“Aprenda com as falhas: como as empresas de sucesso inovam usando a experimentação” é número 1 em vendas na Amazon

Gestão das Organizações
| 12 maio 2023

Errar é humano e parte do processo, mas um bom empreendedor consegue transformar mesmo os erros em oportunidades. No livro “Aprenda com as falhas: como as empresas de sucesso inovam usando a experimentação” de Juliano Lissoni e Fernando Serra, os autores desvendam os mistérios por trás do sucesso de empresas inovadoras.  

Fernando Serra é doutor em engenharia pela PUC-Rio e professor do PPGA e do PPGP da UNINOVE. Ele atua em conselhos e comitês de diversas empresas, além de já ter atuado em parceria com Philip Kotler no World Marketing Summit. Juliano Lissoni é Diretor Executivo da MCI no Canadá, conselheiro de diversos Customer Advisory Boards na América do Norte e membro do Conselho de Administração do Blockchain Revolution Global. O recheado currículo de ambos os autores sustenta o sucesso da obra!  

O livro publicado pela editora Alta Books no dia 30 de abril desse ano já é o 1º mais vendido na Amazon na categoria Finanças Corporativas e é recomendado por gigantes da área. Dentre os comentários feitos por referências da área na contracapa, Don Tapscott, autoridade mundial em tecnologia e negócios, afirma que o livro é uma leitura obrigatória para qualquer executivo.  

Confira a sinopse completa:   

 

COMO AS EMPRESAS INOVAM? 

Podemos encontrar diferentes metodologias e processos, cada qual mais efetivo, dependendo do setor ou da atividade econômica de cada empresa.

O conjunto da obra, no entanto, aponta para um alinhamento entre cultura organizacional, estratégia e estrutura. Nossa pesquisa resolveu ir mais a fundo para entender quais os elementos diferenciadores que fazem algumas empresas serem mais inovadoras e encontramos uma verdade irrefutável: a diferença está na cultura que não somente tolera o erro, mas que incentiva a experimentação e a descoberta, pois ao mesmo tempo que as empresas são efetivas em administrar o negócio principal, elas também se lançam na busca de novos produtos ou serviços e o fazem por meio de um processo que substitui a certeza pela hipótese.

Essas empresas inovadoras, então, assumem uma postura de constante experimentação e descoberta, que, por sua vez, estabelece os novos parâmetros que se tornarão a base da cultura organizacional inovadora. Seus novos parâmetros se manifestam nas escolhas estratégicas e nas decisões estruturais.

Uma empresa que experimenta se torna uma empresa inovadora, e a repetição do processo forma as bases de um futuro de constante inovação.