Voltar

Destaques e Premiações dos Eventos Divisionais de 2021

Edição de Abril – Junho de 2021 | Volume 1, Número 2

Em maio, a ANPAD realizou três eventos divisionais: o XXXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, o VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade  (EnEPQ)  e  o IX Encontro de Marketing da ANPAD (EMA).  O objetivo desses eventos foi fomentar o desenvolvimento dos estudos das três divisões acadêmicas, considerando os diferentes subsistemas e dimensões de análise, bem como os Temas de Interesse destacados. 

 Todos  os  eventos  acolheram  artigos  teórico-empíricos, ensaios teóricos e artigos   tecnológicos; no caso do  EnEPQ,também foram aceitos casos para ensino. Todos aconteceram no formato  on-linee  contaram  com participação de pesquisadores de todo o Brasil, além de alguns pesquisadores do exterior. A novidade ficou por conta da disponibilização ao vivo das palestras internacionais no canal da ANPAD no Youtube. 

O XXXI     Simpósio     de     Gestão     da     Inovação    Tecnológica foi realizado em 17 e 18 de maio de 2021, sob responsabilidade da Divisão Acadêmica de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE).  O evento contou com 22 sessões de apresentações de trabalhos e cinco atividades propostas pela Divisão.  Foram 177 participantes inscritos e 83 trabalhos apresentados em algum dos 16 Temas de Interesse. 

O   palestrante   principal foi   Jack   Stilgoe,   professor associado em Estudos de Ciência e Tecnologia na University College London, onde pesquisa a governança de tecnologias emergentes.   Ele   ministrou   a palestra   RRIResearch   and   Responsible Innovation – New avenues for business and society (Pesquisa e  InovaçãomResponsável  – Novos caminhos para os negócios e a sociedade), juntamente com os professores Marko Synesio Alves Monteiro (Unicamp), Tatiana Iakovleva (Stavanger University) e Luciana Maines da Silva (Unisinos). 

 Os premiados foram: 

  • Melhor Trabalho da Divisão:Which Innovation Capabilities Are   Relevant for   Technological and   Non-technological  Innovation?(Que capacidades de inovação são relevantes para as inovações tecnológicas e não tecnológicas), de   Leandro   da   Silva   Nascimento (PPGA/EA/UFRGS), Guilherme Freitas  Camboim (PPGA/EA/UFRGS) e Paulo Antônio Zawislak (PPGA/EA/UFRGS); 
  • Melhor  Artigo  Tecnológico:Transferência de  tecnologia  e  o  desenvolvimento  de  Vacina Covid-19:  uma  análise  do  processo em  parcerias  envolvendo  o  Brasil,  de  Simone  Vasconcelos     Ribeiro     Galina     (PPGAO/FEA-RP/USP),   Eduardo   Francisco   dos  Santos   Gnisci (FEA-RP/USP),  Rodolfo  Paião  de  Campos  (PPGAO/FEA-RP/USP),  Isaac  Gezer Silva de Oliveira (PPGAO/FEA-RP/USP), Matheus de Mello Sá Carvalho Ribeiro(PPGAO/FEA-RP/USP) e Patrícia Aparecida de Almeida (PPGA/FEA/USP); 
  • Prêmio de Trajetória Acadêmica (Lifetime Achievement): Edi Maria Fracasso; 
  • Prêmio Jovem Pesquisador:  Dennys Eduardo Rossetto (SKEMA Business School);
  • Melhor Avaliador:   menções   honrosas   para   Leandro   da  Silva Nascimento (PPGA/EA/UFRGS), Roberto Rivas Hermann (Nord University),   Emidio   Gressler  Teixeira   (PPGAdm/UNISINOS), Rodrigo   Luiz  Morais   da   Silva  (PPGADM/UFPR) e Wilson Engelmann (UNISINOS). 

 Ao longo  do  evento,  por iniciativa  da Coordenação  da Divisão  e  com  objetivo  de  adequar  o nome  do  evento  à  Divisão  ITE, foi  realizada  uma enquete  para  a  escolha  de  um  novo nome  dentre  três  opções.  O  nome vencedor  foi Simpósio  de  Inovação,  Tecnologia  e Empreendedorismo  (SITE). 

O VII     Encontro     de   Ensino     e     Pesquisa     em   Administração  e  Contabilidade  (EnEPQ)foi  realizado  em  20 e  21  de maio  de  2021,  sob responsabilidade  da  Divisão Acadêmica de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EPQ). O evento contou com 28 sessões de apresentações de trabalhos e seis atividades propostas pela Divisão.  Foram  175  participantes  inscritos  e 102  trabalhos apresentados dentro de oito Temas de Interesse.  

