O PROFIAP
O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), segue em crescimento e se consolida como uma referência na formação de profissionais para a Gestão Pública no Brasil. A Rede PROFIAP é formada por 40 universidades públicas federais associadas distribuídas pelas cinco regiões do país. Por oferecer um mestrado profissional gratuito e de qualidade, o Programa amplia seu impacto e qualifica profissionais do setor público em todo o país. Nesta atual edição para ingresso no primeiro semestre de 2025, foram abertas 600 vagas destinadas a servidores públicos das Universidades Federais e ampla concorrência (público em geral).
O PROFIAP tem como objetivo capacitar profissionais para a prática administrativa avançada em organizações públicas, promovendo melhorias na produtividade e na efetividade da gestão governamental. O curso oferece ferramentas e metodologias para a modernização e o aprimoramento da administração pública no Brasil. A estrutura curricular concentra-se na Administração Pública e oferece duas linhas de atuação: Políticas Públicas e Administração Pública e Organizações.
Processo Seletivo Padronizado com o Teste ANPAD
O PROFIAP utiliza o Teste ANPAD como principal requisito em seu processo seletivo denominado Encontro Nacional de Acesso (ENA), considerando os resultados das edições válidas, conforme regras da ANPAD. Aplicado há mais de 35 anos pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), esse exame tem como objetivo avaliar as competências cognitivas dos participantes, servindo como um instrumento preditivo da capacidade de mobilizar diferentes habilidades intelectuais para resolver problemas complexos.
A ANPAD, por meio do Teste ANPAD, orgulha-se de contribuir para esse processo, fornecendo um instrumento de avaliação rigoroso e alinhado às necessidades dos programas de pós-graduação. A parceria entre a ANPAD e o PROFIAP fortalece a qualidade da seleção e a excelência da formação oferecida pelo mestrado profissional, garantindo que os futuros gestores públicos estejam preparados para enfrentar os desafios da administração e das políticas públicas no Brasil.
Para mais informações, acesse os sites: