Como o marketing pode gerar mais valor para organizações

Gestão das Organizações
| 12 ago 2022

As mídias sociais configuram um importante canal de comunicação e marketing para as organizações na atualidade. Focar nesses canais é prioridade para milhares de gestores da área, principalmente porque pesquisas mostram que um bom engajamento através desses canais é capaz de trazer bons resultados de venda para o negócio.

Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostrou que o “conteúdo de personalidade”, ou seja, o conteúdo feito para se adequar a determinada marca gera um alto engajamento nas redes sociais para a empresa e na medida que ocorre um maior engajamento os algoritmos impulsionarão ainda mais aquele conteúdo, e por consequência haverá uma maior entrega deste conteúdo para os potenciais consumidores.

O estudo também enfatiza a importância que dados como esse representam para área de marketing, pois com eles é possível entender o comportamento dos consumidores, mas os pesquisadores também deixam claro que para melhor aproveitá-los é necessário fornecer um bom treinamento para quem for lidar com essas métricas.

Gestores e líderes que ocupam essa posição estratégica em marketing possuem um papel fundamental para gerar valor na marca e é pensando nisso que Janet Balis, líder consultora na multinacional EY’s e Orientadora na Harvard Business School Digital Initiative, escreveu para a revista Harvard Business Review sobre cinco principais pontos que os líderes devem se atentar para a criação de valor através do marketing no artigo “5 Ways Marketing Leaders Can Drive More Value in 2022”.

São eles:

  • Marketing gera altas receitas para a empresa,
  • Domínio legítimo do marketing,
  • Transformação digital é indispensável,
  • Inovação é essencial,
  • Dados são importantes, mas a criatividade não deve ser negligenciada.

A velocidade com que as decisões precisam ser tomadas dentro da área de marketing aumenta cada vez mais, sendo também multivariável, conectada e complexa. Aqueles líderes que desenvolverem esses cinco pontos de forma estratégica transformarão suas empresas e desbloquearão novos níveis de criação de valor.

Por fim, Balis também explica que os líderes devem se preocupar em assumir riscos e se diferenciar. Conciliar a criatividade e dados/tecnologia é um exemplo de risco que pode trazer resultados significativos para a empresa.

O estudo completo da revista está disponível aqui para você conferir o conteúdo na íntegra.

Para acessar a pesquisa da Universidade de Standford visite o site.