A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD – é uma associação sem fins lucrativos que desde sua criação busca o aperfeiçoamento para promover no Brasil, com excelência, o ensino, a pesquisa e a produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis, e outras áreas afins.
Acompanhe a evolução da ANPAD ao longo dos anos.
Criada em 1976, no Rio de Janeiro, durante o período da institucionalização da pós-graduação no Brasil. Foram realizadas 3 reuniões para estabelecer a ANPAD, até que durante a terceira e última reunião, enfim, foram aprovados os estatutos da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração.
Inicialmente, nove Programas de pós-graduação em administração e um de contabilidade participaram como membros fundadores: COPPEAD/UFRJ, EBAP/FGV, EAESP/FGV, FEA/USP, PPGA/UFRGS, PPGA/UFPB, PUC-Rio, UFMG, UnB e o Programa de Ciências Contábeis da USP.
No dia 30 de março de 1977, acontece a primeira Assembleia Extraordinária da CAPES. Foi nessa assembleia que foram discutidas pela primeira vez a pauta e proposta de um teste básico de aptidão, que viria a ser o atual Teste ANPAD, e a proposta da realização do I Evento Anual da Associação, o EnANPAD.
O evento anual aconteceu mais tarde naquele mesmo ano, patrocinado pela CAPES: o Simpósio do Conteúdo Curricular dos Programas de Pós-Graduação em Administração foi primeiro evento anual efetivo da ANPAD.
O Teste ANPAD foi criado com o objetivo de tornar-se parte do processo de ingresso nos cursos de pós-graduação em Administração e Ciências Contábeis nos programas filiados à ANPAD. Inicialmente denominado TS ANPAD (Teste de Seleção ANPAD), o exame era aplicado somente uma vez por ano. A prova era composta por questões de português, inglês e processo decisório.
A Professora Suzana Braga Rodrigues, da Universidade Federal de Minas Gerais, assumiu o mandato de 1989-1990, sendo a primeira mulher a assumir a presidência da ANPAD. No mandato posterior ao dela, na gestão 1991-1992, a Professora Tânia Maria Diederichs Fischer, da Universidade Federal da Bahia, foi a segunda mulher a ocupar o cargo de presidência da ANPAD.
A Revista de Administração Contemporânea (RAC) é uma das revistas científicas mais tradicionais do Brasil. Com artigos sobre desenvolvimento teórico e trabalho teórico-empírico nas áreas de Administração e Contabilidade, alinhados às práticas da Ciência Aberta, a RAC se destaca das outras do seu nicho. A criação de uma revista era idealizada desde o início da ANPAD, e se concretizou em 1997, sob a gestão do Prof. Peter Spink, e com Prof. Clóvis Machado-da-Silva como o primeiro editor-chefe da revista. Em seu primeiro ano, a RAC contou com três edições anuais, com 30 dos melhores trabalhos apresentados no EnANPAD.
A partir do dia 05 de agosto de 1998, durante a gestão do Prof. Roberto Moreno, o site da ANPAD se tornou disponível para o público geral. Atualmente, o portal é um dos principais veículos de comunicação da ANPAD com os seus filiados.
Nesse mesmo ano, houve uma mudança no Teste ANPAD, que passou a ser aplicado duas vezes por ano, em maio e setembro, e a validade máxima do Teste aumentou para dois anos. O conteúdo do Teste também mudou e o exame passou a ser composto por cinco provas: raciocínio lógico, raciocínio quantitativo, português, inglês e redação – todas com 25 questões cada.
Neste ano, houve uma ampliação das áreas temáticas no EnANPAD, que passou de 10 áreas para 17 áreas temáticas.
O primeiro Consórcio Doutoral aconteceu em 2001, organizado pela UFRGS, imediatamente antes do XXV EnANPAD. Durante o evento, doutorandos apresentaram seus projetos para as bancas compostas por integrantes de vários programas de Doutorado, e desde então, o Consórcio Doutoral se tornou atividade integrante do EnANPAD, aumentando a duração do evento em mais um dia. Atualmente, ele tem como objetivo promover a integração e intercâmbio de ideias entre os participantes dos cursos de doutorado em Administração, Controladoria e Contabilidade.
