Em maio, a ANPAD realizou três eventos divisionais: o XXXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, o VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ) e o IX Encontro de Marketing da ANPAD (EMA). O objetivo desses eventos foi fomentar o desenvolvimento dos estudos das três divisões acadêmicas, considerando os diferentes subsistemas e dimensões de análise, bem como os Temas de Interesse destacados.
Todos os eventos acolheram artigos teórico-empíricos, ensaios teóricos e artigos tecnológicos; no caso do EnEPQ,também foram aceitos casos para ensino. Todos aconteceram no formato on-linee contaram com participação de pesquisadores de todo o Brasil, além de alguns pesquisadores do exterior. A novidade ficou por conta da disponibilização ao vivo das palestras internacionais no canal da ANPAD no Youtube.
O XXXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica foi realizado em 17 e 18 de maio de 2021, sob responsabilidade da Divisão Acadêmica de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE). O evento contou com 22 sessões de apresentações de trabalhos e cinco atividades propostas pela Divisão. Foram 177 participantes inscritos e 83 trabalhos apresentados em algum dos 16 Temas de Interesse.
O palestrante principal foi Jack Stilgoe, professor associado em Estudos de Ciência e Tecnologia na University College London, onde pesquisa a governança de tecnologias emergentes. Ele ministrou a palestra RRIResearch and Responsible Innovation – New avenues for business and society (Pesquisa e InovaçãomResponsável – Novos caminhos para os negócios e a sociedade), juntamente com os professores Marko Synesio Alves Monteiro (Unicamp), Tatiana Iakovleva (Stavanger University) e Luciana Maines da Silva (Unisinos).
Os premiados foram:
- Melhor Trabalho da Divisão:Which Innovation Capabilities Are Relevant for Technological and Non-technological Innovation?(Que capacidades de inovação são relevantes para as inovações tecnológicas e não tecnológicas), de Leandro da Silva Nascimento (PPGA/EA/UFRGS), Guilherme Freitas Camboim (PPGA/EA/UFRGS) e Paulo Antônio Zawislak (PPGA/EA/UFRGS);
- Melhor Artigo Tecnológico:Transferência de tecnologia e o desenvolvimento de Vacina Covid-19: uma análise do processo em parcerias envolvendo o Brasil, de Simone Vasconcelos Ribeiro Galina (PPGAO/FEA-RP/USP), Eduardo Francisco dos Santos Gnisci (FEA-RP/USP), Rodolfo Paião de Campos (PPGAO/FEA-RP/USP), Isaac Gezer Silva de Oliveira (PPGAO/FEA-RP/USP), Matheus de Mello Sá Carvalho Ribeiro(PPGAO/FEA-RP/USP) e Patrícia Aparecida de Almeida (PPGA/FEA/USP);
- Prêmio de Trajetória Acadêmica (Lifetime Achievement): Edi Maria Fracasso;
- Prêmio Jovem Pesquisador: Dennys Eduardo Rossetto (SKEMA Business School);
- Melhor Avaliador: menções honrosas para Leandro da Silva Nascimento (PPGA/EA/UFRGS), Roberto Rivas Hermann (Nord University), Emidio Gressler Teixeira (PPGAdm/UNISINOS), Rodrigo Luiz Morais da Silva (PPGADM/UFPR) e Wilson Engelmann (UNISINOS).
Ao longo do evento, por iniciativa da Coordenação da Divisão e com objetivo de adequar o nome do evento à Divisão ITE, foi realizada uma enquete para a escolha de um novo nome dentre três opções. O nome vencedor foi Simpósio de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (SITE).
O VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ)foi realizado em 20 e 21 de maio de 2021, sob responsabilidade da Divisão Acadêmica de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EPQ). O evento contou com 28 sessões de apresentações de trabalhos e seis atividades propostas pela Divisão. Foram 175 participantes inscritos e 102 trabalhos apresentados dentro de oito Temas de Interesse.
