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Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade Financeira nos Eventos da ANPAD em 2021 

Edição de Abril – Junho de 2021 | Volume 1, Número 2

Os  eventos  acadêmicos  constituem  o  principal  espaço de integração da comunidade acadêmica e são uma fonte importante  de  sustentabilidade  financeira  para  a  ANPAD. A política  de  preços  para  os  eventos  da  ANPAD  2021-2023 foi  uma  das  primeiras decisões  da  atual  Diretoria  visando conferir  previsibilidade  aos  associados  e começaremos  a apresentar em algumas edições da Newsletter da ANPAD. 

 Ao mesmo tempo em que acompanhamos o surgimento de novas formas de realizar eventos científicos, novos desafios emergem. A ANPAD adotou pela primeira vez a modalidade on-line no EnANPAD de 2020. Este ano,já organizamos três eventos divisionais on-line e teremos, em breve, o EnANPAD 2021. 

O EnANPAD 2021 será distribuído em oito dias, incluindo eventos profissionais que antecedem a semana de evento. Essa distribuição em mais dias tenta reduzir a “fadiga on-line” causada por longas e seguidas horas de conexão. 

 O evento ficou também mais dinâmico e com conteúdo ainda  mais  rico.  Aprendemos  que  é  possível  manter  a  qualidade  em  eventos on-line,  mediante  investimentos  e mobilização das comunidades nacional e internacional. 

 Como Diretoria, temos refletido também sobre o desafio da  ampliação  dos  programas  de  inclusão,  com  isenções  e descontos para discentes, ao mesmo tempo que mantemos a  sustentabilidade  financeira  dos  eventos  e  da  própria  Associação. 

 Os  eventos,  além   de   permitirem   a   interação   e   o  debate   entre  acadêmicos   estabelecidos,   também   deve  incluir  futuros  pesquisadores  (mestrandos  e  doutorandos sobretudo),  bem  como  ampliar  e  fortalecer  a  comunidade ANPAD.   Como   uma   associação   de   programas   de   pós-graduação,   entendemos   que   seja   fundamental   que   os  eventos incentivem a renovação da comunidade mediante a atração de discentes e docentes dos mais diversos locais e a retenção da experiência de docentes aposentados.  

A maior parte dos congressistas se beneficiou de algum tipo de desconto ou isenção. Apenas 6% de docentes e 16% de  discentes  não  se  associaram  para  se  beneficiarem  dos descontos. Esse é um ponto que pode ser aprimorado por meio de melhor comunicação. 

 Contudo,    logo    na    primeira    aplicação    da    política   de   inclusão, mesmo   sem  grande   divulgação,   9%   de  congressistas  já  se  beneficiaram  da  política  de  isenção.  Nos  eventos  divisionais, já  tivemos  49  ouvintes  (7%  dos congressistas).O   pagamento por  boleto   bancário   ainda  é   o   mais  utilizado para efetivar a taxa de inscrição, seguido de cartão de crédito. Isso aponta para inovações que podem vir a ser feitas nos métodos de pagamento. 

 

A  receita  pode  ser  identificada  por  evento,  conteúdo, apenas  uma  menor  parcela  das despesas é  diretamente  atribuível  a  um  dos  três  eventos  que  são  organizados  no   mesmo   período.   Assim,   o   resultado   financeiro   é  apresentado de forma conjunta.  

A receita líquida foi de R$ 78,4 mil, e as despesas totais necessárias para executar os eventos divisionais foram de R$ 157,4 mil. Apresentamos a seguir alguns detalhes. 

 A Tabela 2 mostra os diversos itens de despesa. O item mais  significativo  de  despesa  com  terceiros  consiste  nas  horas  de  programação  no  sistema  de  gestão  de  eventos da  ANPAD,  que  cobre apenas  as  etapas  de  submissão e  de  avaliação  de  artigos,  R$  31,5  mil.  Porém,  as maiores despesas  dos  eventos  divisionais  são  horas  de  equipe  ANPAD. 

 Sem  dúvida,  as melhorias  feitas  no  sistema  de  gestão de    eventos    também    beneficiarão    eventos    futuros.  Todavia,  foram   contabilizadas   2440   horas   da   equipe  ANPAD dedicadas unicamente à organização dos eventos divisionais  de  janeiro  a  maio  de  2021,  além  de  174  horas extras  pagas  exclusivamente  para  essas  atividades.  Parte  dessas horas (veja notas da Tabela 2) também foi aplicada em programação e ajustes do sistema de gestão de eventos ANPAD. A equipe ANPAD atualmente está sobrecarregada, e o pagamento de horas extras tem sido recorrentemente usado  como  atenuador  de  períodos  de  concentração  de atividades.  Estamos  conduzindo  estudos  para  rever  esta situação. 

 O valor pago às licenças da plataforma Zoom não têm impacto significativo (R$ 1,9 mil) no orçamento do evento. O uso dessa forma mais artesanal de gestão de salas virtuais e  links  de  acesso  foi  possível graças  ao  baixo  número  de participantes simultâneos, de 150 a 300. 

 Contudo, esse modelo operacional não é aplicável para eventos  do  porte  do  EnANPAD.  Nesse  caso,  demanda-se uma  plataforma  mais  robusta  para  suportar  o  acesso  simultâneo  de  milhares  de participantes  distribuídos em  mais de 30 salas e nas plenárias ao longo dos oito dias de evento. 

Por que considerar o consumo de horas de equipe ANPAD no resultado?  Porque  essas horas  estão sendo  consumidas pelo evento e implicam horas extras ou novas contratações para o Teste ANPAD e outras ações da Associação.  

Quando  divulgarmos   o   resultado   do   Teste  ANPAD,  também incluiremos   despesas   com   equipes   ANPAD   ali  alocadas.   Faremos  o   mesmo   para   o   EnANPAD.   Com   a  divulgação do orçamento da ANPAD para 2021 nas próximas Newsletters, o associado poderá ter uma noção mais clara da Associação no longo prazo e poderá refletir conosco sobre a sustentabilidade das políticas de preço propostas. 

 

Nota. 

 (1) Inclui valores pagos e a pagar atribuídos aos eventos divisionais de 2021.  

(2) Receita total inclui valores ainda não recebidos até a data.  

(3)  A  equipe  ANPAD  dedicou  2440  horas  de  trabalho  aos  divisionais  ao  longo  de  janeiro  a  maio  de  2021  (desenho  do  edital;  submissão,  inscrições  e  avaliação  de  trabalhos; e dias de evento). Essas atividades, se não fossem realizadas pela equipe ANPAD, teriam de ser subcontratadas. Esse valor inclui horas de quatro funcionários envolvidos nessas atividades de gestão de eventos, chegando a 30 horas semanais em média nos cinco meses. Cerca de 800 horas são de TI da equipe ANPAD para corrigir falhas nos sistemas de gestão de eventos. (4) A Equipe ANPAD também realizou 174 horas extras exclusivamente dedicadas à preparação dos eventos divisionais em março, abril e maio de 2021. Dessas, 78 horas são relativas à TI aplicada no sistema de gestão de eventos.  (5) Relatório para fins gerenciais. 

Publicado por em 24/10/2022 às 13:08