Ainda, o Teste ANPAD também sofreu mudanças, passando a ser aplicado três vezes por ano.
Durante a Assembleia Geral que antecedeu o XXVII EnANPAD, foi aprovada a instituição de Divisões Científicas na ANPAD. O Prof. Clóvis Luiz Machado-da-Silva, presidente da ANPAD no período, disse em depoimento que as finalidades iniciais das divisões científicas eram de: incrementar as interações entre profissionais com interesses intelectuais semelhantes, elevar a qualidade da produção científica e aperfeiçoar o processo de avaliação dos trabalhos submetidos aos diversos eventos promovidos pela associação.
Ainda na mesma assembleia, foi decidida a renomeação da Associação, que passou de Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração para Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Apesar da mudança do nome, a sigla ANPAD foi mantida.
A BAR – Brazilian Administration Review nasceu como a revista eletrônica internacional da ANPAD. Criada em 2004, durante a gestão do Prof. Clóvis Machado-da-Silva, a revista tem como finalidade promover e divulgar os melhores trabalhos produzidos no Brasil para uma comunidade acadêmica mais ampla, não se limitando apenas aos falantes da língua portuguesa. A circulação do primeiro número da BAR ocorreu nesse mesmo ano, em julho-dezembro de 2004, com o Prof. Tomás de Aquino Guimarães como o primeiro editor-chefe.
As Divisões Acadêmicas aprovadas em 2003, durante a gestão do Prof. Clóvis Machado-da-Silva, foram oficialmente instauradas em 2005, sob a presidência do Prof. Carlos Osmar Bertero. As Divisões delimitadas foram: Administração da Informação; Administração Pública e Gestão Social; Estratégia em Organizações; Estudos Organizacionais; Finanças e Contabilidade; Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; Operações Industriais, Serviço e Marketing; e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.
O desenvolvimento do projeto do Teste ANPAD online teve seu início em meados de 2004, visando a realização das provas em computadores conectados à Internet, sob a supervisão de fiscais, em centros de aplicação de cidades mais distantes, já que a logística para o transporte de malotes (provas e cartões de respostas) apresentava mais riscos de extravio.
A partir da Edição de Junho de 2006 e até 2012, algumas instituições passaram a aplicar a prova do Teste ANPAD na modalidade online.
Concebido em 2012, o Spell – Scientific Periodicals Electronic Library é uma base referenciada de conteúdo científico produzido por periódicos nela cadastrados, um produto de uso gratuito, promovido e mantido pela ANPAD, que permite consulta da produção científica nacional na área de Ciências Sociais, especificamente em Administração, Contabilidade e Turismo, com o objetivo de publicar periodicamente índices de citações e outras métricas sobre os periódicos inscritos na base, apoiando decisões de autores e editores.
A 96º Assembleia Geral Ordinária ocorreu em 23 de junho de 2015 no Grand Bittar Hotel, em Brasília/DF. Nela, foi realizada a análise da reformulação de itens do estatuto da ANPAD, no qual, entre outras alterações, ficou estabelecido que os mandatos da Diretoria Executiva (comitês, conselho fiscal, e coordenadores de divisão) passaram a ser de 2 anos para 3 anos.
Em 2020, com a entrada da pandemia, das quatro edições programadas (março, julho, setembro e novembro), foram realizadas três (a Edição de Julho foi cancelada), sendo que a Edição de Março foi realizada na modalidade presencial, seguindo a dinâmica dos centros de aplicação. Já as Edições de Setembro e de Novembro foram realizadas na modalidade online. Assim, 2020 foi um ano de transição para o Teste ANPAD adentrar a modalidade online e, a partir de 2021, todas as edições passaram a ser realizadas exclusivamente na modalidade online.