Voltar

Destaques e Premiações dos Eventos Divisionais de 2023

Edição de Abril – Junho de 2023 | Volume 3, Número 2

Em maio deste ano, a ANPAD realizou três eventos divisionais: o X Encontro de Estudos em Estratégia (3Es), o VIII Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (EnGPR) e o VIII Encontro de Administração da Informação (EnADI). O objetivo desses eventos foi fomentar o desenvolvimento dos estudos das três divisões acadêmicas, considerando os diferentes subsistemas e dimensões de análise, bem como os Temas de Interesse destacados. Todos os eventos acolheram artigos teórico-empíricos, ensaios teóricos e artigos tecnológicos.  

Os Eventos Divisionais de 2023 ocorreram nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2023 em São Paulo – SP, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. Foram os primeiros desde o início da pandemia de COVID-19 a acontecer em formato presencial, e contaram com a participação de pesquisadores de todo o Brasil, além de alguns pesquisadores estrangeiros.  

O X Encontro de Estudos em Estratégia (3Es) aconteceu sob responsabilidade da Divisão Acadêmica de Estratégia em Organizações (ESO). Durante o evento ocorreram 42 sessões de apresentações de trabalhos e cinco atividades propostas pela divisão. Foram 183 inscritos e 147 trabalhos apresentados.  

Os palestrantes principais foram Sergio G. Lazzarini e Katharina Dittrich. O Prof. Lazzarini é professor na Ivey Business School da Western University (Canadá), e professor titular da cátedra Chafi Haddad do Insper. Ele realiza pesquisas sobre estratégia e governança de atividades de interesse público, que são executadas por diversos atores, como organizações públicas, empresas orientadas para impacto e colaborações público-privadas. A Prof.ª Katharina Dittrich é professora associada de estudos organizacionais no grupo de pesquisa Organização e Gestão de Recursos Humanos (OHRM) na Warwick Business School da Universidade de Warwick, no Reino Unido. Ela é doutora pela Universidade de Zurique, na Suíça, com foco em Teoria das Organizações, e foi pesquisadora visitante na Said Business School em Oxford no Reino Unido, e na Universidade da Califórnia em Irvine, nos EUA. Os seus interesses de investigação incluem alterações climáticas, mudanças organizacionais, rotinas organizacionais/rotinas dinâmicas e estratégia, com ênfase nas abordagens teóricas da prática social e métodos qualitativos de pesquisa.  

Com relação à premiação, seis categorias de prêmios foram apresentadas, com três trabalhos competindo nas categorias de melhor trabalho. Os premiados foram: 

  • Melhor trabalho da divisão: Ownership competence in weak institutional environments: the case of private equity investments in entrepreneurial firms, de Guilherme Fowler de Avila Monteiro (Programa de Mestrado Profissional em Administração / Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper), Bruno Varella Miranda e Andrea Maria Accioly Fonseca Minardi (Programa de Mestrado Profissional em Administração / Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper). 
  • Melhor trabalho decorrente de uma tese de doutorado: “O malabarismo entre exploração e explotação: uma revisão sobre a ambidestria organizacional”, de Kallita Ester Magalhães (Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas – PPGA / Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Silvio Popadiuk (Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas – PPGA / Universidade Presbiteriana Mackenzie). 
  • Melhor trabalho decorrente de uma dissertação de mestrado: Causal beliefs in the rationalization of entrepreneurial strategies, de Andre Magalhaes Gomes (Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração – Cepead / Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA / Universidade de São Paulo – USP) e Jonathan Simões Freitas (Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração – Cepead / Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). 
  • Melhor artigo tecnológico: “Crescimento da operação de uma empresa de serviços em tecnologia de informação: caminhos e percalços na sua implementação”, de Janaina Maria Bueno (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional / Universidade Federal de Uberlândia – UFU) e Rodrigo Henrique Sorriente (Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial – PPGGO / Universidade Federal de Uberlândia – UFU).  
  • Melhor avaliador e avaliadores em destaque: 
  • Melhor avaliador: Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira (Departamento de Gestão e Economia / Instituto Politécnico de Leiria / Escola Superior de Tecnologia e Gestão – ESTG; Center of Applied Research in Management and Economics – CARME). 
  • Avaliadores em destaque: Julia Mitsue Vieira Cruz Kumasaka (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA / Universidade de São Paulo – USP), Marcelo Albuquerque (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA / Universidade de São Paulo – USP), Marcos Ferreira de Magalhaes (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / Universidade Nove de Julho – Uninove), Carlos André de Melo Alves (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / Universidade de Brasília – UnB), Fellipe Silva Martins (Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas – PPGA / Universidade Presbiteriana Mackenzie), Laurival Siqueira Calçada Junior (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos – PPGP / Universidade Nove de Julho – Uninove) e Fernando Jorge Moreira da Silva (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM de São Paulo – Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing). 
  • Prêmio trajetória acadêmica (lifetime achievement): Jorge Ferreira da Silva (Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas / Escola de Negócios da PUC-Rio – IAG / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio). 

O VIII Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (EnGPR) 2023 foi realizado sob responsabilidade da divisão acadêmica de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR). Durante o evento ocorreram 38 sessões de apresentações de trabalhos e quatro atividades propostas pela divisão. Foram 143 inscritos e 136 trabalhos apresentados.  

