Voltar

Destaques e Premiações dos Eventos Divisionais de 2022 

Edição de Abril – Junho de 2022 | Volume 2, Número 2

Entre o fim de maio e início de junho deste ano, a ANPAD realizou três eventos divisionais: o XXIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais (SIMPOI), o XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD (EnEO), e o IX Encontro de Administração Pública da ANPAD (EnAPG). O objetivo desses eventos foi fomentar o desenvolvimento dos estudos das três divisões acadêmicas, considerando os diferentes subsistemas e dimensões de análise, bem como os Temas de Interesse destacados. 

Todos os eventos acolheram artigos teórico-empíricos, ensaios teóricos e artigos tecnológicos; no caso do SIMPOI, também ocorreram sessões de paper development workshops (PDW). Todos aconteceram no formato on-line e contaram com participação de pesquisadores de todo o Brasil e do exterior. Algumas palestras e painéis internacionais foram transmitidos ao vivo no canal da ANPAD no YouTube. 

O XXIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais (SIMPOI) foi realizado em 23 e 24 de maio de 2022, sob responsabilidade da Divisão Acadêmica de Gestão de Operações e Logística (GOL). O evento contou com 17 sessões de apresentações de trabalhos/PDW e seis atividades propostas pela Divisão. Foram 95 participantes inscritos e 62 trabalhos apresentados entre os oito Temas de Interesse. 

O palestrante principal foi o Prof. Manoj Dora, diretor de projetos colaborativos e extensão da Brunel Business School, em Londres. Ele também é o fundador do Circular Food Forum, que reúne acadêmicos, indústrias e formuladores de políticas para facilitar o diálogo e levar adiante a agenda de pesquisa. Ele ministrou a palestra A circular pathway for the food supply chain (Um caminho circular para a cadeia de abastecimento alimentar), e contou com a mediação da Prof.ª Juliana Bonomi dos Santos (FGV/EAESP) e do Prof. Marcio Machado (Prog. de Mestr. em Admin./UNIP). 

Com relação à premiação, cinco categorias de prêmios foram apresentadas, com três trabalhos competindo nas categorias de melhor trabalho. 

Os premiados foram: 

  •  Melhor trabalho do SIMPOI 2022: Contribuições da gestão de resíduos de embalagens para a economia circular: Uma revisão integrativa da literatura, de Jorge Alfredo Cerqueira Streit (PPGA/UnB; ENEG/Centro Universitário Projeção) e Luciel Henrique de Oliveira (PPGA/PUC-Minas; Gestão de Negócios/UNIFAE-SP). 
  • Melhor trabalho decorrente de uma tese de doutorado: Proposta de modelo estrutural para criação de valor nos negócios baseado em modelos de negócios circulares, inovação e recuperação de recursos, de Edson Luis Kuzma (Prog. de Dout. Acad. em Admin./UNOESC) e Simone Sehnem (Prog. de Dout. Acad. em Admin./UNOESC; PPGA/CMA/UNISUL). 
  • Melhor trabalho decorrente de uma dissertação de mestrado: Gestão do desperdício de alimentos na merenda escolar sob a perspectiva da economia circular, de Lúcia Rodrigues Godoi (PPGA/CMA/UNISUL) e Simone Sehnem (Prog. de Dout. Acad. em Admin./UNOESC; PPGA/CMA/UNISUL). 
  • Prêmio Jovem Pesquisador: Maciel Manoel de Queiroz (Prog. de Mestr. em Admin./UNIP). 
  • Menções honrosas aos avaliadores: Patricia Guarnieri (UnB – Universidade de Brasília), Ricardo Toshio Yugue (PPGA/FEA/USP) e Simone Sehnem (Prog. de Dout. Acad. em Admin./UNOESC; PPGA/CMA/UNISUL). 

O XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD (EnEO) foi realizado em 26 e 27 de maio de 2022, sob responsabilidade da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais (EOR). O evento contou com 38 sessões de apresentações de trabalhos e oito atividades propostas pela Divisão. Foram 229 participantes inscritos e 137 trabalhos apresentados entre os 13 Temas de Interesse. 

Os palestrantes principais foram o Prof. Ariston Azevedo, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), e o Prof. Muryatan Santana Barbosa, professor adjunto do Bacharelado em Ciências e Humanidades, do Bacharelado em Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial, da Universidade Federal do ABC (UFABC). O painel teve como tema A questão do Estado em Guerreiro Ramos 

Com relação à premiação, três categorias de prêmios foram apresentadas, com três trabalhos competindo nas categorias de melhor trabalho. 

Os premiados foram: 

  • Melhor trabalho do EnEO 2022: Discurso de sustentabilidade face ao crime da Braskem em Maceió: Reflexões sob a perspectiva pecheutiana, de Paulo Everton Mota Simões (Administração Pública – Bacharelado/UFAL; NPGA/UFBA). 
  • Melhor trabalho decorrente de uma tese de doutorado: Dicotomia entre homem e natureza: A noção de modernidade e colonialidade como projeto estruturante da crise ecológica, de Jussara Jessica Pereira (Mestr. e Dout. em Admin. de Empresas/FGV/EAESP) e Filipe Cabacine Lopes Machado (PPGAdm-UFES). 
  • Prêmio de Trajetória Acadêmica (Lifetime Achievement): Prof.ª Dr.ª Maria de Lourdes Siqueira (UFBA).  

