Sustentabilidade Empresarial: a importância de gerir negócios sustentáveis

Inclusão e Sustentabilidade
| 05 ago 2022

Sustentabilidade significa garantir as necessidades atuais sem prejudicar as necessidades das futuras gerações, ou seja, sem esgotar os recursos para o futuro. É algo que se sustenta ao longo prazo e por isso essa palavra é utilizada para compor outros conceitos como Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade Empresarial, Negócios Sustentáveis e etc.

A busca por alternativas e soluções para as questões ambientais e sociais da atualidade é prioridade para o mundo. Segundo o google o termo “sustentabilidade” está entre os mais buscados na plataforma durante o ano de 2021, demonstrando que o interesse é inevitável.

E você certamente já ouviu falar do termo ESG, mas você sabe o que ele significa e qual a importância dele para a sustentabilidade empresarial?

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança), utilizada para direcionar as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Quando falamos em sustentabilidade são esses três pilares que queremos alcançar. Um negócio sustentável precisa estar alinhado e preocupado com o meio ambiente, com o âmbito social e com a governança. Quais são as atitudes e as iniciativas que sua empresa, negócio, instituição estão promovendo para promover o desenvolvimento sustentável? Administrar tudo isso é uma tarefa que exige conhecimento e capacidade de gestão de projetos para entregar os resultados que o seu local de trabalho precisa.

Ações como:

  • Repensar quais as embalagens sua empresa pode usar para causar menos impacto no meio ambiente
  • Implementar ações de inclusão e diversidade no quadro de funcionários
  • Posicionar a empresa em relação ao mercado sustentável
  • São alguns exemplos de iniciativas aliadas ao ESG que promove a sustentabilidade empresarial de um negócio.

Na ANPAD nos comprometemos com a gestão sustentável e te convidamos a participar do EnANPAD 2022 onde discutiremos alguns temas a respeito do assunto e o papel da gestão nesse setor. Para participar do evento se inscreva no nosso site.

Você também pode saber mais sobre a inclusão no Programa ANPAD Inclusiva clicando aqui.