As mídias sociais configuram um importante canal de comunicação e marketing para as organizações na atualidade. Focar nesses canais é prioridade para milhares de gestores da área, principalmente porque pesquisas mostram que um bom engajamento através desses canais é capaz de trazer bons resultados de venda para o negócio.
Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostrou que o “conteúdo de personalidade”, ou seja, o conteúdo feito para se adequar a determinada marca gera um alto engajamento nas redes sociais para a empresa e na medida que ocorre um maior engajamento os algoritmos impulsionarão ainda mais aquele conteúdo, e por consequência haverá uma maior entrega deste conteúdo para os potenciais consumidores.
O estudo também enfatiza a importância que dados como esse representam para área de marketing, pois com eles é possível entender o comportamento dos consumidores, mas os pesquisadores também deixam claro que para melhor aproveitá-los é necessário fornecer um bom treinamento para quem for lidar com essas métricas.
Gestores e líderes que ocupam essa posição estratégica em marketing possuem um papel fundamental para gerar valor na marca e é pensando nisso que Janet Balis, líder consultora na multinacional EY’s e Orientadora na Harvard Business School Digital Initiative, escreveu para a revista Harvard Business Review sobre cinco principais pontos que os líderes devem se atentar para a criação de valor através do marketing no artigo “5 Ways Marketing Leaders Can Drive More Value in 2022”.
São eles:
A velocidade com que as decisões precisam ser tomadas dentro da área de marketing aumenta cada vez mais, sendo também multivariável, conectada e complexa. Aqueles líderes que desenvolverem esses cinco pontos de forma estratégica transformarão suas empresas e desbloquearão novos níveis de criação de valor.
Por fim, Balis também explica que os líderes devem se preocupar em assumir riscos e se diferenciar. Conciliar a criatividade e dados/tecnologia é um exemplo de risco que pode trazer resultados significativos para a empresa.
O estudo completo da revista está disponível aqui para você conferir o conteúdo na íntegra.
Para acessar a pesquisa da Universidade de Standford visite o site.