Argentina enfrenta saída em massa de empresas: crise mundial ou má gestão?

Acontecendo no Exterior
| 05 ago 2022

A empresa que decide encerrar suas operações em determinada cidade, estado ou país ela não leva consigo apenas o produto vendido ou serviço prestado, mas leva também o emprego de milhares de pessoas, além de impactar diretamente a economia em diferentes níveis e setores. A saída de uma única empresa já causa impactos avassaladores, quando isso acontece em massa e simultaneamente em um determinado local é um forte indicativo de que alguma crise está por trás.

É o caso da Argentina, como mostra a notícia da BBC “Ford: por que Argentina reteve a montadora, mas enfrenta saída de empresas estrangeiras como Brasil”, que viu multinacionais como o grupo chileno de varejo Falabella, a rede de supermercados Walmart, as companhias aéreas Latam, Qatar, Emirates, Norwegian e Air New Zealand, Basf, dentre outras multinacionais; assim como muitas empresas pequenas encerrando suas atividades no país nos últimos anos.

Pandemia de Corona Vírus, quarentena, alta do dólar e algumas medidas do governo foram alguns dos muitos fatores que contribuíram para esse cenário e para o agravamento da crise que o país já vinha enfrentando desde 2017, e com isso muitos empresários não viram outra solução se não a retirada e o fechamento das atividades das suas empresas por lá.

Agora, mais do que nunca, o governo argentino precisa encontrar soluções para estabilizar sua moeda e promover iniciativas que recuperem a economia e tornem o país atrativo novamente para os investimentos privados.

Todos os países enfrentaram a pandemia, mas de um lado temos a Argentina com 51% de inflação no ano de 2021, enquanto a inflação na Bolívia não chegou a 5% no mesmo período, como é citado no report da BBC, mostrando a mesma situação, porém diferentes graus de impacto em países diferentes.

É certo que ninguém pode prever a pandemia de COVID-19, mas após enfrentá-la até hoje ficou evidente a necessidade de repensar a forma como gerimos negócios, principalmente a forma como enfrentamos e administramos crises tanto na inciativa privada como nos órgãos públicos e instituições. Afinal, uma boa gestão é capaz de minimizar problemas e encontrar melhores soluções.