Voltar

Mensagem da Federação Internacional de Associações Acadêmicas de Administração 

Edição de Abril – Junho de 2021 | Volume 1, Número 2

Caro membro da ANPAD, caros colegas, 

 Espera sinceramente que esta mensagem os encontre bem. Como sabem, a ANPAD é membro titular da IFSAM. Ficamos muito felizes que, sob a liderança de Alketa Peci, atual presidente, a ANPAD retornou à IFSAM apenas oito meses após ter saído da Federação por conta da difícil situação trazida pela pandemia da nova corona vírus. Muito obrigado, Alketa. 

 Pelos noticiários, mas também por meio de sua presidente, com quem mantenho correspondência regular, estou ciente de que a situação pandêmica no Brasil e os seus resultados socioeconômicos têm sido muito difíceis. Espero que a situação melhore logo.  

Quero expressar meu endosso pessoal à declaração da Diretoria da ANPAD sobre a crise causada pela pandemia e parabenizá-la por sua postura corajosa. O Comitê Executivo da IFSAM também fez uma declaração a respeito disso. Esperamos que essa atitude esteja adequada aos seus olhos. Desejamos que nossos governantes eleitos se baseiem cada vez mais na ciência e no bom senso para lidarem com a pandemia e com outras crises sociais e ecológicas. 

 A Federação conta atualmente com 18 membros (16 plenos e dois associados), além de duas organizações observadoras (ANZAM, da Austrália e Nova Zelândia; e CAMS, da China). Nos últimos sete meses, recebemos sete membros novos ou reingressastes (ACACIA, AIMS, ANPAD, ASAC, ASSG, ATC e BAM). Estamos extremamente honrados com o interesse e a confiança dessas associações. 

 A IFSAM congrega associações acadêmicas de gestão em sentido amplo, conforme declarado em nossos estatutos. Assim, temos nos empenhado ativamente para aumentar a adesão em todos os continentes (particularmente na África e na América) com o objetivo de uma ampla representação de todos os diferentes subcampos da Administração: operações, marketing, contabilidade, finanças, tecnologia/ciência da informação, comportamento/teoria organizacional, gestão de pessoas, , estratégia, governança, ética e responsabilidade social corporativa.  

Na IFSAM, estamos muito preocupados que as consequências da pandemia da COVID-19 possam colocar em risco muitas de nossas associações membros e levar a uma crise na ‘indústria’ acadêmica em todo o mundo, da qual apenas terão condições de sair os mais bem dotados em termos de recursos econômicos. As reuniões da plataforma IFSAM tentam lidar com esse risco. E para incorporar essa preocupação em nosso estatuto, a Assembléia Geral da IFSAM decidiu, em 10 de maio, atualizar seu estatuto adicionando, no artigo 2.2, o objetivo de encorajar a “manutenção e sinergia entre associações acadêmicas de Administração” a fim de garantir sua perenidade. 

 A ANPAD também co-presidiu o quarto webinar (com representantes governamentais) de nossa série de webinars sobre avaliação da qualidade da pesquisa em gestão, que iniciamos em janeiro, desencadeada por um levantamento da Financial Time. Todos os cinco vídeos dos webinars e minutas estão ou estarão disponíveis em breve em nossa página. 

 O quinto webinar de nossa bem-sucedida série sobre avaliação da qualidade das pesquisas em gestão foi realizado em 20 de maio. Após esse webinar e com base nos elementos levantados através da série, a Assembleia Geral (AG) da IFSAM divulgou, em 4 de junho, sua primeira declaração de soft policy(recomendação de política) sobre pesquisas em gestão, como disponível em https://www.ifsam.org/blog/2021/06/04/ifsam-general-assemblys-position-statement-onmanagement-research/. Os três comitês recém-criados da AG terão a incumbência de estruturalmente dar prosseguimento à nossa soft policy em pesquisa, educação e prática. 

 Além disso, a IFSAM se ocupou, nos primeiros cinco meses de 2021, da preparação de seu 16º congresso bianual, a ser realizado on-line em outubro de 2022. E mais: a GA também aprovou uma proposta do comitê de premiação e lançou quatro novos prêmios IFSAM para os quais esperamos que os leitores nos enviem inscrições (https://www.ifsam.org/ifsam-awards). 

 Em termos de governança, uma equipe executiva quase que inteiramente nova iniciou seus trabalhos em 1º de abril: uma nova presidente eleita (Isabelle Bouty, que deixa a presidência da AIMS) e outros membros do Comitê Executivo (Tesoureiro,Vice-Presidente de Conferências e Vice-Presidente de Comunicações), além de uma nova Secretária, que tomou posse no dia 1º de janeiro. Ademais, a AG recentemente elegeu três novos vice-presidentes como membros do Comitê Executivo: Andre Luiz Maranhão de Souza-Leão (Diretor de Ensino de Pós-Graduação da ANPAD) como Vice-presidente de Educação, Lee Lu (presidente da AODN) como Vice presidente de Prática e Silviya Svejenova (ex-presidente da EGOS) como Vice-Presidente de Pesquisa. Eles iniciaram seu mandato de dois anos em 17 de junho.Somos-lhes gratos por aceitarem servir nessas funções muito importantes para a soft policy da Federação. Esses profissionais co-presidirão o respectivo comitê da AG. 

 O Conselho (agora renomeado como Assembleia Geral) teve sua reunião anual de 2021 em 10 de maio. Aprovaram-se o orçamento revisado de 2021, o relatório do supervisor interno 2019-2020, as mudanças estatutárias da Federação e a declaração de posição sobre pesquisa em gestão (clamando por uma pesquisa decente e engajada); e discutiu-se o relatório da presidência. Logo após essa reunião anual, o AG também aprovou a composição inaugural do Conselho Consultivo da AG (https://www.ifsam.org/ga-advisory-board/). 

A AG se reunirá novamente em meados de outubro para discutir o orçamento de 2022, planos adicionais para o 16º congresso, bem como o trabalho inicial dos novos comitês de soft policy. 

Espero ter mais oportunidades de atualizá-los por meio da Newsletter da ANPAD. Acompanhem nossas atividades através do nosso sítio eletrônico e redes sociais (LinkedIn e Twitter). 

Em nome da AG da IFSAM e do Comitê Executivo, agradeço mais uma vez as contribuições da ANPAD à nossa Federação. Estou certo de continuaremos reconhecendo o valor do pluralismo e da diversidade, gerando sinergias entre as associações acadêmicas e defendendo uma abordagem científica da administração e suas contribuições sociais. 

Atenciosamente, Xavier Castañer Presidente da IFSAM (abril de 2021 a março de 2023)

PS: Em caso de dúvidas ou necessidade de contato com a IFSAM, enviem-nos um e-mailinfo@ifsam.org Mais informações sobre a IFSAM estão disponíveis em nosso sítio eletrônico: https://www.ifsam.org/FICHA TÉCNICA: Edição: Volume 1, número 2 (2021) Newsletter Trimestral da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) Diretoria Executiva –Gestão 2021 2023 Produção e edição: ANPAD Revisão textual e tradução: Igor Antônio Lourenço da Silva Distribuição gratuita por e-mail e publicação online no sítio eletrônico da ANPAD Nosso endereço de correspondência é: Av. Pedro Taques, nº 294, CEP 87030-008, Maringá/PR, Brasil

Publicado por em 06/11/2022 às 10:44