A palestrante principal foi a Prof.ª Lourdes Canós Darós, graduada em Administração de Empresas e Ph.D. em Gestão de Recursos Humanos. É professora no Departamento de Gestão Empresarial e membro do grupo de pesquisa ROGLE da Universitat Politècnica de València (Espanha). Por sete anos ocupou o cargo de vice-diretora de gestão de turismo no campus Gandia da Universitat Politècnica de València e foi vice-chefe de departamento de secretaria, e hoje faz parte de diferentes comitês de gestão. Tem artigos publicados em diferentes revistas internacionais de renome na área da gestão

Com relação à premiação, seis categorias de prêmios foram apresentadas com três trabalhos competindo nas categorias de melhor trabalho. Os premiados foram: 

  • Melhor trabalho da divisão: “Capital cultural e ganhos profissionais de egressos cotistas e não cotistas das universidades federais brasileiras”, de José Roberto Abreu de Carvalho Junior (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm / Universidade Federal de Viçosa – UFV), Wescley Silva Xavier (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm / Universidade Federal de Viçosa – UFV) e Marco Aurélio Marques Ferreira (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm / Universidade Federal de Viçosa – UFV).  
  • Melhor trabalho decorrente de uma tese de doutorado: “Juventudes, trabalho e interseccionalidade: estudo com jovens aprendizes”, de Jane Kelly Dantas Barbosa (Instituto de Engenharia de Produção e Gestão / Universidade Federal de Itajubá – Unifei; Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração – Cepead / Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG) e Ana Flávia Rezende (Programa de Mestrado Profissional em Administração: Gestão Contemporânea das Organizações / Fundação Dom Cabral – FDC). 
  • Prêmio de melhor trabalho decorrente de uma dissertação de mestrado: “Desaprendizagem organizacional em organização bancária: uma análise no nível individual”, de Nubia Aparecida Martins (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm / Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – Feac / Universidade de Passo Fundo – UPF) e Anelise Rebelato Mozzato (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm / Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – Feac / Universidade de Passo Fundo – UPF). 
  • Melhor avaliador: Danilo Andretta (Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas / Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Eaesp / Fundação Getulio Vargas – FGV). 
  • Prêmio jovem pesquisador: Renato Colomby (Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Palmas; Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / Escola de Administração – EA / Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). 
  • Prêmio trajetória acadêmica: Antonio Virgílio Bittencourt Bastos (Universidade Federal da Bahia – UFBA). 

O VIII Encontro de Administração da Informação (EnADI) 2023 foi realizado sob responsabilidade da divisão acadêmica de Administração da Informação (ADI). Durante o evento ocorreram 18 sessões de apresentações de trabalhos e quatro atividades propostas pela divisão. Foram 88 inscritos e 66 trabalhos apresentados. 

O palestrante principal foi Fernando Kleiman, professor da Universidade de Tecnologia de Delft (TUDelft), na seção de ICT, do Departamento de Engenharia de Sistemas e Serviços da Faculdade de Gestão e Política de Tecnologia. Fernando é doutor em Engenharia de Sistemas e Serviços e sua tese foi sobre o uso de jogos para influenciar a atitude de servidores públicos em relação ao provimento de dados abertos. Ele também é servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, do Ministério da Gestão e Inovação, Governo Federal do Brasil. 

Com relação à premiação, quatro categorias de prêmios de melhor trabalho foram apresentadas. Os premiados foram: 

  • Melhor trabalho da divisão: “A inteligência como inovação na gestão pública: pressupostos para a institucionalização”, de Claudia Melati (IEA Future Lab – Grupo de Pesquisa / Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e Raquel Janissek-Muniz (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / Escola de Administração – EA / Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). 
  • Melhor trabalho decorrente de uma tese de doutorado: “Adoção da Internet das Coisas (IoT) na pecuária bovina de corte: uma análise sobre as práticas de Trabalho Institucional inibidoras”, de Eduardo Corneto Silva (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAD / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS) e Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAD / Escola de Administração e Negócios – ESAN / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS). 
  • Melhor trabalho decorrente de uma dissertação de mestrado: “Relação entre o desempenho de governança e o desempenho econômico, social e ambiental de cidades inteligentes”, de Danielly Rodrigues da Cruz (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAd / Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA / Universidade Regional de Blumenau – FURB) e Adriana Kroenke (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAd / Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA / Universidade Regional de Blumenau – FURB). 
  • Prêmio de melhor artigo tecnológico: “Uso de ferramenta de nudge digital para o processo da cadeia de suprimentos”, de Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar (Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças Empresariais / Universidade Presbiteriana Mackenzie), Marcio Quadros Lopes dos Santos (Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – MPGC / Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP / Fundação Getulio Vargas – FGV; Doutorado em Controladoria e Finanças Empresariais / Universidade Presbiteriana Mackenzie), Sérgio Apolinário, Alexandre Nunes Hernandes (Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças Empresariais – PPGCFE / Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – MPGC / Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP / Fundação Getulio Vargas – FGV) e Evandro Henrique Ferreira Scussel (Programa Pós-Graduação em Controladoria e Finanças Empresariais – PPGCFE / Universidade Presbiteriana Mackenzie). 

Graças aos esforços dos organizadores e de toda a comunidade, conseguimos atender ao propósito dos eventos divisionais e finalmente voltar com a realização dos eventos no formato presencial. Nós nos vemos novamente em setembro, durante o EnANPAD 2023! 

Publicado por Thalita Cunha em 26/06/2023 às 16:40

ANPAD marca presença em Congresso da European Academy of Management (EURAM)

Próximo >