando induzir uma mudança qualitativa nos indicadores de diversidade do nosso campo.  

Essas são as primeiras ações nestes meses iniciais de gestão. Pretendemos usar este canal para manter toda a comunidade Informada e participante da gestão da nossa ANPAD. 

 

Publicado por em 14/10/2022 às 18:23

Conheça os Eventos Divisionais de 2021 

Próximo >