 

O  palestrante  principal  foi  o  professor  Miguel  Pina  e  Cunha,  da  Universidade  Nova  de Lisboa,  em  Portugal.  Sua  palestra  foi  sobre  Movimentos  de  Investigação  e  Dinâmicas Teóricas em Estudos Organizacionais Os premiados foram: 

  • Melhor Trabalho da Divisão: A cartografia como método de pesquisa para estudos sobre subjetividade de trabalhadores: análise   de   um   percurso   cartográfico   com   migrantes   e  refugiados,  de Laura  Alves Scherer (UNIPAMPA  e  PPGA/EA/UFRGS)  e  Carmem  Ligia  Iochins  Grisci (PPGA/EA/UFRGS); 
  • Melhor  Trabalho Decorrente  de uma  Dissertação  de  Mestrado:O  discurso   da   sustentabilidade   formalmente   manifestado    por    uma    universidade   pública    brasileira:  revelações    de    sua    produção    documental,    de    José  Florentino Vieira de Melo (Programa de Gestão Pública e Cooperação  Internacional/UFPB)  e  Ana  Lúcia de  Araújo  Lima Coelho (PPGA e PGPCI/UFPB) 

.O IX  Encontro  de  Marketing  da  ANPAD(EMA) foi  realizado em 25 e 26 de maio de 2021, sob responsabilidade  da Divisão Acadêmica de Marketing (MKT ). O evento contou com  39  sessões  de apresentações  de  trabalhos  e  cinco atividades  propostas  pela  Divisão.  Foram  156  trabalhos  apresentados   dentro   de   18   Temas   de   Interesse   e   303  participantes inscritos. 

 A    palestrante    principal    foi    a    professora    Christine  Moorman, da Duke University e editora-chefe do Journal of Marketing. Ela falou sobre Developing HighImpact Marketing Scholarship:  An  Editor’s  View  (Desenvolvendo  estudos  de  marketing de alto impacto: a visão de uma editora). 

Os premiados foram: 

  • Prêmio   Raimar Richers (melhor   trabalho   da   divisão):  Airbnb   Performativity:   Touristic   Experience Reverberation   on    Social    System (Performatividade    do    Airbnb:    a   reverberação  da  experiência turística  no  sistema  social),  de  Marlon  Dalmoro  (PPGSAS/UNIVATES),  Diego  Costa  Pinto   (Master   and   PhD   Programs/NOVA   Information  Management School) e Márcia Maurer Herter; 
  • Melhor Trabalho Decorrente de uma Tese de Doutorado:The Upgrade Paradox:Are Better Products Bad for Consumers?(O paradoxo do  upgrade:  produtos melhores  são  ruins para os consumidores?), de Maria Alice Pasdiora (PPGA/EA/UFRGS) e Vinicius Andrade Brei (PPGA/EA/UFRGS); 
  • Melhor  Trabalho Decorrente  de uma Dissertação de  Mestrado: Impact  of  Storytelling  on  Employee’s  Innovative Work  Output:  The  Mediator Role  of Inspiration(O  impacto do  storytelling  no  resultado  de  trabalho  inovador  do  colaborador:   o   papel   de   inspiração   do   mediador), de   Rafaela   Serdan   Rodrigues  (PPA/UEM)   e   Juliano Domingues da Silva (PPA/UEM); 
  • Melhor Avaliador: Marlon Dalmoro (PPGSAS/UNIVATES);•Prêmio Jovem Pesquisador: Fernando de Oliveira Santini (Unisinos);
  • Prêmio  de Trajetória  Acadêmica (Lifetime  Achievement): Angela Maria Cavalcanti da Rocha (PUC-Rio); 
  • Prêmio  por Serviços  Prestados à  Academia Brasileira  de  Marketing (Marketing Fellow): Cláudio Hoffmann Sampaio (PUCRS),  José Mauro  da  Costa  Hernandez  (FEI  e  EACH/USP) e Paulo Henrique Müller Prado (UFPR); 
  • Melhor  Artigo em  Marketing Publicado  em  Periódicos  Internacionais:Customer Engagement  in  Social  Media:  A Framework  and  Meta-Analysis  (Engajamento  do  cliente  em  redes  sociais:  um  framework  e  meta-análise),  de Fernando  de  Oliveira  Santini, Wagner  Junior  Ladeira, Diego   Costa   Pinto,Márcia Maurer   Herter,   Claudio  Hoffmann Sampaio e Barry J. Babin. 
  • Melhor  Artigo em  Marketing Publicado  em  Periódicos  Nacionais: An    Integrative    Model    to    Predict    Product   Replacement  Using  Deep Learning  on  Longitudinal  Data(Um   modelo   integrador   para   predizer   reposição   de  produtos usandodeep learning em dados longitudinais),de  Vinicius  Andrade  Brei,  Leonardo Nicolao,  Maria  Alice Pasdiora e Rodolfo Coral Azambuja. 

Apesar  dos  obstáculos  do momento  e  das  incertezas que  nos  cercavam,  conseguimos,  com  o  esforço  de  toda  a  comunidade, atender ao propósito dos eventos divisionais. 

Publicado por em 24/10/2022 às 12:59