O IX Encontro de Administração Pública da ANPAD (EnAPG), realizado em conjunto com o VI Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública, que obteve a parceria do ISCSP-ULisboa e Fórum Lusófono de Gestão e Administração, foi realizado de 30 de maio a 1º de junho de 2022, sob responsabilidade da Divisão Acadêmica de Administração Pública (APB). O evento contou com 55 sessões de apresentações de trabalhos e oito atividades propostas pela Divisão. Foram 292 participantes inscritos e 189 trabalhos apresentados entre os 21 Temas de Interesse. 

O palestrante principal foi Joaquin Brugué Torruella, professor catedrático da Universidade de Girona, na Espanha. Ele é doutor em Ciência Política e Administração pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), foi diretor do Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP) da UAB entre 2009 e 2014, e foi presidente da Associação Espanhola de Ciência Política (AECPA) entre 2015 e 2017. O Prof. Joaquin ministrou a palestra Inovação democrática, e contou com a mediação do Prof. Thiago Ferreira Dias (PPGP/CCSA/UFRN) e do Prof. Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (PPGA/PUC Minas). 

Com relação à premiação, três categorias de prêmios foram apresentadas, com três trabalhos competindo nas categorias de melhor artigo. 

Os premiados foram: 

  • Melhor artigo do EnAPG 2022: Social innovation, experimentalism and public governance: An ethnographical approach to study public arenas in the city (Inovação social, experimentalismo e governança pública: Uma abordagem etnográfica para estudar as arenas públicas na cidade) de Maria Carolina Martinez Andion (Prog. de Pós-Grad. Prof. em Admin./Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG/UDESC). 
  • Artigo inovador: Repensando o processo orçamentário brasileiro à luz dos pressupostos de Guerreiro Ramos, de Elaine Cristina de Oliveira Menezes (Prog. de Pós-Grad. em Desenv. Territorial Sustentável/UFPR), Fabiano Maury Raupp (Prog. de Pós-Grad. Prof. em Admin./Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG/UDESC), Denise Ribeiro de Almeida (NPGA/UFBA) e Ana Rita Silva Sacramento (NPGA/UFBA). 
  • Avaliadores de excelência: Mario Aquino Alves (Prog. Mestr. e Dout. em Admin. Pública e Governo/EAESP/FGV ), Rodrigo De Bona da Silva (Universidad Internacional Menéndez Pelayo – UIMP), Marcelo Marchesini da Costa (Prog. Avançado em Gestão Pública/INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa), Claudia Ferreira Cruz (PPGCC/UFRJ), Ricardo Rocha de Azevedo (PPGCC/UFU), Paulo Ricardo da Costa Reis (GPDES/UFRJ), Dênis Renato de Oliveira (PPGA/UFLA), Alex Bruno Ferreira Marques do Nascimento (PPGA/UFCG), Rafael Rodrigues Viegas (Prog. Mestr. e Dout. em Admin. Pública e Governo/EAESP/FGV ) e Celina Alonso (Escola de Nutrição/Departamento de Ciência dos Alimentos/UFBA). 

Ainda nos eventos divisionais deste ano, contamos com a parceria da República.Org para a apresentação de um novo prêmio geral: melhor artigo cuja temática contribua para a compreensão, análise e intervenção prática quanto à construção de estratégias e capacidades na Administração Pública brasileira. Todos os artigos enviados aos eventos divisionais (SIMPOI, EnEO e EnAPG) deste ano concorreram ao prêmio, que foi revelado na cerimônia de abertura e premiação do EnAPG 2022. O trabalho vencedor recebeu o prêmio de R$ 4.000,00, oferecido pela República.Org. 

O premiado foi: Ciências comportamentais aplicadas às políticas públicas: Cocriação de soluções para auxiliar na redução do absenteísmo no serviço de emissão de Carteira de Identidade em Minas Gerais (EnAPG4161 Tema 14), de Débora Silva de Miranda (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de MG), Larissa Ribeiro Braga (FJP – Fundação João Pinheiro), Giovanni Batista Andrade Resende (FJP – Fundação João Pinheiro) e Josiane Godoy Ferreira Cândido Corrêa (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de MG). 

Com o esforço de toda a comunidade, conseguimos atender ao propósito dos eventos divisionais, o que não teria sido possível sem a colaboração voluntária de discentes que atuaram como monitores nas sessões de apresentação de trabalhos, painéis e palestras. Convidamos alguns dos discentes voluntários para prestarem um depoimento acerca de suas experiências no evento. Leia a seguir: 

Reiteramos nossos agradecimentos a todas e todos que participaram e colaboraram para a realização bem-sucedida dos
eventos divisionais deste ano!

Texto escrito em uma colaboração de Kler Godoy (ANPAD) e Bruna Morete (ANPAD). 

Publicado por em 06/11/2022 às 22:26