ANPAD nomeia grupo de trabalho para atualizar Manual de Boas Práticas da Publicação Científica

Gestão das Organizações
| 15 jul 2024

No dia 5 de julho, em uma reunião online, a equipe da ANPAD, composta pela Diretora de Comunicação e Publicações Patricia Guarnieri, pela Analista de Projetos Kler Godoy e pelo Gerente de Governança e Tecnologia Rafael Gatto, se reuniu pela primeira vez para discutir a adoção da Inteligência Artificial (IA) na pesquisa de forma ética. Durante a reunião, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho que ficará sob a coordenação do Prof. Ricardo Limongi (UFG e editor-chefe da BAR), com a participação de acadêmicos renomados da área. 

 

O Grupo de Trabalho para Atualização do Manual da ANPAD tem como objetivo revisar o documento “Boas Práticas da Publicação Científica: Manual para autores, revisores, editores e integrantes de corpos editoriais”, atualizando o conteúdo da versão 2.0 e incluindo políticas de uso da Inteligência Artificial nas publicações científicas. Os membros do grupo são: 

  • Prof. Ricardo Limongi França Coelho (FACE/UFG), Editor-chefe da BAR – Brazilian Administration Review e Membro da Divisão Acadêmica de Marketing (MKT) na ANPAD.  
  • Prof.ª Anatália Saraiva Martins Ramos (PPGA/UFRN), Membro da Divisão Acadêmica de Educação e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EDP) na ANPAD. 
  • Prof. Jorge Brantes Ferreira (IAG/PUC-Rio), Coordenador da Divisão Acadêmica de Marketing (MKT) (2024-2026) na ANPAD. 
  • Prof. Luiz Pereira Pinheiro Junior (PPGA/UP), Membro da Divisão Acadêmica de Administração da Tecnologia da Informação (ATI) na ANPAD. 
  • Prof.ª Paula Castro Pires de Souza Chimenti (COPPEAD/UFRJ), Editora-chefe da RAC – Revista de Administração Contemporânea e Membro da Divisão Acadêmica de Marketing (MKT) na ANPAD. 

Esses professores aceitaram a responsabilidade de compor o grupo de trabalho e estão dedicados a atualizar o manual para incluir diretrizes sobre o uso ético da IA nas publicações científicas. A Diretora de Comunicação e Publicações da ANPAD coordenará essas atividades, garantindo que as novas práticas estejam alinhadas com os mais altos padrões de integridade e inovação. 

A criação deste grupo de trabalho ressalta o compromisso da ANPAD em promover a excelência e a ética na pesquisa científica, respondendo às novas demandas e desafios trazidos pela evolução tecnológica.