Voltar

Divulgados os Editais para Novos Editores-chefes da RAC e BAR   

Edição de Janeiro – Março de 2021 | Volume 1, Número 1

A ANPAD tem sob sua responsabilidade dois periódicos científicos de prestígio na área: a Revista de Administração Contemporânea – RAC (criada em 1997) e a Brazilian Administration Review BAR (criada em 2004). Conforme disposto no Estatuto da ANPAD, os periódicos devem renovar sua editoria a cada três anos. Buscando a democratização do processo de escolha do(a) novo(a) editor(a) chefe, a Diretoria de Comunicação e Publicações da Associação publicou editais para a seleção de novo(a) Editor(a)-chefe de cada periódico.  

Ambos os periódicos estão classificados como A2 no Qualis CAPES, são signatários do COPE – Committee on Publication Ethics e estão indexados em renomados órgãos indexadores e repositórios internacionais. Seguindo um rigoroso processo de avaliação cega por pares, são revistas comprometidas com o desenvolvimento de pesquisas científicas em Administração e abertas a diversas abordagens metodológicas e conceituais.  

SOBRE A RAC  

A RAC publica artigos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos na área da Administração e das Ciências Contábeis. É alinhada com práticas de Ciência Aberta: dados, materiais e códigos abertos, além da disseminação de informações adicionais relativas ao processo editorial. Nos últimos anos, a RAC implementou políticas editoriais em prol da Ciência Aberta, como a divulgação de dados e materiais adjacentes às pesquisas publicadas; a revisão por pares aberta, em que convida os revisores a permitir que incluam sua identificação na versão final de todos os artigos publicados submetidos a revisão duplo-cega; e o compartilhamento de pareceres (Open Reports), em que convida todos os revisores a permitir o compartilhamento do conteúdo de seus pareceres avaliativos juntamente com o artigo publicado. 

A RAC é o principal periódico acadêmico em seu campo, com contribuições de alta qualidade, revisadas por pares. Portanto, dedicamos especial atenção ao papel da RAC: ser uma fonte confiável de dados, informação e conhecimento. Por meio de seu escopo editorial, prioriza trabalhos que explorem temas relevantes para a sociedade. Para tanto, utiliza os temas destacados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Trata-se de uma revista pluralista e heterodoxa na área de pesquisa em gestão de negócios, preocupada principalmente com questões relativas a vínculos entre estratégia e gestão competitiva. Também fornece resultados de pesquisas em sistemas e padrões, ferramentas de gerenciamento corporativo, organizações e gerenciamento, setores específicos da indústria, bem como respostas a questões contemporâneas, como desenvolvimento, resiliência das comunidades, desigualdade, consumo, tecnologia e mudanças climáticas. 

SOBRE A BAR  

Disponível nos principais indexadores, incluindo o Scopus, a BAR é um periódico científico que trata de negócios e administração pública. Sua missão é avançar o conhecimento acadêmico em teorias organizacionais e de gestão, de forma a auxiliar as empresas e a administração pública em todo o mundo por meio da divulgação global de estudos conceituais e empíricos desenvolvidos no Brasil e em outros países. As perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam perspicazes também para a prática. Os documentos da BAR não devem se concentrar em um determinado país/região e devem transmitir avanços teóricos, metodológicos e aplicados às fronteiras do conhecimento acadêmico em uma escala global. O escopo editorial da BAR não inclui casos de ensino ou material orientado para o profissional puramente aplicado. O público-alvo do periódico é a comunidade acadêmica global em todos os campos de interesses de negócios e administração pública. Em cooperação com o movimento Ciência Aberta, a BAR adotou a divulgação da identidade dos revisores nos artigos publicados, mediante autorização prévia desses colaboradores. Recentemente, a BAR publicou o primeiro artigo de sua nova seção de documentos chamada “Thinking Outside the Box” (TOB). Trata-se de uma seção altamente seletiva, onde estudiosos renomados discutem ideias emergentes, controvérsias no campo, dados estatísticos da indústria e experiências práticas com teorias e modelos organizacionais em situações únicas.   

SAIBA MAIS E CANDIDATE-SE 

Contamos com a colaboração da comunidade para a divulgação e participação do processo seletivo para novo(a) editor(a)-chefe da RAC ou da BAR. O mandato vigorará de 3 de maio de 2021 a 02 de maio de 2024. Basta acessar os editais dos processos seletivos, em que constam os requisitos para inscrição e mais detalhes da seleção. Clique no título de cada revista a seguir para acessar diretamente os editais da RAC e da BAR. 

Publicado por em 14/10/2022 às 18:23