Voltar

EnEO, EnAPG e SIMPOI: Veja como foram os Eventos Divisionais ANPAD 2025

Edição de Abril – Junho de 2025 | Volume 5, Número 2

Entre os dias 11 e 13 de junho de 2025, a cidade de Goiânia (GO) foi palco dos Eventos Divisionais da ANPAD 2025, realizados presencialmente na Universidade Federal de Goiás (UFG). Promovidos pela ANPAD e organizados por suas Divisões Acadêmicas, os encontros deste ano reuniram três áreas fundamentais da pesquisa em Administração: Estudos Organizacionais (EOR), Administração Pública (APB) e Gestão de Operações e Logística (GOL). 

A programação foi marcada por trocas acadêmicas com apresentações de trabalhos científicos, painéis temáticos, oficinas metodológicas, atividades de formação e palestras nacionais e internacionais. Um dos destaques, logo no início da programação, foi o café de boas-vindas oferecido por uma empresa júnior local, que recebeu os participantes na manhã do primeiro dia. 

Ainda no dia 11, a ANPAD promoveu o painel “Seja um Pesquisador Completo: Publicação, Editoria e Avaliação Científica”, em parceria com a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). A atividade marcou o início de uma colaboração institucional entre as duas entidades, reforçando o compromisso com a qualidade editorial e a formação científica da comunidade. 

A cerimônia de abertura contou com a presença da Diretoria da ANPAD: Emílio José Montero Arruda Filho (Diretor-Presidente), Susana Carla Farias Pereira (Diretora Científica), Marco Aurélio Marques Ferreira (Diretor Administrativo-Financeiro), Patricia Guarnieri dos Santos (Diretora de Comunicação e Publicações) e Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (Diretor de Ensino de Pós-Graduação). Na ocasião, foi realizada uma homenagem especial à reitora da UFG, Prof.ª Angelita Pereira de Lima, e ao Prof. Vicente da Rocha Soares Ferreira, pela parceria institucional e apoio à realização do evento. 

 

EnEO 2025 

Com o tema central “Inteligência Artificial, Algoritmos e Colonialismo Digital: desafios e impactos na Administração”, o XII Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD trouxe reflexões sobre os impactos das tecnologias emergentes nos estudos organizacionais. A palestra principal foi conduzida pela Prof.ª Tânia Fischer (UFBA), com o tema “Itinerários dos Estudos Organizacionais: Um Futuro a Conquistar a Partir de um Presente Desafiador e de um Passado Pioneiro”. 

Painéis como “Plataformas Digitais, Inteligência Artificial e seus Impactos sobre as Organizações e a Academia de Estudos Organizacionais” e “Cartografias dos Estudos Organizacionais no Antropoceno” compuseram uma programação diversa e atual. Ao final do último dia do evento (13/06), foram entregues os prêmios e menções honrosas da divisão: 

Prêmio Fernando Cláudio Prestes Motta – Melhor Trabalho do EnEO 2025 

  • 14036 – Tema 1: Apostas on-line no Brasil: Captura dos desejos no capitalismo das emoções sob uma perspectiva organizacional. 

Melhor Trabalho Decorrente de Dissertação de Mestrado Concluída 

  • 13993 – Tema 10: Além dos Tijolos e do Cimento: Mulheres, Liderança e a Construção de um Território Coletivo na Ocupação Urbana Dom Helder Câmara em Paiçandu/PR.
    Melhor trabalho decorrente de Tese de Doutorado concluída 
  • 13580 – Tema 1: O LADO OCULTO DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO: Um estudo com influenciadores brasileiros. 

* Para conferir os trabalhos indicados e menções honrosas clique aqui. 

 

EnAPG 2025 

O X Encontro de Administração Pública da ANPAD discutiu o tema “Administração Pública no Século XXI: Os desafios da Transformação Digital, da Crise Climática e das Democracias”. A palestra principal foi realizada pelo pesquisador internacional Lucas González (CONICET, Argentina), com o título “O último freio ao poder presidencial? Governadores e seus limites ao retrocesso democrático na América Latina”. 

Outros destaques da programação incluíram os painéis “Empreendedorismo e Administração Pública” e “Empresas Estatais no Século XXI: rumo a uma Nova Agenda de Performance e Transformação Social”. Durante a reunião da divisão, foram feitas premiações e menções honrosas. 

Prêmio de Melhor Trabalho do EnAPG 2025 

  • 13801 – Tema 2: Impactos da Inovação na Administração Tributária: Evidências de Municípios no Brasil. 

Prêmio de Melhor Artigo Tecnológico 

  • 13989 – Tema 2: FORTALECENDO A GOVERNANÇA: IMPLEMENTANDO O PROGRAMA DE INTEGRIDADE EM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO. 

Prêmio de Melhor Artigo Decorrente de Tese de Doutorado 

  • 13861 – Tema 6: Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: Análise da Ambiguidade e do Conflito em seu Contexto de Implementação. 

Prêmio de Melhor Artigo Decorrente de Dissertação de Mestrado 

  • 13736 – Tema 6: Em que medida o capital social da família e da escola mobiliza as diferentes formas de capital: Um estudo multinível do desempenho escolar no ensino médio brasileiro. 

Prêmio de Trajetória Acadêmica 

  • Bianor Scelza Cavalcanti (EBAPE/FGV). 

* Para conferir os trabalhos indicados e menções honrosas, clique aqui. 

 

SIMPOI 2025 

O XXIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais teve como tema “Volatilidade Climática: Redefinindo a Gestão Global de Operações e Logística”. A palestra de abertura foi ministrada pelo Prof. Ely Laureano Paiva (FGV), com o tema “Experimentos em Operações”. A programação incluiu ainda a “Oficina para Discussão de Ideias de Pesquisa Orientadas à Publicação em Periódicos de Alto Impacto” e a “Oficina Metodológica: MAXQDA”. 

Os premiados da divisão foram: 

Prêmio de Melhor Trabalho do SIMPOI 2025 

  • 13900 – Tema 4: Abordagem multicritério construtivista para apoio à gestão da produção de alimentos. 

Melhor Artigo Decorrente de Tese de Doutorado 

  • 13630 – Tema 7: The Influence of Institutions on the Dynamics of Gender Diversity, Equity, and Inclusion Initiatives and Organisational Performance: A Mixed-methods Approach. 

Melhor Artigo Decorrente de Dissertação de Mestrado 

  • 13785 – Tema 4: Análise da Qualidade em Serviços Logísticos Militares: Uma Aplicação do Modelo SERVQUAL em um Hub do Exército Brasileiro. 

 

Com três dias de debate acadêmico, os Eventos Divisionais ANPAD 2025 consolidaram-se como espaços essenciais para o fortalecimento da pesquisa, do diálogo científico e do avanço do conhecimento nas áreas de Administração. 

Em 2026, será a vez das Divisões Acadêmicas de Estratégia em Organizações (ESO), Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR) e Administração da Tecnologia da Informação (ATI) realizarem seus encontros, abrindo novas frentes de discussão e pesquisa dentro do campo das Ciências Administrativas. 

Publicado por Carolina Aguiar em 15/07/2025 às 13:59