Apresentação

A ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração desenvolve um consistente trabalho na promoção do ensino, da pesquisa e na produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no Brasil. Congrega programas de pós-graduação stricto sensu, representando os interesses das instituições filiadas junto à opinião pública e atuando como órgão articulador dos interesses dos programas perante a comunidade científica e os órgãos governamentais responsáveis pela gestão da educação e desenvolvimento científico e tecnológico em nosso país.Criada em 1976, a partir da iniciativa dos oito programas de pós-graduação então existentes no Brasil, a ANPAD é hoje o principal órgão de interação entre programas associados, grupos de pesquisa da área e a comunidade internacional. Aliado a sua sólida atuação, o crescimento considerável de cursos de pós-graduação ofertados fez com que a Associação comemorasse seus 40 anos de atividades reunindo mais de 100 programas associados em uma comunidade acadêmica internacionalmente reconhecida.

No intuito de contribuir para o exercício da democracia e cidadania, a ANPAD acolhe distintas posições teóricas dentro do campo científico das ciências administrativas, contábeis e afins, figurando como importante espaço de diálogo e debates acadêmicos e de vivência social.

Missão

Induzir altos padrões de qualidade de ensino e pesquisa e representar a pós-graduação em Administração no Brasil.

Valores

  • Integração – promoção da colaboração entre todos os públicos de interesse da associação.
  • Inovação – busca constante por novas formas de entregar valor aos associados, no intuito de simplificar e modernizar processos.
  • Integridade – cultivo e defesa de altos padrões éticos junto aos associados e à sociedade.
  • Inclusão – incorporação e incentivo às melhores práticas de diversidade, igualdade, inclusão e respeito em todas as atividades da associação.

Eventos

A fim de criar espaços de debate e disseminação do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica, a ANPAD promove desde 1977 o mais importante congresso anual na área de gestão, o Encontro da ANPAD – EnANPAD.

A partir de 2003, passou a organizar o Consórcio Doutoral em conjunto com o EnANPAD, com o objetivo de promover a integração e o intercâmbio de ideias entre os alunos dos cursos de doutorado em Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e áreas afins.

Além desses eventos, a ANPAD promove mais 9 eventos temáticos com periodicidade trienal, sendo cada um organizado pela Divisão Acadêmica relacionada.

  • EnEO – Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD (desde 2000) – Divisão EOR.
  • 3Es – Encontro de Estudos em Estratégia da ANPAD (desde 2003) – Divisão ESO.
  • EnAPG – Encontro de Administração Pública da ANPAD (desde 2004) – Divisão APB
  • EMA – Encontro de Marketing da ANPAD (desde 2004) – Divisão MKT.
  • SITE – Simpósio de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da ANPAD (desde 2006 pela ANPAD) – Divisão ITE.
  • EnADI – Encontro de Administração da Informação da ANPAD (desde 2007) – Divisão ADI.
  • EnEPQ – Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD (desde 2007) – Divisão EPQ.
  • EnGPR – Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD (desde 2007) – Divisão GPR.
  • SIMPOI – Simpósio de Administração da Produção Logística e Operações Internacionais (desde 2022 pela ANPAD) – Divisão GOL.

 

Ir para o site

O Teste ANPAD foi criado em 1987 como um teste de proficiência de abrangência nacional com o objetivo de homogeneizar o processo de seleção de estudantes para programas de pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins em todo o Brasil.

O Teste também pode ser utilizado por outras instituições e organizações interessadas em aprimorar a seleção de pessoas, como universidades, centros de pesquisa privados e corporações.

O exame mensura o desempenho dos participantes na resolução de problemas linguísticos e interpretativos nas línguas portuguesa e inglesa, bem como problemas lógicos/matemáticos e analíticos/argumentativos, independentemente de sua formação em nível de graduação.

Os interessados podem realizar o Teste ANPAD quantas vezes desejarem. Seus resultados são válidos por até 2 (dois) anos. Contudo, cada instituição tem autonomia para definir, dentro desse prazo, os resultados da(s) edição(ões) que deseja utilizar.

Mais informações podem ser encontradas no nosso site, no link abaixo.

 

Ir para o site