O palestrante principal foi o professor Miguel Pina e Cunha, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Sua palestra foi sobre Movimentos de Investigação e Dinâmicas Teóricas em Estudos Organizacionais Os premiados foram:
- Melhor Trabalho da Divisão: A cartografia como método de pesquisa para estudos sobre subjetividade de trabalhadores: análise de um percurso cartográfico com migrantes e refugiados, de Laura Alves Scherer (UNIPAMPA e PPGA/EA/UFRGS) e Carmem Ligia Iochins Grisci (PPGA/EA/UFRGS);
- Melhor Trabalho Decorrente de uma Dissertação de Mestrado:O discurso da sustentabilidade formalmente manifestado por uma universidade pública brasileira: revelações de sua produção documental, de José Florentino Vieira de Melo (Programa de Gestão Pública e Cooperação Internacional/UFPB) e Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho (PPGA e PGPCI/UFPB)
.O IX Encontro de Marketing da ANPAD(EMA) foi realizado em 25 e 26 de maio de 2021, sob responsabilidade da Divisão Acadêmica de Marketing (MKT ). O evento contou com 39 sessões de apresentações de trabalhos e cinco atividades propostas pela Divisão. Foram 156 trabalhos apresentados dentro de 18 Temas de Interesse e 303 participantes inscritos.
A palestrante principal foi a professora Christine Moorman, da Duke University e editora-chefe do Journal of Marketing. Ela falou sobre Developing HighImpact Marketing Scholarship: An Editor’s View (Desenvolvendo estudos de marketing de alto impacto: a visão de uma editora).
Os premiados foram:
- Prêmio Raimar Richers (melhor trabalho da divisão): Airbnb Performativity: Touristic Experience Reverberation on Social System (Performatividade do Airbnb: a reverberação da experiência turística no sistema social), de Marlon Dalmoro (PPGSAS/UNIVATES), Diego Costa Pinto (Master and PhD Programs/NOVA Information Management School) e Márcia Maurer Herter;
- Melhor Trabalho Decorrente de uma Tese de Doutorado:The Upgrade Paradox:Are Better Products Bad for Consumers?(O paradoxo do upgrade: produtos melhores são ruins para os consumidores?), de Maria Alice Pasdiora (PPGA/EA/UFRGS) e Vinicius Andrade Brei (PPGA/EA/UFRGS);
- Melhor Trabalho Decorrente de uma Dissertação de Mestrado: Impact of Storytelling on Employee’s Innovative Work Output: The Mediator Role of Inspiration(O impacto do storytelling no resultado de trabalho inovador do colaborador: o papel de inspiração do mediador), de Rafaela Serdan Rodrigues (PPA/UEM) e Juliano Domingues da Silva (PPA/UEM);
- Melhor Avaliador: Marlon Dalmoro (PPGSAS/UNIVATES);•Prêmio Jovem Pesquisador: Fernando de Oliveira Santini (Unisinos);
- Prêmio de Trajetória Acadêmica (Lifetime Achievement): Angela Maria Cavalcanti da Rocha (PUC-Rio);
- Prêmio por Serviços Prestados à Academia Brasileira de Marketing (Marketing Fellow): Cláudio Hoffmann Sampaio (PUCRS), José Mauro da Costa Hernandez (FEI e EACH/USP) e Paulo Henrique Müller Prado (UFPR);
- Melhor Artigo em Marketing Publicado em Periódicos Internacionais:Customer Engagement in Social Media: A Framework and Meta-Analysis (Engajamento do cliente em redes sociais: um framework e meta-análise), de Fernando de Oliveira Santini, Wagner Junior Ladeira, Diego Costa Pinto,Márcia Maurer Herter, Claudio Hoffmann Sampaio e Barry J. Babin.
- Melhor Artigo em Marketing Publicado em Periódicos Nacionais: An Integrative Model to Predict Product Replacement Using Deep Learning on Longitudinal Data(Um modelo integrador para predizer reposição de produtos usandodeep learning em dados longitudinais),de Vinicius Andrade Brei, Leonardo Nicolao, Maria Alice Pasdiora e Rodolfo Coral Azambuja.
Apesar dos obstáculos do momento e das incertezas que nos cercavam, conseguimos, com o esforço de toda a comunidade, atender ao propósito dos eventos divisionais.
Publicado por em 24/10/2022 às 12:59