Promovida pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Fundação Tide Setubal, Associação Brasileira de Pesquisadores e Pesquisadoras Negros e Negras (ABPN) e Rede de Economistas Pretas e Pretos (REPP), o Prêmio Orçamento, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades, busca identificar, sistematizar e divulgar abordagens inovadoras de pensar e fazer o orçamento público. Oobjetivo é inspirar acadêmicos e gestores públicos em sua prática.
O prêmio segue com os critérios de ação afirmativa nas premiações, o que busca garantir a representatividade de grupos minorizados como negros, indígenas, população trans e pessoas com deficiência entre as/os premiadas/o.
Serão selecionados oito manuscritos que abordam o tema das Finanças Públicas comprometidas com o desenvolvimento social do país, o combate às desigualdades de raça, gênero e renda, e à garantia de direitos para a população brasileira. O valor dos prêmios varia conforme a colocação dos participantes:
Serão aceitas submissões de manuscritos relacionados a pelo menos um dos seguintes subtemas de interesse:
Podem ser submetidos trabalhos relacionados a casos brasileiros, desenvolvidos individualmente ou em coautoria com até dois autores. O prêmio encoraja a submissão de trabalhos desenvolvidos por mulheres, pessoas negras, PCD, LGBTQIA+ e imigrantes. Cada candidata ou candidato pode participar com apenas um trabalho.
Não perca o prazo das inscrições, confira o regulamento e inscreva o seu artigo em https://www.premioorcamentoedireitos.com/